05/12/2023

Professora e Escritora Luciana França é homenageada no I Chá Literário da Escola Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 05 de dezembro de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @peluis_plf

Através da Eletiva Mulheres que Inspiram nas Ciências foi feito uma justa homenagem a Professora e Escritora Luciana França, pela sua contribuição com a eletiva. Na ocasião esta foi convidada a receber um certificado em reconhecimento ao seu trabalho de promoção da Literatura Regional. A estudante Clarice da 3ª Série do Ensino Médio, turma A, fez leitura da biografia da homenageada que você pode conferir a seguir:

Luciana Muniz da França nasceu no município de Nova Olinda-Ceará, em 1972. É professora da Rede Pública Estadual do Ceará, assumindo a docência desde 1990. Graduada em Letras, bacharelanda em Biblioteconomia e Terapia Ocupacional. Especialista em Língua Portuguesa; Gestão Escolar; Gestão da Educação Pública; e, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Organizacional. Acadêmica fundadora da Cadeira 17, na Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE. Mãe atípica (TEA), membro da AFAE-Associação das Famílias e Amigos dos Especiais.

Como escritora participou das seguintes publicações coletivas:

Língua Oral do Cariri, Transcrições do Corpus, PROFALA, 2007;

Círculos de Leitura: a arte do encontro, Recriar Editorial, 2018;

Patronos II, HB Gráfica, 2020;

Entre Linhas, Lura Editorial, 2022;

Antologia Poética Poesia Livre 2022, Vivara Editora;

Antologia Poética: Sarau Brasil 2022, Vivara Editora;

Coletânea Imortais V, Editora Alternativa, 2022;

Coletânea Cultura, Editora Alternativa, 2022;

Revista Acadêmica do Cariri Oeste, nº 01, 2023.

A Professora e Escritora Luciana França cursou o Ensino Médio na EEMTI Padre Luís Filgueiras onde também foi professora e seu filho frequenta a turma do AEE da referida instituição de ensino. Mãe atípica (TEA), atualmente Luciana França é Professora regente da Biblioteca da EEEP Wellington Belém de Figueiredo; Confreira/Cadeira 17 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE.

“A Acadêmica Luciana França é ocupante da Cadeira 17 e a partir desta tem defendido a cultura e a literatura do Cariri Oeste”, destacou Dr Adriano Sousa, Presidente da ALB/Seccional Araripe-CE.

Esta participou do I Chá Literário dos Multiplicadores do Programa Círculos de Leitura promovido pelos professores da Área de Linguagens da Escola Padre Luís Filgueiras, realizado no Centro de Multimeios. Na ocasião os estudantes estudaram sua poesia intitulada “O catador de pensamentos”, e esta doou 06 livros com suas publicações para o acervo da Biblioteca da PLF e ainda sorteou 03 livros para os estudantes. Ao final da roda de leitura os presentes puderam saborear o chá desta primeira edição do Chá Literário.

“Cumprimento a Imortal, Luciana França e organizadores da feliz e profícua iniciativa do Chá Literário da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda”, disse o Dr Mário Carabajal, Presidente Global da Academia de Letras do Brasil.

Através de uma carta, a Professora e Escritora Luciana França, agradeceu a acolhida, apoio e atenção. Ressaltou que receber o certificado de contribuição na promoção da Literatura Regional teve um sentido muito especial. “...quando enveredamos pela valorização da literatura local descobrimos a riqueza que possuímos. E, ter o trabalho de expansão, descoberta e estudo dessa literatura reconhecido é muito gratificante”, pontuou.

“Em relação ao I Chá Literário confesso que foi um dos maiores reconhecimentos como escritora já recebido. A escrita flui, mas sempre fica a dúvida a respeito do leitor: “Quais pensamentos foram pensados a partir do que escrevi?” No campo da escrita não é todos os dias que acontece a oportunidade de compartilhar nossas produções lado a lado, interagindo com o leitor”, enfatizou a Professora e Escritora Luciana França.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!