01/07/2022

I Festival de Eletivas da EEMTI Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de julho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @peluis_plf

Na quarta-feira (29), aconteceu o I Festival de Eletivas da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE com a culminância de produtos oriundos das mais diversas Unidades Curriculares Eletivas e suas respectivas áreas de conhecimento.

A referida instituição de ensino tem na gestão, a Diretora Escola Tia Cida, as Coordenadoras Escolares Samara e Paula, a Secretária Escolar Francisquinha e como Assessora Administrativo Financeiro, a Rebeca.

Este momento onde os estudantes puderam partilhar dos saberes de cada eletiva também contou com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente Yanna Nayra, da Coordenadora dos Agentes Jovem Ambiental em Nova Olinda, Lara Gardênia e dos Agentes Jovem Ambiente-AJAs.

Vamos entender melhor o que são as Unidades Curriculares Eletivas?

A escolha semestral de Unidades Curriculares Eletivas representa uma oportunidade para a ampliação do repertório de conhecimentos oferecidos aos jovens, uma vez que trazem uma proposta de aprendizagem diferenciada, com conteúdos ofertados de forma diversificada e com metodologias que favorecem a interdisciplinaridade e a interação, diferenciando a forma de aprender, aproximando-se mais das expectativas dos estudantes.

O processo de ensino e aprendizagem desenvolvido por meio dos itinerários formativos, mais especificamente pelas unidades curriculares eletivas, possibilita o protagonismo estudantil e a construção do projeto de vida, com o desenvolvimento de uma visão mais ampla de mundo e um melhor preparo para o pleno exercício da cidadania por parte dos nossos jovens.

A implantação do Novo Ensino Médio, inicialmente nas turmas de 1ª série da rede estadual do Ceará, traz como expectativa assegurar o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades, conhecimentos, atitudes e valores para fortalecer o engajamento e o protagonismo do estudante e, assim, garantir o sucesso de sua aprendizagem e de sua permanência na escola.

Diante disso, o ato de aprender de maneira significativa possibilita a cada estudante lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais, organizando seus argumentos e saberes, baseados na investigação científica, na criatividade e no uso das tecnologias para a construção dos seus itinerários formativos e do projeto de vida.

A partir dessas perspectivas, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), atualizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e fundamentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), indicam que os currículos dessa etapa de ensino devem ser compostos por:

Formação Geral Básica (FGB): Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Itinerários Formativos: Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e consolidar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

E o I Festival de Eletivas da EEMTI Padre Luís Filgueiras contou com a apresentação das seguintes Unidades Curriculares Eletivas:

CIÊNCIAS HUMANAS

Professor Alyson Santos

Geografia do Ceará;

Geopolítica;

Formação do Povo Brasileiro;

Professor Edilânio

História Local;

Educação Patrimonial;

Professora Aline Alves

Cultura Tradicional Popular;

Direitos Humanos e Cidadania;

Professora Lucimar Macedo;

História do Tempo Presente.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Professor Edilânio

Mercado de Trabalho e Empregabilidade;

Professora Lucélia Muniz

Jovem Empreendedor I

CIÊNCIAS DA NATUREZA

Professora Eleniuda Virgulino

Entomologia e Saúde;

Produções Científicas;

Professora Vilmária Temoteo

Educação, Saúde e Bem-Estar;

Anatomia e Fisiologia;

Biodiversidade e Saúde;

Professora Lucélia Muniz

Medicina Popular;

Construindo uma Escola Sustentável;

Gerenciamento de Resíduos Sólidos;

Prevenção ao Uso Indevido de Drogas;

Professor Roberto Wander

Botânica;

Primeiros Socorros;

MATEMÁTICA

Professora Lilian Santana

Estatística;

Matemática Financeira;

Professora Lucélia Muniz

Jogos Matemáticos;

LINGUAGENS E CÓDIGOS

Professora Laudinha Muniz

Comunicação Não Violenta;

Professora Alvany Batista

Língua Portuguesa para o ENEM;

Gêneros Textuais;

Literatura Brasileira;

Professora Hericka Santos

Artes para o ENEM;

Textos Multimodais;

Professora Beatriz

Literatura Inglesa e Cinema;

Inglês Básico através da Música;

Professor Daniel Rodrigues

Eletiva de Canto – Coral PLF;

Júri simulado com o tema sobre a maioridade penal.

Não sei se consegui citar todas, porque foram muitas apresentações, mas qualquer informação pode ainda ser inserida é só me informar. Gratidão a todos os envolvidos! Aos nossos estudantes, ótimas férias e em agosto nos reencontraremos para retomar a nossa jornada escolar.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!