14/01/2020

Festa de São Sebastião 2020 em Nova Olinda-CE: festejos do pau da bandeira

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 14 de janeiro de 2020
FOTOGRAFIA Agência Click – Lucélia Muniz, Aristóteles Alencar e Davi Dias
No último sábado (11) novo-olindenses e visitantes das cidades circunvizinhas e até de outros Estados prestigiaram o tradicional Pau da Bandeira de São Sebastião de Nova Olinda-CE. O mastro da bandeira foi conduzido do Sítio Queimado e transportado nos ombros pelos carregadores do pau: homens de fé.
A tradicional festa do Padroeiro São Sebastião este ano contou com uma comemoração especial, afinal são 40 anos da nossa paróquia e mais de 100 anos do pau da bandeira.
Este evento festivo também acontece numa data especial, momento em que grande parte das famílias novo-olindenses recebem parentes que estão de férias ou que vem passar o Natal e final de ano em nosso município. Assim, estes acabam permanecendo em nosso município para festejar o tradicional pau da bandeira de São Sebastião.
Os participantes ainda contam com os blocos que fazem toda a animação – isso está estampado nas camisas que leva o nome de cada bloco! Mesmo sob sol escaldante não desistem da caminhada que se estende até a Matriz de São Sebastião onde acontece o hasteamento da bandeira.
Quem embalou a multidão, puxando os blocos, foi o Trio Elétrico Zuêra & Banda Pagodão 26.
Sobre os carregadores do pau temos visto uma tradição que está passando de pai para filho, dessa maneira os reunindo neste momento de fé e garantido a chegada do pau da bandeira até a nossa matriz. Cito aqui alguns exemplos, como Wellingeuton Alencar e seu filho Onofre Neto, Tier Feitosa e seus filhos Arthur e Demontier Filho, Márcio Moreira e seus filhos José Márcio e Lucas.
Muitas autoridades se fizeram presentes a este momento festivo, a exemplo do Prefeito Municipal Dr. Ítalo Brito acompanhado da primeira Dama Katiúcia, o Deputado Marcos Sobreira, os ex-prefeitos Drª. Fábia Brito e Dr. Alencar. Ainda os vereadores, Cicim da Serra, Toin de Deda, Zé Vieira, Tier Feitosa, Lourdes, Mariêta - que também participaram durante o cortejo do pau da bandeira.
O Secretário de Cultura Willyam Luxo também esteve presente tanto na organização como participou da animação dos blocos junto aos demais secretários municipais que também se fizeram presentes.
Logo na chegada ao perímetro urbano de nosso município, pessoas aglomeravam-se nas calçadas para acompanhar a passagem do pau da bandeira. Momento de oração e fé!
Na chegada a Matriz de São Sebastião uma multidão tomou conta do espaço que forma o entorno da igreja tanto para recepcionar os carregadores como para saudar o santo padroeiro.
Durante o hasteamento da bandeira fogos e vivas em comemoração ao marco do início aos festejos a São Sebastião!
Para conferir mais fotografias clique AQUI.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!