Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 11 de fevereiro de 2018
Já é tradição o Centro de Educação Básica-CEB
levar a criançada em ritmo de Carnaval pelas principais ruas da cidade. É muita
animação e muita energia! As crianças seguem dançando junto aos pais ou
responsáveis e enchem de cor o nosso carnaval.
Entre os meninos muitas fantasias de
super-heróis (Homem-Aranha, Batman, Superman) e entre as meninas tinha até
bruxinha, princesas (branca de neve), mulher-maravilha e muitas bailarinas.
A criançada deu um colorido diferente às nossas
ruas! Que esta alegria estampada na face das crianças permaneçam
sempre em nossos corações!
Para
conferir mais fotografias clique AQUI.
Conforme, Elcio
Cecchetti – no texto Carnaval na Educação:
O carnaval surgiu no Brasil no século XVIII, com a migração dos
açorianos e portugueses. Inicialmente, o festejo era chamado de Entrudo, que
significava "entrada". Tratava-se de celebrações populares animados
por bumbos e tambores, que percorriam as ruas das cidades. Posteriormente, surgiram
os primeiros clubes carnavalescos, com organização interna própria e com carros
alegóricos, precursores das escolas de samba dos dias atuais.
O carnaval, portanto, é uma manifestação cultural que perpassa a
história da humanidade, e, como tal, necessita ser conhecida e compreendida na escola.
No entanto, não raro, a festividade não é tomada para estudo. Suas origens,
sentido e significado continuam desconhecidos para grande parte dos sujeitos da
escola. (...) sua origem precisa ser contextualizada, seus múltiplos elementos
destacados e a diversidade de símbolos culturais valorizados.
Neste sentido, diferentes componentes curriculares, (...) tem a
oportunidade de trabalhar conceitos científicos que promovam o reconhecimento
das múltiplas expressões da religiosidade do povo brasileiro, destacando as
diferentes festas, ritos e celebrações de origem indígena, africana, semita e
oriental. Além disso, os estudantes podem ser instigados a pesquisar as festas
populares e religiosas de sua localidade, envolvendo os pais e lideranças
religiosas da comunidade. O objetivo é perceber que diferentes povos e culturas
vivenciam momentos especiais através de festas religiosas e populares, as quais
devem ser valorizadas dada a importância em âmbito pessoal e coletivo. (...)
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