Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

28/02/2019

O Mestre Espedito Seleiro sairá como destaque no Carnaval do Rio 2019

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 28 de fevereiro de 2019
Com informações do site Badalo
A Escola de Samba União da Ilha do Governador levará Espedito Seleiro para o carnaval carioca em 2019. Mestre da Cultura Popular do Estado do Ceará, Espedito Seleiro, é um dos artesãos mais conhecidos do nordeste brasileiro. Os artigos feitos por ele, já ganharam fama em todo país. Não é por acaso, que a loja do artesão, em Nova Olinda, se tornou um dos pontos turísticos do município.

Aos 79 anos, Espedito Seleiro está acostumado em receber homenagens. Mas, em 2019, ele estará sendo homenageado em um local, em que o velho artesão, jamais imaginaria. A Escola de Samba União da Ilha, do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, irá colocar Espedito Seleiro na avenida.

O enredo escolhido é: “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”. A ideia do carnavalesco, Severo Luzardo Filho, é abordar cultura popular e educação, com palavras, versos e memórias, celebrando o encontro entre dois grandes nomes da literatura brasileira; Rachel de Queiroz e José de Alencar.
Em um trecho da justificativa do enredo, o carnavalesco cita: “O Ceará está intimamente fincado no chão de Rachel e Alencar, lugar por onde andaram e de onde extraíram elementos essenciais para a construção de seus escritos. Pisaduras com prosa, crônicas e lirismo. Um emaranhado de conhecimentos e sabores, desde o litoral até o sertão”.

Além de Espedito Seleiro, Padre Cícero também é citado e acredita-se que o sacerdote também seja destacado na avenida. No caso do artesão, ele ficará em um carro alegórico e os desenhos das fantasias são inspiradas nas obras dele.

A oportunidade de poder ir ao carnaval carioca é também a solidificação de um sonho do artesão. Espedito Seleiro quer que a tradição de trabalhar com a arte do couro, jamais tenha fim e acredita que cada homenagem que recebe, contribui para que isso aconteça.

A União da Ilha do Governador será a quarta agremiação a desfilar no carnaval carioca de 2019. A data já foi definida. Será na segunda-feira, dia 04 de março.

Confira o samba-enredo da União da Ilha do Governador 2019:

27/02/2019

Empório VET

Empório Vet

Serviços
Venda de medicamentos, rações, acessórios para animais e ainda contamos com assistência veterinária. Compromisso com a saúde e o bem estar de seu animal!
Organização
Gabriel Veloso

Contatos
(88) 9 9454 9477
(88) 9 9647 3561

Endereço
Rua São Sebastião, nº 100
Bairro Centro
Em Nova Olinda-CE
Horário de funcionamento
Das 8h às 17h de segunda-feira ao sábado.

Redes Sociais
Instagram @emporio_vet

E-mail
emporiovetnovaolinda@gmail.com

Inscreva-se! Vem aí a Oficina sobre REUTILIZAÇÃO DE REJEITO DA PEDRA CARIRI

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de fevereiro de 2019
O Diretor do Centro de Tecnologia Mineral do Cariri-CTMC/NOVA OLINDA, Wilker Matos, informa que será realizada a Oficina sobre REUTILIZAÇÃO DE REJEITO DA PEDRA CARIRI.

Será amanhã, quinta-feira, 28 de fevereiro às 13:30 horas no CTMC/ NOVA OLINDA localizado à Rodovia Santana do Cariri.
Esta atividade faz parte da Programação Oficial do 1º Curso Universidade de Verão da Universidade Regional do Cariri-URCA sobre Inovação, Aproveitamento de Recursos Minerais da Chapada do Araripe, Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis a da 5ª Reunião da Rede geoparques da América Latina e Caribe.

Realização: URCA
Apoio: CTMC CENTEC/SECITECE/CETEM/GEOPARK ARARIPE/UNESCO FUNCAP/UNILEÃO/ FUNDAÇÃO CASA GRANDE/ IUÁ-HOTEL.

