06/03/2018

Série Elas por Elas com Edna Belém

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 06 de março de 2018
*Antonia Edna Belém Gomes é natural de Milagres -  CE, reside em Juazeiro do Norte-CE.
* Professora com formação em Pedagogia, Habilitação em Língua Portuguesa e está cursando Psicologia.

Entrevista
Ubuntu Notícias - Dentro do contexto atual, na sua opinião, quais as principais conquistas alcançadas pelas mulheres?
Edna Belém - O espaço de participação na sociedade e se fazer presente. A história do movimento feminista possui três grandes momentos. O primeiro foi motivado pelas reivindicações por direitos democráticos como o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho no fim do século XIX. O segundo, no fim da década de 1960, foi marcado pela liberação sexual (impulsionada pelo aumento dos contraceptivos). Já o terceiro começou a ser construído no fim dos anos 70, com a luta de caráter sindical³. Fonte ³ http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2017/03/conheca-as-principais-lutas-e-conquistas-das-mulheres/#acontent. Acesso em: 28 fev.2018

Ubuntu Notícias - E você, qual sua principal conquista enquanto mulher?
Edna Belém - Ser mãe foi incomparavelmente a grande conquista. De uma forma geral e considerando minha origem de parcos recursos, venci através da educação, exerço minha cidadania e me sinto realizada nas pequenas coisas. Tenho uma grande família e bons amigos. Profissionalmente gosto muito de ter ficado por mais de 10 anos em cargos de gestão, tive muitas oportunidades de servir, dediquei-me a causas que acredito e vi muitos frutos desse trabalho. Atualmente considero uma grande conquista cursar uma nova graduação (Psicologia) mesmo tendo concluído mestrado e ser professora universitária. Investir no meu bem-estar e contribuir para harmonia da família é uma conquista diária e me faz um ser humano melhor, graças a Deus. Tenho um passado que me orgulha, um presente agradável e um futuro cheio de esperanças (esperança do verbo esperançar, como diria Paulo Freire)

Ubuntu Notícias - Em pleno século XXI, quais situações ainda são enfrentadas pelas mulheres? Seja na questão de gênero, na falta de políticas públicas e/ou no contexto socioeconômico.
Edna Belém - Violências... de todas as formas. A violência psicológica causa muito sofrimento psíquico e traz danos irreparáveis. Alguns problemas são históricos como a discriminação salarial e racial, a desigualdade de oportunidades no mundo do trabalho, o acesso aos direitos mais elementares. Segundo estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), o salário médio de uma mulher brasileira com educação superior representa 62% do de um homem com a mesma escolaridade. Politicamente falando, os cargos eletivos e os partidos políticos ainda são dominados por homens, o que dificulta maior força nesse aspecto de participação. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, apesar do aumento da participação feminina de um pleito para o outro, a proporção ficou abaixo dos 30% estipulado como mínimo pela legislação eleitoral. Outras são situações mais recentes agravadas pelo ritmo insano que permeia a vida das mulheres de múltipla jornada. Fonte: ¹. http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-03/mulheres-lutam-por-igualdade-mas-problemas-historicos-persistem  Acesso em: 28 fev.2018

Ubuntu Notícias - E como a Educação pode ser usada como uma “arma” no combate a estas situações?
Edna Belém - Não gosto muito desse termo bélico “arma”, mesmo tendo sido usado com boas intenções por Mandela quando disse que “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Sem dúvida que é através da educação que podemos reverter esse quadro perverso de desigualdade social.

Ubuntu Notícias - Deixe-nos uma mensagem neste Dia Internacional da Mulher.
Edna Belém - Ame verdadeiramente e contribua para a construção de um mundo melhor. Você pode e deve! Seja feliz!
http://www.ubuntunoticiasce.com.br/2017/08/ubuntu-noticias-oferecimento.html

Um comentário:

  1. Primeiramente Quero Lhe Parabenizar Pela Sua força,Pela Suas Palavras E Principalmente Pela Sua Conquista.Quero Também Lhe Desejar Tudo De Bom E Siga Em Frente E Não Desista Daquilo Que Você Almeja.
    Ass:Wenia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!