02/09/2023

Relato do Professor Cícero Wellio da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE sobre sua formação

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de setembro de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @cicero_wellio__

Na Trilha Integrada de Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Eixo Processos Criativos - Protagonismo e tecnologia na UC48 - Protagonismo e tecnologia, solicitei aos estudantes do 2º ano C, da modalidade Ensino Médio em Tempo Integral, uma entrevista com um ex-aluno da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE, instituição onde estes estudam.

Os estudantes Erik Henrilly Rodriguês e Van Italo Simão Viana, escolheram entrevistar o Professor Cícero Wellio que atualmente é Professor na EEMTI Padre Luís Filgueiras onde concluiu seu Ensino Médio. O referido professor é graduado em Geografia e tem especialização em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri- URCA.

Os recursos a serem utilizados pelos estudantes para realizarem a entrevista podia ser vídeo, áudio ou texto e os mesmos deveriam partilhar o resultado e descrever como foi a experiência.

A seguir vamos conhecer a entrevista realizada em áudio com o Professor Wellio e descrita nesta matéria:

- Erik: Estamos aqui na Padre Luís Filgueiras com Cícero Wellio, atualmente sendo professor daqui... Bom Wellio, como foi o seu período aqui na EEMTI Padre Luís Filgueiras?

- Wellio: Bom, o meu período de estudar aqui na Padre Luís Filgueiras que agora é EEMTI, escola em tempo integral, foi de 2009 a 2011. Fiz o 1º, o 2º e 3º ano do Ensino Médio aqui... não era tantas disciplinas como agora, atualmente, a rotina era diferente, totalmente diferente. E a estrutura física como tem hoje, atualmente, mais avançada com internet, na época, até mesmo a questão de ar condicionado na sala era raro. Era janela, um ar com ventilador por exemplo, ou o ar mesmo que entrava circulando nas salas. Então, era totalmente diferente do que a gente tem como estrutura hoje. O ensino, eu digo que, porque assim, os profissionais que tinham naquela época, a maioria permanece... são profissionais renomados, de qualidade, ofertam assim, uma mão de obra de ensinar, de promover a formação integral dos alunos daqui da escola... então, eu acredito que este trabalho se intensificou mais, aja visto que muitos professores da época, e atualmente ainda permanecem, buscaram se aprimorar num Mestrado, numa Especialização, num Doutorado... que a gente já tem na escola uma doutora. Então é essa minha visão! Em relação ao meu ingresso na universidade foi no período de 2013. E aí pra mim ingressar eu fiz o Pré-Vest que era aqui na escola mesmo, que era o Projeto Rumo à Universidade que hoje ainda tem só que de outra nuance, por exemplo, os alunos de 3º ano, eles vão pra universidade pra visitar as instalações, pra ter um contato... não tão a fundo como era... vivenciar a universidade é diferente, mas este contato que eles têm já é uma forma de chamar a atenção deles, de como é a universidade mesmo. E depois que eu ingressei na universidade, realmente o leque de possibilidades de sua visão se estende mais... você tem, por exemplo, antes de você entrar sua visão é muito limitada, depois que você entra, então esse leque de possibilidades é alargado. Você tem contato com outras pessoas, de outras localidades, de outras vivências. Então, sua visão vai sendo aprimorada em todos os quesitos, vamos assim por dizer. Então, para mim foi uma forma crucial na minha vida entrar na universidade, aja visto que pra mim, já tinha tentado o ENEM na época e na minha primeira tentativa de vestibular eu já ingressei na universidade.

- Erik: Como foi o seu período de formatura na universidade?

- Wellio: Meu período de formatura, porque você ingressar na universidade pública, você enfrenta tanto a questão de que, você entrar, mas se manter lá dentro, por conta que, tem período que você vai no contra turno, por exemplo. Então, para o aluno que trabalha é bem dependioso. Você vai ter que se dedicar, porque é você por você mesmo! Não vai ter alguém chamando sua atenção, por exemplo, numa escola tem uma diretora, um professor, tem uma coordenação, tem os pais, mas na universidade não vai ter ninguém pra lhe chamar a atenção. É você por você! Você entrou, então você vai ter que ter uma maneira de sai de lá com um diploma ou sair sem ser formado. Mas, meu período de formatura foi em 2017 e aí você realmente chega no final do curso e vê que a ficha não caiu ainda... você passa 04 anos na universidade e eu digo assim, quem tá em universidade pública, você enfrenta a questão de que vai enfrentar greve, você pode se estender mais neste período de 04 anos para 05 ou 06, dependendo... e pra mim eu entrei e em 04 anos e eu quis concluir realmente! Eu nunca reprovei em nenhuma disciplina, nem tive atraso na minha grade de matricula... só o atraso mesmo, foi tipo de um mês, dois ou três, dependendo, porque eu enfrentei no meu período de graduação, enfrentei 05 greves, aí atrasou um pouco, porque era pra mim concluir em 2016. Conclui em 2017.2 e assim que a gente já tava finalizando, minha mesma turma de graduação já montou a de especialização... aí foi tipo entrando no último semestre e já iniciando a pós-graduação aos finais de semana, porque a gente já estava pensando num mercado de trabalho. E assim que a gente concluiu a pós-graduação, a formatura foi em agosto de 2017... foi dia 17 de agosto de 2017. Que inclusive semana passada eu estava me recordando... E quando eu terminei minha especialização já ingressei no mercado de trabalho que minha experiência foi de um mês de trabalho e eu ingressei aqui na Padre Luís em 2019 pra tirar uma licença e até hoje estou...

- Erik: Então você descreveria a sua experiência tanto aqui como na universidade como sendo boa?

- Wellio: Sim. De qualquer forma, o estudo para mim e para qualquer outra pessoa, na minha visão, o estudo é um aporte de extrema importância na vida da pessoa, por exemplo, pra você tanto transformar sua realidade, a Educação permite isso, então a pessoa só tem a ganhar. A minha experiência de vida, por exemplo, em educação e estudos, eu só tenho pontos positivos e não tenho do que reclamar.

- Erik: Obrigado pela sua participação!

Com um áudio de 6min4s, os estudantes Erik e Van Italo nos proporcionaram conhecer um pouco da trajetória educacional do Professor Wellio. Os parabenizo pela realização deste trabalho e ao professor pela disponibilidade em contribuir com a sua história!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!