30/01/2022

PARÓQUIA DE SANTANA DO CARIRI CELEBRA 105 ANOS Por Marcos Danilo Estevam Sobreira

 Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 30 de janeiro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Fotografia – Egberto Araújo

Texto – Marcos Danilo Estevam Sobreira

O texto que segue foi postado na rede social Facebook de Marcos Danilo Estevam Sobreira sobre os 105 anos da Paróquia do município de Santana do Cariri-CE e estamos replicando aqui no Ubuntu Notícias.

Criada no dia 30 de Janeiro de 1917, pelo primeiro bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, a Paróquia Senhora Sant'Ana, de Santana do Cariri, celebra 105 anos de criação canônica, em sua segunda fase.

A primeira fase remonta ao período de 1838 a 1844. No dia 26 de Agosto de 1838 foi criada a Freguesia de Santana do Brejo Grande, Assaré ou Araripe, com sede na povoação de Santana do Brejo Grande (atualmente Santana do Cariri).

Foi designado como seu primeiro Vigário o Pe José Galdino Teixeira, natural de Icó-CE. O sacerdote após divergências com o intendente local foi assassinado, em 30 de Maio de 1844, quando se deslocava a cavalo para uma comunidade rural. Após o trágico acontecimento a sede da Freguesia foi transferida para a cidade de Assaré, com o orago de Nossa Senhora das Dores.

Santana do Cariri passou a pertencer eclesiasticamente a Assaré, como capela, assim permanecendo por cerca de sete décadas, voltando a ser Matriz e sede de paróquia somente em 1917. A inauguração da Paróquia se deu no dia 04 de Fevereiro de 1917, com a posse do novo vigário Pe. Manuel Duarte de Queiroz.

Atualmente a Paróquia Senhora Sant'Ana, tem como Pároco Pe. Paulo Lemos Pereira, que está à frente dos trabalhos pastorais desde o ano de 2011. A Paróquia possui 23 comunidades rurais com capelas, diversas pastorais, movimentos e grupos. Se destaca na Diocese de Crato por ser a comunidade de origem da Venerável e Mártir Benigna Cardoso da Silva, que será a primeira Beata do Estado do Ceará e desta Igreja Particular de Crato.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!