A importância de criar procedimentos para o gerenciamento
da sala de aula
Dicas práticas de como criar
alguns procedimentos para a sua sala de aula
Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos.
A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa.
Professores inexperientes começam o primeiro dia de aula assumindo que devem apenas separar os conteúdos a serem dados aos alunos. Professores eficientes e experientes gastam a maior parte do tempo das duas primeiras semanas de aula em ensinar os alunos a seguirem os procedimentos.
A sala de aula tem de ter procedimentos claros para os alunos seguirem. Toda vez que o Professor desejar que algo seja feito, tem de existir um procedimento ou um conjunto de procedimentos para a realização da tarefa.
Alguns dos procedimentos que logo de início todo Professor deve ensinar aos alunos incluem:
1. Entrada na sala de aula
Em fila? Sozinhos ou
acompanhados do Professor? Professor estará esperando na porta para
cumprimentá-los? As carteiras estarão identificadas no primeiro dia? Cada um
escolhe o lugar que quiser para sentar?
2. Saída no término da aula
10 minutos antes do sinal todos
devem começar a guardar material e arrumar carteiras? Só depois que der o sinal
é que será permitido começar a arrumar os materiais? Saem em fila ou não?
Saem primeiro os meninos e depois as meninas? Saem todos juntos com Professor?
Saem apenas quando a sala de aula estiver em ordem?
3. Retorno do intervalo
Podem entrar ainda comendo o
lanche e tomando o refrigerante? Podem entrar depois que todos já estiverem na
sala? Qual a tolerância permitida para retornar do intervalo?
Podem mascar chicletes
durante a aula? Podem levar garrafinhas de água para a sala? O que acontece se
o aluno não retornar à sala de aula no horário estipulado?
4. Atraso e faltas
Qual a tolerância para o
atraso? Após o prazo tolerado qual a consequência? Em caso de falta como o
aluno ficará a par das tarefas dadas? Qual o prazo será dado para ele colocar
em ordem o caderno?
5. Mantendo o silêncio na sala
5. Mantendo o silêncio na sala
Para que os alunos se acalmem
e prestem atenção no Professor é preciso criar um sinal para que eles saibam
que você quer a atenção deles. Pode ser: sempre que você levantar a mão, ou
fechar a porta, ou colocar a sua cadeira na frente do quadro negro, ou
simplesmente ficar em pé com as mãos para trás, ou ainda fazer uma
contagem regressiva do tipo 5, 4, 3, 2, 1, 0.
6. Como a aula será iniciada
Será com uma roda de
conversa? Uma oração? Uma música? Com o roteiro da aula já escrito no quadro
negro?
7. Esclarecimento de dúvidas
O aluno deverá levantar a mão
durante a explicação? Após a explicação? Deverá ir até a mesa do Professor após
a explicação? O Professor irá até a carteira do aluno esclarecer? Haverá um plantão
de dúvidas após a aula?
8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo
8. Trabalhos/Tarefas entregues fora do prazo
Serão aceitos ou não? A pontuação
sofrerá alteração de quanto? Como os trabalhos devem ser entregues: digitados,
manuscritos?
9. Trabalhos em grupos
Os grupos serão sorteados ou
os alunos poderão escolher os amigos? Grupos de quantos alunos? Caso um dos
integrantes não esteja se empenhando no grupo? No caso de plágio? No caso
do trabalho ter sido feito por outra pessoa que não o aluno?
10. Bullying
No caso de aluno que estiver
sofrendo intimidações? Qual será a abordagem com o aluno agressor e agredido?
ENSINANDO OS PROCEDIMENTOS
Muitos dos problemas de
comportamento na sala de aula são causados pela falha em ensinar aos alunos
como seguir os procedimentos. O Professor tem de aprender como efetivamente,
criar procedimentos e fazer com que os alunos os pratiquem.
Abaixo segue o resumo de um método de três passos que é muito eficaz para ensinar os procedimentos da sala de aula aos alunos:
- EXPLIQUE: Esclareça, explique e demonstre o procedimento;
- PRATIQUE: faça-os
praticarem sob sua supervisão;
- REFORCE:
Revise, reforce, pratique, e reforce o procedimento até que o mesmo torne-se
um hábito e uma rotina para o aluno.
Se a sua sala de aula já tem procedimentos implementados, essas dicas vão ajudar a esclarecer ainda mais como melhorá-los, se a sua sala de aula ainda não tem procedimentos, saiba que você precisa implantá-los com urgência.
Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga -
Neuroeducadora e Coach
0 comments:
Postar um comentário
Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!