13/02/2024

Conhecendo a planta Moringa Oleífera com o Consultor Agrícola Wilker Matos | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 13 de fevereiro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @moringaproducoes

Na manhã desta terça-feira (13), estive no Sítio Pedra Branca em Nova Olinda com acesso através da CE-166 que liga o munícipio de Santana do Cariri ao município de Nova Olinda. Fui para fazer umas fotografias e conhecer sobre a planta Moringa Oleífera. Quanto mais estudo sobre a Moringa vejo que ainda se tem muito a aprender devido a diversidade de suas propriedades medicinais.

Wilker Halan Araujo Matos – é especialista em Moringa Oleífera e como Consultor Agrícola atua nas áreas da Homeopatia e Agrohomeopatia. Contato (88) 9 9711-0794 (WhatsApp).

Eu o acompanhei no terreno onde este cultiva diversas plantas com propriedades medicinais, mas vou focar aqui no caso específico da Moringa Oleífera. Fizemos uma verdadeira trilha e fui conhecendo muitas plantas. A manhã estava nublada e acabou por chover, mas fomos conversando e eu fazendo alguns registros fotográficos.

A Moringa Oleífera é originária da Índia adaptando-se facilmente as condições climáticas de nosso semiárido. Após Wilker dá uma palestra na escola onde trabalho e nos conceder algumas sementes para o plantio em um canteiro de plantas medicinais, fiquei curiosa sobre o uso da referida planta.

Já o entrevistei no Ubuntu TV e ele me presenteou com um livro sobre a Moringa Oleífera que dada as suas propriedades é conhecida também como árvore da vida ou árvore da sustentabilidade. Vamos há alguns aspectos que aprendi esta manhã.

A semente pode ser plantada manualmente, não sendo preciso a retirada da película que a envolve ou plantada mecanicamente após a retirada desta película. A árvore vai sendo podada e desta poda brotam novos galhos com folhas e flores que dão origem a uma vagem grande onde se encontram as sementes, tendo produção ao longo de todo o ano.

As folhas podem ser consumidas in natura e hoje pela primeira vez provei do sabor desta, sendo muito palatável e ao mastigar dá pra sentir um gostinho de amendoim. As folhas podem ser usadas para chás, sucos e nas saladas. Este ainda destacou que após trituradas, as folhas podem ser usadas como ração bovina, na forma de silagem, pode substituir a soja.

O caule pode ser plantado por estaquia, podendo funcionar como cerca verde. Até mesmo dos galhos, uma parte arroxeada da planta, dá para serem extraídas substâncias medicinais. Outra informação muito importante para mim foi a resistência desta planta as nossas condições climáticas e sua florada que se dá ao longo de todo o ano entra como uma forte aliada para as abelhas.

“A rusticidade e a resiliência, são adjetivos que caracterizam a planta Moringa Oleífera no Nordeste Brasileiro. Mesmo em condições de extrema escassez hídrica, a planta mostra sua soberania. Fato esse a Moringa é uma planta que possui um fito hormônio por nome zeatina, presente na Moringa 1200 vezes mais que qualquer outro vegetal da face da Terra, promovendo a rebrota em tempo recorde”, ressalta Wilker.

Da semente desta é possível extrair um óleo que também tem propriedades medicinais. “O uso e o consumo da Moringa Oleífera, proporciona benefícios a saúde de quem as consome, condicionando como uma excelente aliada ao tratamento de enfermidades e patologias”, destaca Wilker.  

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!