Jornalista Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 20 de fevereiro de 2026
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Estive visitando alguns sítios de Nova Olinda e aproveitei para conferir a safra da seriguela. Como diz no linguajar popular “os pés tudo carregado”, a fruta bem vermelhinha, madura. Lembrei que quando criança a gente colhia o fruto “de vez” e deixávamos em um local até amadurecer completamente. Nesse estágio da fruta muitas pessoas tem o hábito de comer a “de vez” com sal.
A seriguela é uma fruta tropical deliciosa, rica em cálcio, ferro e vitamina C, conhecida por sua casca fina vermelha-amarelada e sabor doce. Nativa da América Central, adaptou-se perfeitamente ao Nordeste brasileiro, sendo parente do caju e do cajá, com safra principal entre dezembro e março.
A seriguela é resistente à seca e se adapta facilmente a climas quentes e semiáridos, sendo uma excelente opção para agricultura familiar. Para plantar, a melhor forma é por meio de estaquia (ramos) de 30 a 50 cm de comprimento, plantados diretamente no solo ou em vasos com pelo menos 50 cm de profundidade. Utilize terra fértil, esterco curtido e boa drenagem, mantendo a umidade no primeiro ano. A planta adora sol pleno e pode frutificar em 2-4 anos.
Sua casca é comestível e rica em fibras, auxiliando na saciedade. Além disso, a farinha do caroço da seriguela pode ser utilizada no desenvolvimento de alimentos, destacando-se o uso integral da fruta. No consumo in natura, é muito usada em sorvetes, geleias, doces, sucos e licores. Na medicina popular, é usada para auxiliar na febre e disenteria, enquanto suas folhas podem ter potencial fitoterápico, sendo usadas como chás.
E você já provou a
farinha da seriguela, um sorvete, a geleia, um doce, um suco, o chá ou um
licor? – Eu já provei o fruto, comi do doce, bebi do suco e do chá!












0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!