05/01/2023

10 Anos do Museu de Luiz Gonzaga de Dom Quintino | CRATO-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de janeiro de 2023

@luceliamuniz_09   @ubuntunoticias   @museu_luiz_gonzaga_dq   @pedro_feitosa_mlg

Museu Luiz Gonzaga - Dom Quintino – Ceará: Espaço Dedicado a memória do homem e da mulher nordestina

O texto que segue foi veiculado hoje no Instagram do museu na data em que se comemora 10 anos deste espaço dedicado a cultura nordestina. A seguir vocês conferem o texto na íntegra:
Há exatos 10 anos um menino chamado Pedro Lucas Feitosa que na época tinha 8 anos de idade, teve a ideia de brincar de  museu para homenagear o artista que o mesmo mais admirava, ele que é reconhecido como o Rei da cultura nordestina, o pernambucano do século Luiz Gonzaga do Nascimento!

A caminhada por essa uma década não foi nada fácil, foram anos de dificuldades e frustrações, mas um dia chegou um jovem determinado chamado Rafael Pereira que mudou o rumo do espaço completamente através das mídias sociais, apareceu também o Ronuery Rodrigues que cuidou de toda a parte de acessória de comunicação na época. É impossível não falar do museu sem falar nesses grandes.

É ótimo termos pessoas que somam nas nossas vidas, sem contar com o primordial apoio da família que sempre recebi desde o começo, quero destacar os nomes de Rosiane Feitosa (minha Tia), Antônio Feitosa (meu Pai), Salete Feitosa (minha avó) e Kaio Everton (meu primo). A gratidão por todos que nos ajudaram a construir esse projeto é enorme, infelizmente não podemos falar o nome de todos, mas sintam-se abraçados.

O tempo passou e hoje o Museu Luiz Gonzaga se tornou um dos espaços de memória mais importantes do estado o Ceará, conhecido internacionalmente através do documentário "The Boy Who Made a Museum", local de manifestações artistas, lugar de eternização não só de Luiz Gonzaga, mas também do povo do Distrito Dom Quintino.

O menino cresceu e o espaço também, mas nunca esquecemos do principal intuito do Museu: Preservar e perpetuar a memória e o imaginário do homem e da mulher nordestina.

Hoje faz-se 10 anos dessa história e eu sou muito orgulhoso e grato a tudo que aconteceu. Felicidade, persistência e gratidão é a palavra que resume essa história e como dizia o mestre Gonzaguinha "Começaria tudo outra vez se preciso fosse". Viva o Museu Luiz Gonzaga de Dom Quintino, viva a cultura!

Pedro Lucas Feitosa

@pedro_feitosa_mlg

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!