22/10/2015

Estratégias para o efetivo Gerenciamento da Sala de aula

Como disse anteriormente, o efetivo Gerenciamento da Sala de aula é fruto do domínio das estratégias de 4 áreas, que aqui chamo de os 4 Pilares do Gerenciamento da Sala de Aula:
- Pilar nº I:    Ambiente Físico;
- Pilar nº II:   Ambiente Emocional;
- Pilar nº III:  Ambiente Instrucional;
- Pilar nº IV:   Ambiente Procedimental.

Hoje tratarei do Pilar número 1: Ambiente Físico.
Você deve estar se perguntando o que tem a ver o ambiente físico com o efetivo gerenciamento da sala de aula. Ora, se é no ambiente físico da Escola, mais especificamente, da sala de aula, que o aluno passa metade do dia dele é natural que esse espaço tenha importância.

Lembra, que anteriormente falei que o objetivo do gerenciamento da sala de aula é garantir que o aluno mantenha-se sempre motivado, focado na tarefa e aprendendo?

Pois bem, se o ambiente físico onde ele está inserido não contribui para atingir esse objetivo, então é preciso rever e fazer as mudanças que vão contribuir para esse aprendizado.

Aqui vão algumas dicas para você observar:
- as salas são bem ventiladas;
- as janelas apresentam muita incidência de sol/claridade que dificulta a leitura;
- as carteiras são adequadas (tamanho, posicionamento);
- há locais para guarda de mochilas ou lancheiras;
- a disposição das carteiras dos alunos sempre são as mesmas;
- os materiais para o Professor estão disponíveis no ambiente ou você tem que mandar sempre alguém buscá-los? ou ainda pior, deixa a sala sozinha e vai você buscar?
- os ambientes são decorados e alegres?
- os ambientes são limpos e convidativos?
- os materiais são novos e conservados ou desgastados e com má aparência?
- as cores dos ambientes são alegres ou neutras e sem vida?
- há espaço para os alunos brincarem/interagirem na hora do intervalo?
- há espaço adequado para o lanche?
- a Biblioteca é um lugar acolhedor e vibrante ou um lugar chato de ir?

Aqui vai uma tarefa: pegue esses itens acima e faça uma varredura em cada ambiente onde os seus alunos ficam e depois coloque ao lado de cada item as suas observações. Depois disso feito, peça para cada aluno dar sugestões para cada ambiente.

Desse modo a escola ficará com a `cara deles`, e eles ficaram felizes por terem sido ouvidos e contribuído com sugestões.

Roseli Brito
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!