ALB/Araripe empossa dois acadêmicos de Araripe – Lúcia Nunes e José Roberto de Morais

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 27 de fevereiro de 2019
No sábado (23) foi realizado na escola de música do município de Araripe-CE a posse individual dos acadêmicos – Lúcia Nunes e José Roberto – na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. 
Dentre as autoridades que se fizeram presentes no evento, o Dr. Luiz Aldir Garcia, Presidente da Academia de Letras do Estado do Ceará, o Senhor Rafael Braga, Presidente da Associação dos Poetas de Araripe-CE e o Dr. Adriano Sousa, Presidente da ALB/Araripe-CE.
A acadêmica Lúcia Nunes tem como Patrono o Senhor Umbelino Nunes de Alencar (seu pai) e o acadêmico José Roberto tem por Patrono, o sapateiro Antônio Paulino de Lima. Para dá a posse individual aos acadêmicos é exigido a apresentação de uma pesquisa biográfica do patrono da cadeira que os mesmos ocupam.
José Roberto de Morais Silva, Cadeira 22, representante do município de Araripe-CE destacou na apresentação de seu Patrono, sua atuação em duas ocupações. Enquanto agricultou trabalhava na roça, plantando grãos como feijão e milho. Já seu ofício na sapataria, o tornou mestre sapateiro.
“Em seu pequeno estabelecimento, Antônio Paulino fazia um trabalho artesanal passando por todas as etapas da produção de sapatos: desde o desenho da soleira até a costura que culminava seu trabalho. Era o único sapateiro, outros surgiram depois”, destacou José Roberto.
Ao ser empossado na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, o acadêmico José Roberto disse em seu discurso de posse: “Ao ser empossado nessa cadeira, visualizo a possibilidade de continuar desenvolvendo e incentivando a cultura literária. Atualmente com dois livros publicados (50 Sonetos, 2016; Reforma agrária e o boi zebu e as formigas: uma análise sociológica, 2017) e oito folhetos editados, encontro na ALB o ambiente propício para aprimorar as produções litero-culturais”.
Lúcia Nunes por sua vez também apresentou a pesquisa sobre seu pai e patrono, o Senhor Umbelino que era filho de ex-vereador e acabou ingressando também na vida política. Foi comerciante, agricultor e funcionário público. Dada sua recente morte, cerca de 03 meses apenas, a acadêmica se encheu de emoção bem como muitos familiares presentes não conseguiram conter o choro.
Em seu discurso de posse, Lúcia, destacou que estava realizando naquele dia mais um de seus sonhos, pois se considera uma pessoa sonhadora. “Fazer parte da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE é de grande importância embora de muita responsabilidade, pois tomo assento na Cadeira 07, cujo Patrono é o Senhor Umbelino Nunes de Alencar pessoa esta que não encontro adjetivos para este grande homem: “meu pai”, “meu herói”, meu tudo, minha vida”, disse.
A Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE dará continuidade ao longo desde ano aos eventos de posse individual de seus acadêmicos, conforme agenda preestabelecida. Um trabalho de valorização da nossa cultura e da nossa gente!

25/02/2019

Ubuntu Notícias - 1ª Edição

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 25 de fevereiro de 2019
Agora o Portal de Comunicação de Nova Olinda: Ubuntu Notícias chega até você com novidades e mais oportunidade também para quem quer divulgar com a gente!
Leia mais em: https://bit.ly/2GurOdF

Prefeito de Nova Olinda, Afonso Sampaio, é afastado de suas funções.
Leia mais em: https://bit.ly/2Vqh4k3

Posse do vice-prefeito, Ítalo Brito, como prefeito interino de nosso município.
Leia mais em: https://bit.ly/2X6S8iY

Padre Monteiro solicita a doação da Colônia Agrícola de Santana do Cariri no intuito de transformá-la numa futura fazenda de Recuperação para dependentes químicos.
Leia mais em: https://bit.ly/2DUCI8W

