18/12/2017

Primeira Eucaristia é realizada na Igreja Matriz de São Sebastião

Na manhã do domingo (17) foi realizado a primeira eucaristia na Igreja de São Sebastião de Nova Olinda. Cerca de 60 crianças participaram deste momento religioso junto aos pais e parentes. Esta celebração é conhecida como "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento da Eucaristia. Após esta cerimônia, eles passam a poder receber a Eucaristia, uma das celebrações centrais da Igreja Cristã, desde o século I d.C.
Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 Mandamentos, também os mandamentos da Madre Igreja, as principais orações, os 7 sacramentos, etc.
A celebração foi presidida pelo nosso Pároco Antonio Luiz e ainda contou com a participação do grupo de catequistas de nosso município.
De acordo com matéria de Roberto Garcia:
A ação do catequista na vida da criança deve ser transformadora. Durante a caminhada na catequese, ela deve sentir-se importante no processo de evangelização, sentir-se amada por Deus e também pelo catequista. Dessa forma, a criança vai absorvendo com mais facilidade o objetivo da catequese.
Às vezes a criança vem para a catequese necessitando de carinho, de atenção, de alguém que esteja disposto a escutá-la e a orientá-la sobre alguma dificuldade ou algum problema. E devemos estar de braços e coração abertos para recebê-las, pois, como disse Jesus: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a Mim, porque delas é o Reino dos Céus” (cf. Mt 19,14).
Durante a catequese a criança vai conhecendo e se aprofundando na experiência cristã e, principalmente na vivência comunitária, ela vai descobrindo o que significa a comunhão.
Ah, e também devemos orientar as crianças que, após fazer a Primeira Comunhão, elas não devem abandonar a Igreja, viu? A Primeira Comunhão não pode ser única… Elas devem permanecer em comunhão com Cristo e com os irmãos para sempre! Assim como Jesus nunca nos abandonou, nós também não devemos nunca o abandonar.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!