19/01/2024

Conversa com o estudante João Vitor nota 980 na Redação do ENEM 2023 | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de janeiro de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @joaogonch

A tarde desta sexta-feira (19), foi dedicada dentre outros compromissos, a uma visita aos dois estudantes de escola pública, nota 980 na Redação do ENEM 2023 aqui do município de Nova Olinda. O ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio é uma porta rumo a Universidade, e o ano passado o tema da tão esperada Redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Vamos começar esta conversa com o estudante João Vitor Gonçalves de Sousa, 18 anos, que concluiu o Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE. Este é filho da agricultora Eridan Gonçalves Pedralino e do pedreiro Cláudio Sousa de Oliveira. João Vitor sempre estudou em escola pública e conversamos como este encarou os desafios da Redação do ENEM 2023.

Este me disse que desde criança sempre gostou de ler, mas foi durante o ensino médio que intensificou a leitura, seguindo as indicações da professora de redação. Atualmente ele está lendo a obra 1984, clássico de George Orwell.

Para fortalecer seus argumentos durante a elaboração da redação este citou alguns autores. “Quando eu li o tema da redação, eu já pensei em Carolina Maria de Jesus autora de Quarto de despejo”, destaca. Ele ainda citou José Saramago da obra Ensaio sobre a cegueira e se baseou também no pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu.

João Vitor residia com sua família no Distrito de Anjinhos em Santana do Cariri, onde viveu toda a infância, e sua família mudou-se para Nova Olinda visando melhores oportunidades para a educação dos filhos dado a dificuldade destes para se deslocarem do distrito onde moravam para cursar o ensino médio. Este ainda ressalta a importância da sua mãe, da avó e de uma tia no incentivo a sua formação.

Eu ainda solicitei do mesmo uma mensagem para os estudantes que ingressam no ensino médio este ano e que irão fazer o ENEM 2024. “Ouçam os professores, eles estão ali porque eles sabem o que estão fazendo, tem pessoas incríveis e se não tivesse tido a oportunidade de estudar em escola pública, eu tenho certeza de que eu não teria aprendido o quanto eu aprendi na Escola Padre Luís Filgueiras”, ressalta João Vitor.

Ele destaca que para além da estrutura da escola lá estão profissionais adequados no ambiente escolar para dar aula. “Uma Alvany, por exemplo, a gente vive brincando, é Deus no céu e Alvany na terra para Redação, porque o que tá na cabeça daquela mulher é muito além do que a gente poderia encontrar em qualquer outro lugar”, destaca.

Sobre o aprendizado este faz mais algumas ressalvas. “É muita coisa que a gente realmente tem que escutar, porque infelizmente é o que sobra para a gente... para a gente que está na raspa do tacho é tentar escutar alguma coisa. Se a gente se dá esta oportunidade de escutar, a gente consegue ir longe”, disse João Vitor.

O mesmo passou no vestibular da Universidade Regional do Cariri-URCA para cursar Direito e já está matriculado. Perguntei se este tem mais algum curso como preferência ou se pretende se dedicar a área jurídica. João Vitor se identifica também com Relações Internacionais, cursos ligados a diplomacia. Para além destas habilidades, ainda é artista e se dedica ao Teatro participando de um grupo em Nova Olinda.

 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!