Regulamentação da atividade de mototaxistas em Nova Olinda.
Leia mais em: https://bit.ly/2SnvYW5

Confira a nossa 1ª edição logo abaixo:

19/02/2019

SOU DO CAMPO E MEU DIPLOMA/NÃO APAGA O MEU PASSADO

 Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 19 de fevereiro de 2019
Por Rariosvaldo Oliveira
Mote: Zé de França
Eu me criei no sertão
Brincando nos tabuleiros
Tomando "bãe" nos barreiros
Meu brinquedo era um pião
Minha infância foi no chão
Do sertão que eu fui criado
Hoje eu já tou diplomado
Mas de lá ninguém me toma
Sou do campo e meu diploma
Não apaga meu passado.

Quem não viveu no sertão
Não sabe o que é um pote
Cancela, curral, garrote
Espora, sela e gibão
Quem nunca pisou no chão
De um paraíso encantado
Pode até ter estudado
Mas não ler meu idioma
Sou do campo e meu diploma
Não apaga meu passado.

Arupemba e caçuá
Pilão, moinho e faxina
Ferro a brasa e lamparina
Tinha no meu abitat
Por isso em meu linguajar
Traz o meu sertão falado
Roça, roceiro e arado
Na minha cultura soma
Sou do campo e meu diploma
Não apaga o meu passado.

Não nego que sou do Mato
Me criei dentro da roça
Meu transporte era carroça
Que a roça era o meu recato
Trago no peito o retrato
Do lugar que fui criado
E por mais que eu tenha estudado
Meu passado é quem me doma
Sou do campo e meu diploma
Não apaga o meu passado.

18/02/2019

Colônia Agrícola de Santana do Cariri poderá tornar-se fazenda para recuperação de dependentes químicos

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 18 de fevereiro de 2019
Padre Monteiro solicitou a doação da Colônia Agrícola de Santana do Cariri no intuito de transformá-la numa futura fazenda de Recuperação para dependentes químicos.

Em função de uma determinação da secretaria de administração penitenciária do Estado do Ceará, a colônia Agrícola Padre Arnaldo Esmeraldo de Melo, localizada no município de Santana do Cariri, foi desativada, devido à falta de segurança, estrutura física e insalubridade na unidade prisional.

Projeto Social
A Comunidade Filhos Amados do Céu que tem a frente um dos seus fundadores, Padre Sebastião Monteiro, solicitou a doação desse espaço visando revitalizar e transformar em um espaço de recuperação para dependentes químicos.

Há 10 anos a Comunidade Filhos Amados do Céu-FAC vem desenvolvendo projetos sociais na região do Cariri. Segundo o Padre Monteiro, a FAC tem um propósito maior para Santana do Cariri. “Pedimos o apoio e o incentivo da comunidade para que o Governo do Estado possa sensivelmente colaborar neste bom propósito", disse.
Padre Monteiro, Missionário Nicolau, Diácono Tony, Ypsilon Félix e João Cabral estiveram no Fórum da comarca de Santana do Cariri para protocolar a solicitação. A Região do Cariri, em especial Santana, poderá ter um grande projeto social que irá colaborar no desenvolvimento da sociedade.

Ítalo Brito assume como Prefeito interino em Nova Olinda-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 18 de fevereiro de 2019
Em Sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE aconteceu a posse do vice-prefeito Ítalo Brito como prefeito interino de nosso município na sexta-feira (15).
Num primeiro momento ocorreu a sessão solene de posse do Vice-Prefeito Ítalo Brito como Prefeito Interino no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda e em seguida o recebimento da chave da Prefeitura.
Este assume a Prefeitura mediante o afastamento do Senhor Afonso Sampaio que compunha a chapa junto com o mesmo. O afastamento de Afonso Sampaio se deu em sessão realizada na quinta-feira (14) devido ao andamento da investigação de práticas de infrações político-administrativas. 

16/02/2019

Ubuntu Notícias de cara nova e muitas novidades para você!

