quarta-feira, 27 de julho de 2022

A partir de 1º de agosto, o IBGE realizará o Censo Demográfico 2022| NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 27 de julho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @ibgeoficial

Com Informações do IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país.

Todos os Censos trazem inovações e também desafios. O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid.

No Censo 2022, haverá dois tipos de questionários. O questionário ampliado ou da amostra com 77 perguntas, que será aplicado em 11% dos domicílios do país; e o questionário simplificado ou básico com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios.

Bem mais do que uma contagem de população, o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por distritos, subdistritos, bairros (divisões administrativas de cada prefeitura), e também por áreas urbanas e rurais (divisões técnicas propostas pelo IBGE).

Ao visitar cada localidade do país, o levantamento permite conhecer com precisão a população residente, embasando novas políticas públicas ou aprimorando aquelas já existentes.

O Censo 2022 contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial, por internet e por telefone.

Para realizar a entrevista, os recenseadores deverão contatar todos os domicílios da sua área de trabalho, visando entrevistar os moradores (se precisar, podendo voltar em dias e horários alternativos, inclusive à noite e/ou aos finais de semana). Cada visita do agente de coleta fica registrada no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato.

A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que será usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento.

Aqui em Nova Olinda-CE o posto de coleta, onde ficam os 02 agentes censitários responsáveis pelo censo no município, está localizado numa das salas da Prefeitura Municipal à Avenida Perimetral Sul, S/N. Ao todo este município contará com 12 recenseadores.

Os recenseadores estarão usando colete azul escuro com a logomarca do IBGE, com a descrição do site da instituição e um 0800 para contato. Ainda portarão crachá de identificação com um QRCode e usarão máscara como medida preventiva uma vez que ainda estamos num contexto pandêmico.

Profissionais que irão trabalhar no CENSO 2022 em Nova Olinda-CE

Agente Censitário Municipal: Sebastião Renan Duarte Pereira

Agente Censitário Supervisor: Hilderlandson Nergino Oliveira Teles

Equipe que recebeu o treinamento

LISTA DE RECENSEADORES

ANTÔNIO ANDERSON DA SILVA FERREIRA

DAIANNE BERNARDO DE ALMEIDA

FÁBIO HENRIQUE RIBEIRO SENA

FRANCIEUDO ELIAS DA SILVA

JANAÍNA FELIPE SAMPAIO

JANIKELLE FELIPE SAMPAIO

JOÃO PEDRO BELIZÁRIO COSTA

LARISSA CAMPOS LOPES

MARCIANA BATISTA DE SOUSA SANTOS

MARIA GEANE ARRAES GERONIMO

RENALDO FERREIRA LEITE FILHO

Em 2022, o Brasil completa 150 anos de história de recenseamentos. Do primeiro Censo realizado pelo Império em 1872 até hoje, a evolução é marcante. Não só da população – que passou de 9,9 milhões de habitantes para cerca de 215 milhões (número a ser confirmado ou atualizado por meio do Censo 2022).

2 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação e interesse em uma pesquisa tão importante como o Censo Democrático 2022. Em nome do IBGE de Nova Olinda, agradeço a divulgação e o profissionalismo. 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!