19/06/2023

Solenidade de premiação da I OLIMPÍADA CARIRIENSE DE HISTÓRIA, ARTES E METODOLOGIAS EDUCACIONAIS-OCHARME DO CARIRI | JUAZEIRO DO NORTE-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 19 de junho de 2023

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @ocharmedocariri

Aconteceu na manhã do domingo (18), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado Ceará-IFCE, Campus Juazeiro do Norte no Auditório Kariris, a premiação da I Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais – OCHARME DO CARIRI. Na ocasião pude comparecer com o Professor Guilherme Petrola e transmitir pelo Instagram do Ubuntu Notícias às 2 horas de solenidade.

As premiações se dividiram em menção honrosa, medalhas de bronze, prata e ouro. Admirável a logística utilizada para recepcionar os professores e estudantes do ensino fundamental que realizaram a etapa final da olimpíada no sábado (17). Ainda foi ofertado troféus aos professores colaboradores da olímpiada, professores com mais equipes finalistas e secretários com município de maior número de estudantes inscritos. 

A OCHARME DO CARIRI 2023 tem foco no estímulo ao desenvolvimento sociocultural e educacional do Cariri Cearense, através do incentivo à pesquisa, ao conhecimento e à apropriação de elementos da cultura e da realidade da região Sul do Estado do Ceará, por meio da abordagem de questões de múltipla escolha, tarefas e atividades subjetivas, que visitam os costumes, os personagens, os elementos históricos, geográficos, filosóficos, literários, sociais, econômicos e ambientais do Cariri Cearense.

Nesse cenário, a OCHARME DO CARIRI, surge como uma olimpíada que busca potencializar o conhecimento e a cultura olímpica de História, além de divulgar a instituição promotora e aproximá-la dos estudantes das escolas públicas da região do Cariri Cearense em uma perspectiva inclusiva.

A olimpíada premiou os estudantes que foram organizados em dois níveis:

Nível I – SOLDADINHO do ARARIPE: estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e do EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries iniciais do Ensino Fundamental II);

Nível II - FLOR DO MAMULENGO: estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries finais do Ensino Fundamental II);

Os municípios medalhistas do Cariri Oeste foram Araripe, Nova Olinda e Campos Sales. Também subiram ao palco medalhistas dos municípios de Jati, Juazeiro do Norte e Brejo Santo.

Em nome dos professores Alyson Santos (Nova Olinda) e Henrique Silva (Araripe) parabenizo os demais professores que orientaram suas equipes de estudantes e também abrilhantaram o evento.

Ao professor Gagarin Lima, do Instituto Federal do Ceará-IFCE Campus Juazeiro do Norte, o idealizador da olimpíada, agradeço pelo convite para estar na solenidade de premiação e o parabenizo por esta iniciativa fantástica. A todos os envolvidos no processo, professores, estudantes, funcionários do IFCE, parabéns! Foi incrível!

Aos estudantes inscritos na olimpíada que esta seja a primeira de muitas experiências na jornada educacional a ser trilhada. O conhecimento enobrece e nos dá asas rumo a concretização dos nossos sonhos! Sejam protagonistas de suas histórias!

Este portal de comunicação se coloca a serviço da Educação, da Cultura, da Cidadania e das Políticas Públicas. Foi muito importante contribuir com a divulgação! Agradeço pela receptividade e reconhecimento!

2 comentários:

  1. Parabenizo em nome da E.E.F José de Araújo do munícipio de Juazeiro do Norte o grande evento da OCHARME do Cariri 2023. Foi muito aprendizado. Conseguimos colocar pela primeira vez a nossa escola da zona rural do Distrito Marrocos, a participar de Juazeiro, do qual conseguimos conquistar a medalha de prata com a equipe do 7º ano na categoria Soldadinho do Araripe e colocar a turma do 9º ano também na final na categoria Flor do Mamulengo.

    ResponderExcluir
  2. Que momento grandioso. Durante todo o evento, a emoção se fez presente, pude ver ali o futuro da nação, crianças e adolescentes engajados em uma olimpíada tão importante. Parabenizo aos envolvidos pelo projeto como também ao portal de notícias Ubuntu, na pessoa da professora, escritora, blogueira e mãe de gatos, Lucélia Muniz. Vida longa ao Ubuntu.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!