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 16 de fevereiro de 2019
Investir e inovar é uma forma de dar a atenção merecida aos nossos seguidores e leitores proporcionando mais alternativas e melhoria em nosso site.

Agora o Portal de Comunicação de Nova Olinda: Ubuntu Notícias chega até você com um novo design e mais oportunidade também para quem quer divulgar com a gente!

A nossa equipe, da Frame Produções, esteve e está trabalhando a todo vapor para colocar em prática um novo projeto de comunicação: agora além das matérias também apresentaremos aos nossos seguidores e leitores um quadro audiovisual com o giro das matérias da semana e um convidado para estar sendo entrevistado e dando sua contribuição ao Ubuntu Notícias.

Está curioso? Nós estamos nos dedicando a cada detalhe e trazendo para vocês o nosso perfil no Instagram (@ubuntunoticias) e avisamos da ampliação da nossa lista de transmissão pelo WhatsApp.

Vem com a gente nessa nova edição! Um abraço e até lá! Fiquem de olho!

Gráfica Fotocópia - Soluções Inteligentes

Há cinco anos a Gráfica Fotocópia atua na cidade de Nova Olinda-CE, oferecendo os mais variados serviços nos segmentos:

GRÁFICO: Cartões de visitas, etiquetas, capas de carnê, agendas, panfletos, fotos 3x4, blocos de pedidos, recibos, receituários e impressos em geral.

COMUNICAÇÃO VISUAL: Placas de ACM, lona, papeis de parede, plaquinhas de sinalização de modelos diversos e adesivação para vários fins.

CORTE A LASER: Uma infinidade de personalizados em acrílico e mdf que vai até aonde a criatividade permitir. Lembrancinhas, troféus, medalhas, chaveiros, mini totens, tags, apliques, presentes e os mais variados itens de decoração.

Faça seu pedido com antecedência. Para mais informações solicite pelo WhatsApp (88) 9 9667 5501

Aproveite! Vale a pena conferir!  

Atenciosamente,

Equipe da Gráfica Fotocópia

Para mais informações visite nosso Instagram @grafica_fotocopia e veja nossas opções ou entre em contato pelo 

WhatsApp (88) 9 9667.5501 / (88) 9 9958.3274

15/02/2019

Criminalização da homofobia

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 15 de fevereiro de 2019
Por Giovanna Galvani – Carta Capital

Homofobia no Supremo: Celso de Mello alfineta Damares Alves

“O padrão existencial heteronormativo é incompatível com a diversidade da sociedade democrática”, disse

No segundo dia de julgamento sobre a criminalização da homofobia, o ministro e relator Celso de Mello teceu duras críticas ao conservadorismo e à intolerância, apontou que irá condenar a omissão do Congresso em relação à homofobia, mas não concluiu seu voto. A sessão volta à tribuna na quarta-feira (20).

Apesar de se esperar que o voto do decano acuse a omissão do Congresso, ele declarou não reconhecer que o Supremo deve criar qualquer lei específica para homofobia. Para tal, sustentou o papel exclusivo da Câmara para questões legislativas – ou seja, o estabelecimento de crime e pena específicos.

Caso prevaleça a interpretação de Mello, ainda há a via da inclusão da homofobia dentro da Lei de Racismo, defendida pela comunidade LGBT e apoiadores.

Antes mesmo de iniciar a leitura do voto, o ministro criticou de antemão a intolerância em relação à temática de gênero e orientação sexual, propagada por quem ele definiu como “mentes sombrias”.

Além disso, relatou que falas como “meninos vestem azul, meninas vestem rosa”, da ministra Damares Alves, são um atentado às liberdades fundamentais de qualquer ser humano. Adicionou também que “o padrão existencial heteronormativo é incompatível com a diversidade e pluralismo da sociedade democrática”.

