22/01/2024

Discentes do CETI Francisca Pereira de Sousa Morais são destaques na Redação do ENEM 2023 | FRONTEIRAS-PI

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 22 de janeiro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

@cetichicapereira

Na terça-feira (16), foi divulgado o aguardado resultado do ENEM 2023. Cada participante pôde consultar suas notas utilizando o login e senha do participante no site do mec. Nesse exame, a Redação é uma das provas cujo resultado é aguardado ansiosamente pelos estudantes egressos do ensino médio e candidatos a ingressarem no ensino superior através do SISU e/ou PROUNI. No ano 2023, a proposta de produção textual abordou como temática “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

No CETI Francisca Pereira de Sousa Morais, escola estadual com ensino médio em tempo integral, os estudantes com notas destaques na Redação foram: Lívia Bezerra, 980 pontos; Murilo Souza, 920 pontos; Joelma Maria, 900 pontos; Vitória Patrícia, 880 pontos; Aline Kelly, 860 pontos; Diego Henrique, 860 pontos; Gabriela Pereira, 800 pontos; Ludmila Lacerda, 800 pontos; Thalia Sabrynna, 780 pontos; Patrícia Vera, 720 pontos;  Natanael Andrade, 720 pontos; e Guilherme Gomes, 700 pontos.

A discente Lívia Bezerra, que conseguiu 980 pontos na sua produção textual, destacou as estratégias relevantes para aquisição de um ótimo resultado na Redação. “O que me ajudou bastante, foi saber que é muito importante ter uma noção dos principais tópicos da redação e memorizar repertório, principalmente, os conectivos!”, ressaltou Lívia.

Murilo Souza, outro discente com nota em destaque, que tirou 920 pontos na redação, evidenciou a compreensão da estrutura da produção textual solicitada. “Eu acho que hoje em dia a redação é um modelo e uma estrutura sintática bem desenvolvida. Esse é o segredo! Estou muito feliz pelo meu resultado e pretendo cursar Matemática na UFPI”, concluiu. 

O docente de língua portuguesa e redação, Raonix Sousa, destacou a relevância das “aulas diversificadas com foco na aquisição de repertório para a produção textual: leitura, escrita e reescrita e orientações com foco no modelo ENEM.” Além disso, ressaltou que o resultado “poderia ter sido melhor, se o trabalho fosse alinhado por área”; mencionou a necessidade do engajamento de “todos os profissionais, de fato, com foco no ENEM”. Salientou a parceria daqueles “que abraçaram a ideia, confiaram no método e que foram favoráveis aos resultados e viram que é possível. Apesar da falta de estrutura e das condições precárias do ensino em tempo integral, alguns resultados fazem a gente perceber que o caminho é esse”, enfatizou o professor.

Os estudantes destaques receberam as congratulações e o desejo de sucesso pelos colegas, professores, coordenação pedagógica e gestão escolar da instituição de ensino.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!