Jornalista
Lucélia Muniz
Ubuntu
Notícias, 03 de julho de 2025
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @nicolauneto_
Com Informações do Blog Negro Nicolau
Em setembro do ano em curso, o município de Altaneira, no cariri cearense, será sede do Seminário que discutirá a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia no 8º e 9º ano do ensino fundamental. A ideia parte de Nicolau Neto, professor de História na rede estadual de ensino do Ceará e editor do Blog Negro Nicolau, e visa discutir junto aos poderes executivo e legislativo de Altaneira, bem como os profissionais formados em Ciências Sociais do município e de localidades vizinhas, como Nova Olinda e Santana do Cariri, a necessidade de se incluir essas duas disciplinas no ensino fundamental II, além de buscar juntar forças para uma audiência pública a nível estadual.
Nicolau Neto, destaca que:
Ter contato com essas duas disciplinas já nessa fase do fundamental é crucial, pois contribui para ampliar o desenvolvimento do pensamento crítico, além de corroborar para o desabrochar do estudante pesquisador. É preciso destacar ainda o quanto elas são importantes no estabelecimento de relações com as demais áreas do conhecimento. O estudante precisa ler, mas é preciso contextualizar. Aquele e aquela que consegue ir além de simples leitura, dando um sentido de causa e efeito, consegue chegar ao ensino médio com praticamente todas as habilidades necessárias desenvolvidas. E isso se consegue com História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Nesta última, por exemplo, se trabalha muito com dados estatísticos, o que pode ser uma parceira da Matemática, por exemplo.
“Mas o fator preponderante desse debate é que elas são, junto à História e a Geografia, disciplinas por essências investigativas, questionadoras, críticas. E isso vem se perdendo ao longo da vida estudantil. É preciso, pois, ser incentivado. Estudante que pensa, não aceita tudo pronto. Estudante que pensa, lê e escreve melhor. Precisamos de estudantes com senso crítico aguçado e dar passos mais largos para termos escolas menos tecnicistas e mais humanistas”, ressalta o professor Nicolau Neto.
Foi conversado com o presidente da Câmara de Altaneira, o professor Deza Soares (PT) que além de confirmar participação, cedeu o auditório do legislativo municipal para a realização do evento que ocorrerá em 18 de setembro a partir das 8h00 da manhã. Quem também confirmou participação foi o secretário municipal de educação, o professor Adeilton Silva.
O seminário buscará fortalecer ainda o que está exposto no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae), defendendo a implementação progressiva de destas disciplinas nos anos finais do ensino fundamental e que será um suporte para o Ministério da Educação (MEC) elaborar o Projeto de Lei do próximo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.
Convidados(as)
Francisco
Silva, doutor em Filosofia e professor adjunto do curso de Filosofia da
Universidade Federal do Cariri (UFCA);
Maria
Raiane, mestra em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
e professora de Sociologia;
Messias
Oliveira, professor especialista de Filosofia da EEMTI Padre Luís
Filgueiras.
Aline
Alves, professora de Sociologia da EEMTI Menezes Pimentel.
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!