Prefeito de Nova Olinda, Afonso Sampaio, é afastado de suas funções por 120 dias

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 15 de fevereiro de 2019
Via Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE
Conforme DECRETO LEGISLATIVO Nº. 01/2019 de 15 de fevereiro de 2019, postado nas redes sociais na referida data no perfil do Facebook da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE que dispõe sobre suspensão do exercício das funções do prefeito municipal de Nova Olinda e da metade da remuneração, até decisão final do processo de cassação do mandato e adota outras providências.
O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES PREVISTAS NO ART. 18, INCISO IV, DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL; FAZ SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E A PRESIDÊNCIA PROMULGA O SEGUINTE DECRETO:
Art. 1º. Fica suspenso, nos termos do § 3º do Art. 1º da Lei 12.550/95 combinado com o Art. 63, III da Lei Orgânica Municipal, do exercício das funções do prefeito municipal de Nova Olinda o Sr. Afonso Domingos Sampaio, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias.

Parágrafo único. Fica igualmente suspensa a metade da remuneração do prefeito municipal, até decisão final do processo de cassação do mandato, durante o prazo de 120 (cento e vinte) dias.

Art. 2º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Nova Olinda, em 15 de fevereiro de 2019.
JOSÉ VIEIRA DA SILVA
PRESIDENTE

A Câmara Municipal de Nova Olinda, protocolou o recebimento de denúncia, na segunda feira 04/02, apresentada pela Srª. Lucimar Gonçalves da Silva, por Práticas de Infrações Político-administrativas, em face do Prefeito Municipal desta cidade, o Sr. Afonso Domingos Sampaio.

12/02/2019

Mototaxistas de Nova Olinda passam por qualificação e esperam regulamentação da categoria em nosso município

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 12 de fevereiro de 2019
Através de informações passadas através do chefe do DEMUTRAN- Departamento Municipal de Trânsito de Nova Olinda, o Senhor Márcio Muniz, foi informado que ocorreu uma formação para os motaxistas de nosso município.
O SEST/SENAT teria realizado os cursos de mototáxi e motofrete durante 08 dias. “O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais. ​As entidades têm se firmado como substanciais colaboradoras para o desenvolvimento do setor de transporte do país, atuando na formação e na qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho”.
Ao final desta qualificação foi realizado a entrega dos coletes provisórios aos mototaxistas que estão aptos a exercer a atividade em nosso município. “Foram entregues 43 coletes e ainda tem 07 vagas para completar as 50 vagas oferecidas pelo departamento de trânsito DEMUTRAN”, disse Márcio Muniz.
A regulamentação desta atividade viria com a aprovação de um projeto na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda, uma reivindicação dos profissionais que passaram pela qualificação.
Para passar pela formação foi exigido dos mototaxistas, conforme normas do DETRAN, ter no mínimo 21 anos de idade, não responder por crime de trânsito e ter pelo menos 02 anos de habilitação. Com a regulamentação apenas esses profissionais, conforme perfil descrito, estariam aptos a exercer esta atividade.
Para Ricardo de Franca Fernandes, mototaxista há 12 anos, uma vez feita a exigência da formação e dos demais requisitos, faz-se necessário a regulamentação da categoria.
É do interesse da promotoria e do DEMUTRAN de Nova Olinda que seja APROVADA a regulamentação desta atividade em nosso município.

#JornalismoEmLuto


11/02/2019

Restaurante Pousada Caldas

Serviços
No Restaurante Caldas - self service, marmita, refeições, porções de churrasco e bebidas em geral.
Na Pousada Caldas
Quartos de casal e solteiro com ventilador ou ar-condicionado, com garagem, café da manhã, wifi, opções com televisão e frigobar.
Organização
Marlene & Armando Caldas
Horário de funcionamento
Restaurante -  da segunda-feira ao sábado das 6h às 18h.
Pousada – de domingo a domingo das 6h às 22h.
Contatos
(88) 9 9622 6108
(88) 9 9909 2315
(88) 9 9303 9951

