07/10/2022

Orgulho de ser Nordestina

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de outubro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__   @clarafagundes

Por Clara Fagundes/Blog de Clara

O QUE É O NORDESTE?

Mais do que um lugar geográfico, 9 estados, 53 milhões de pessoas, o Nordeste é um lugar cultural, afetivo, histórico. É essa mistura bonita de passado, futuro, cultura e resistência.

O Nordeste não é o cacto, o brega, o São João, a arte, a tecnologia, a culinária, a natureza… o Nordeste é tudo isso e muito mais.

Ter orgulho vem junto com a sorte danada de ter nascido nordestina. Cada uma lida com ele de forma diferente. Há quem fica e cria raízes, há quem vai e leva o Nordeste junto e há quem veste a bandeira de embaixadora, quem nordestiniza todos os espaços, cantando aos quatro ventos as maravilhas da região.

Se vocês ainda tinham dúvida: Eu, Clara Fagundes, sergipana em SP, faço parte desse último grupo. Como parte do especial “Outubro Nordestino”, convidei mulheres nordestinas incríveis para responder em vídeo à pergunta: Você tem orgulho de ser nordestina?

ORGULHO NORDESTINO

Todo orgulho nasce de uma dor, de algo que alguém já usou para nos fazer sentir menos. Eu tenho orgulho de ser nordestina pela nossa história, nossa resistência, pela nossa contribuição imensurável para a arte, para a literatura, para a música.

A cultura do nordeste pauta o Brasil e o mundo. Alceu Valença, Belchior, Gilberto Gil, Lenine, Caetano, Alcione, Nise da Silveira, Maria da Penha: todos eles são nordestinos.

Como diz o poeta Bráulio Bessa, quanto mais sou nordestina, mais tenho orgulho de ser. Pelas belezas do litoral ao sertão, música, gastronomia, cinema, Carnaval, São João… Porque, mesmo sendo historicamente explorados e tratados como periferia do Brasil, somos berço de uma cultura riquíssima e também de muita inovação.

O Brasil foi construído pelas mãos de nordestinos e nordestinas, e isso é motivo de enorme orgulho. Ser nordestina é sinônimo de resistência. Imagine o que a gente faria se não fosse tanta exclusão!

E eu tenho o orgulho como uma resposta para todas as vezes que alguém tentou me diminuir pela minha origem, pelo meu sotaque, pela minha cultura, pelo meu povo.

Você tem orgulho de ser nordestina? A nordestinidade é múltipla, e as razões para sentir orgulho também. 

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!