27/09/2023

Cultura e Anticultura Por Mário Carabajal | BRASIL

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de setembro de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Mário Carabajal - Professor Federal; Especialista em Pesquisa Científica; Mestre em Relações Internacionais; Doutor em Ciências Educacionais; Pós-Doutor em Filosofia; 24 livros publicados; Presidente da Academia de Letras do Brasil 'Da Ordem de Platão'

Encantado com a Motivadora Poesia 'A Cor do Seu Dia' de autoria de Valdenia Belizario, de Nova Olinda-CE! Publicada pelo Ubuntu Notícias!

'A Cor de Seus Dia' cumpre e atende os mais sublimes quesitos do fazer poético.

A priori, o efetivo objeto da poesia, não se encontra na impecável utilização de métricas poéticas de absoluta construção verbo-gramaticais. Sendo a mensagem, isto sim, o elemento fundamental de um poema. Fazendo-se superior a exata sílaba métrica ou poética. Ainda que esta unidade 'sílaba poética' responda por um maior ou menor brilho e arte   literário. Contudo o brilho subjuga-se à grandeza de uma mensagem de maior ou menor resolução de problematizações humanas de conteúdo lítero-culturais, lítero-terapêuticos, lítero-educacionais... Científicos, humanos... De proposições de exaltação à natureza, amor, história, motivações... Fazer poesia significa, oferecer elementos resultantes de bases filosóficas, observacionais, emocionais, científicas, populares e naturais, de forma agradável e artística, com rimas e elegância à evolução humana, social, política... 

Existem, no entanto, aqueles que se propõem engessar o que de mais livre e natural resulta na expressão dos puros interiores do poeta/poetisa.

A poesia não se resume em versos isométricos, de medida única ou heterométricos, de distintas métricas em um mesmo poema. Sobretudo, os mais belos poemas se compõem de expressões que nascem espontaneamente no livre e liberto exercício de ensaios, erros e acertos, em tentativas reflexivas do poeta/poetisa, buscando, não em regras - mas, em seu interior, palavras para manifestar o que sente em suas máximas de proposições em elos formados por palavras que se combinam, para clarificar, isto sim, uma mensagem de grande importância revelativa, educativa, humana... Os versos livres, de poetas/poetisas libertos, não possuem 'ordem métrica'. Possuem ritmo, extrema sensibilidade e mensagem. O que pode também conter os poemas de rígidas regras métricas.

Existem composições musicais de rígidas métricas poéticas, extremamente nocivos à vida, contraeducacionais e anticulturais, os quais induzem os seres a buscarem soluções para os seus problemas em bebidas, drogas... Arrastando jovens, fãs e seguidores, a um Mundo de dificílimas reversões. Tudo o que interessa a estas pseudo-celebridades de pseudo-versos e falsas artes, encontra-se em seus interesses econômicos e de fama, sem se importarem com os descaminhos e as desgraçadas vidas para as quais conduzem os seus pobres e desavisados admiradores.

Ao contrário, 'A Cor de Seu Dia' da poetisa Valdenia Belizario, orienta, esclarece, motiva e conduz o ser a um fazer e posicionar-se, psicossugestivamente, de forma auto-indutiva, por alo-indução, de pressupostos na mensagem da autora, de forma pró-ativa  motivacionalmente estimulada à resolução das problematizações, adversidades e intercorrências, naturais do existir.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!