Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 23 de setembro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @olhosabertosof
Fotografia - Rayssa
Pereira Gonçalves (estagiária do Curso Técnico em Agronegócio)
Na sexta-feira (22), recebi junto com os estudantes da Unidade Curricular Eletiva “Mulheres que Inspiram nas Ciências”, as componentes do Projeto Olhos Abertos - Maria Sara Alves de Lima, Estudante e Vitória Ribeiro Silvestre, Fisioterapeuta. Estas nos oportunizaram uma Palestra sobre a relação entre o Setembro Amarelo e a violência doméstica. O momento se deu na EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda.
Um dos objetivos da referida unidade curricular é estimular o debate sobre igualdades de gênero, e daí ressalto a importância de termos alunos(as) inscritos. Ainda de acordo com os objetivos específicos – a unidade curricular visa contribuir para a promoção da equidade de gênero (ODS 5) na ciência e em outros contextos profissionais alinhadas à Agenda 2030 da ONU.
“Conforme a ONU a igualdade de gênero ainda não é uma realidade. No Brasil e no mundo mulheres e meninas ainda são excluídas de múltiplos contextos profissionais, inclusive nas ciências. Neste sentido, é fundamental que meninas e mulheres sejam estimuladas a seguirem seus sonhos e interesses para que cada vez mais se possa caminhar em busca da igualdade, de modo que possam estar onde quiserem”.
Sobre a Palestra e a contribuição do
tema na Unidade Curricular Eletiva “Mulheres que Inspiram nas Ciências”
As nossas palestrantes convidadas começaram a abordar como o assunto Setembro Amarelo e a violência doméstica estão interligados. Na ocasião, estas falaram sobre ansiedade, síndrome do pânico e depressão, principalmente da incidência de casos durante a pandemia do Covid-19.
“Uma mulher vulnerável que passa por uma relação marcada pela violência tem sua saúde mental despedaçada, fragilizada, (...)”. [Trecho ressaltado na palestra]
E ainda complementaram – “retirar mulheres de situação de violência acarretará numa redução do índice de suicídios como um todo”.
A partir de dados de pesquisas, as palestrantes Sara e Vitória, destacaram fatores nos casos de suicídio entre mulheres, a faixa etária destas, e sobre o comportamento suicida.
Foi ressaltado a importância de se buscar ajuda e os centros para acolhimento destas pessoas. A palestra foi bem dinâmica e participei contribuindo sobre a importância da igualdade de gênero, conversamos sobre algumas leis de proteção às mulheres e de como os homens podem e devem contribuir para um contexto de respeito e de construção de relações baseadas na igualdade de gênero.
Um detalhe que chamou a atenção foi de como os nossos meninos se sentiram à vontade para contribuir e mostrar que fazem a diferença em seus lares. Nossos estudantes avaliaram a palestra como um momento significativo e interessante.
E para testar os nossos conhecimentos sobre o tema abordado, as palestrantes, fizeram perguntas no Kahoot e entramos neste jogo para mostrar o que tínhamos aprendido. Teve premiação e ao término da palestra estas distribuíram chocolates.
Aproveito para agradecer a
Advogada Ana Valéria por intermediar a comunicação e aceitar o nosso convite.
Gratidão a Sara e a Vitória por este momento de fala, escuta e participação!
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!