25/03/2024

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em Nova Olinda-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 25 de março de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @veracordeiro7

Fotografia @agenciaclick__

Na tarde da quinta-feira (21), Tia Vera e mães atípicas, crianças, jovens e adultos Down celebraram o Dia Internacional da Síndrome de Down com a Professora Vera Cordeiro no Dalla’s Cariri. Vera Cordeiro mais conhecida como Tia Vera, faz deste momento um encontro festivo com mimos, músicas e acolhimento para as crianças, jovens e adultos Down.

Vera Cordeiro é também referência por seu trabalho dedicado a causa, pelas visitas aos familiares e acompanhamento da pessoa com Síndrome de Down em Nova Olinda. Ela fez a abertura do evento dando as boas-vindas aos presentes. “Queridos pais e queridas mães de pessoas com Síndrome de Down, sejam todos bem-vindos a esse evento que faz um dia marcante na história do nosso município”, ressaltou.

Durante o evento, a mesma ainda enfatizou que chega de estereótipos e abaixo o capacitismo Down especial. “Eu não sou doente e nem especial. Eu sou humano. E tenho o simples dom de tornar tudo que está ao meu redor em único, ímpar e especial”, destaca a professora Vera Cordeiro.

Por muitos anos essa frase se tornou o carro chefe das campanhas de conscientização sobre a Síndrome de Down. Baseado nessa máxima, a Professora Vera Cordeiro de Santana Teles desenvolveu o projeto que vem sendo realizado desde o ano de 2016 até a presente data. Esta promove um evento em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março, integrando a pessoa com Síndrome de Down, bem como os seus responsáveis.

Os presentes ainda puderam conferir a atração artística com a presença do palhaço Josemar que veio para enaltecer o evento com brincadeiras, danças e pintura facial, foi uma tarde proveitosa.

Neste ano, a bandeira é “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”. “Especial é ter o privilégio de conviver com as diferenças e respeitá-las. E aprender um método próprio e alternativo de comunicação”, conclui Tia Vera.

A solenidade contou com a parceria do Mestre Espedito Seleiro, empresário e artesão na arte do couro; do Empresário Cícero Gatim; de Cícero do Assaré, cantor e empresário da Gráfica BS1; e também tem o apoio do Portal de Comunicação Ubuntu Notícias. Na ocasião eu não estive presente por se tratar de um horário de trabalho na escola Padre Luís Filgueiras, mas justifiquei a minha ausência e agradeci pelo convite.

Aproveito para desejar a todos, coragem para seguir adiante defendendo a causa da pessoa com Síndrome de Down e deixo aqui o meu respeito e abraço afetuoso. Lucélia Muniz

Um comentário:

  1. Externo os meus agradecimentos a esse canal de comunicação e informações, a favor dessa causa tão nobre, que é o dia 21 de Março, onde comemoramos com afinco, essa data tão significativa! Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!