Endereço
Restaurante Caldas
Avenida Perimetral Sul, 761
Centro
Em Nova Olinda-CE
Pousada Caldas
Rua São Sebastião, 385
Centro
Em Nova Olinda-CE
Redes Sociais
Perfil no Facebook de Marlene Caldas
Whatsapp para contato na Pousada: (88) 9 9622 6108
E-mail
pousadacaldas@gmail.com

08/02/2019

Novo-olindense colhe uvas no quintal de casa e fabrica seu próprio vinho

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 08 de fevereiro de 2019
O novo-olindense, Francisco Adriano de Lima Souza, cultiva e colhe várias frutas no próprio quintal de casa. Ele que reside no Sítio Tabocas em nosso município, Nova Olinda, mantém no que o mesmo chama de Quintal Sustentável, uma variedade de frutas cultivadas de forma orgânica.
Adriano deixa claro que não utiliza agrotóxicos, fazendo apenas a poda das árvores para recobrir o solo e utilizando-se de um sistema de irrigação de gotejamento e enxertia para manter seu quintal produtivo durante todo o ano.
O que chama mesmo a atenção é o fato dele estar cultivando frutas não típicas de nossa região, inclusive a uva e, fabricando seu próprio vinho. Numa área de 16x50 metros, num período de 01 ano e 08 meses, Adriano, plantou e desfruta da colheita de mamão, laranja, goiaba tailandesa, gigante, goiaba roxa, pinha, atemóia, graviola, cacau, maracujá, mandioca, cana de açúcar, banana de 07 espécies diferentes, feijão, batata doce, abacate, limão, maçã, cajá, manga, caju, abacaxi, morango, pimenta, coco, oliveira, catolé, macaúba, pitaia e da uva niagara rosa – própria para a fabricação do vinho.
Adriano colhe uvas em seu Quintal Sustentável e as submete ao processo de fermentação de onde obtém o vinho. Sendo todo esse processo de forma natural e orgânica não se utilizando de corantes ou outras substâncias. Ele me falou que adiciona apenas açúcar para obter um vinho suave, pois caso contrário iria obter o vinho seco.
Tudo começou com um sonho, uma paixão para cultivar uvas! Adriano não tinha condição de adquirir o conhecimento através de uma consultoria onde o mesmo pudesse montar um projeto. Ele que é evangélico foi presenteado por um pastor com uma muda de videira. Dessa videira começou algumas experiências, fez pesquisas na internet, viu surgir após as primeiras podas, os primeiros cachos de uvas.
Das pesquisas oriundas de sua curiosidade aprendeu a enxertar a uva garantindo várias mudas da videira que ganhou do pastor. Sendo evangélico e sabendo da tradição do povo de Israel de beber vinho como vemos em várias passagens bíblicas, concretizou mais um sonho, o de fazer seu próprio vinho. Suas pesquisas foram então, de encontro ao conhecimento sobre o processo de fermentação da uva para garantir a fabricação do vinho, inclusive esteve no Vale do São Francisco para visitar os vinhedos e ver como se dá a fabricação do vinho nesta localidade.
Sobre fabricar seu vinho para comercializar, Adriano disse que já até pensou em um nome para colocar no rótulo das garrafas, dizendo pensar em chamar de Vinho Nabote em homenagem a “um típico exemplo de um verdadeiro israelita, que dava valor à sua vinha que era sua herança e deleite passados a ele por seus pais (Dan. 2:23), mas que era realmente um dom de Jeová”.
Me disse obter de 10 a 12% de álcool em cada litro de vinho no processo de fermentação da uva. Fez também uma estimativa para o futuro, onde de acordo com sua análise, com 100 pés de videira conseguiria produzir 600 litros de vinho por ano. Fabricando o que chama de vinho natural sem utilizar aditivos no processo, ele diz que fermenta a uva durante 40 dias.
O nordestino é assim: faz do sonho curiosidade, engenhosidade, e o resultado é de maravilhar os olhos e por que não dizer, de aguçar o paladar! Tim, tim!