sexta-feira, 6 de maio de 2022

O QUE É SHABBAT SHALOM? Por Jean Gasque | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 06 de maio de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @jean.gasque.3

Por Jean Gasque - Escritor, Músico, Violinista e Palestrante

Shabbat Shalom ou Shabbat Shalom é uma expressão hebraica utilizada pelos Yahudim [judeus] como uma saudação durante o Shabbat (o 7º dia da semana, correspondente ao sábado).

Literalmente, Shabbat Shalom significa “Sábado de Paz”, mas também pode ser interpretado como “paz no seu descanso semanal”, e costuma ser usado entre os Yahudim [judeus] durante o período do Shabbat, que começa ao pôr-do-sol de sexta-feira e termina no pôr-do-sol de sábado.

De acordo com a Torah, o Shabbat [sábado] é considerado o “dia do descanso” e é dedicado exclusivamente ao equilíbrio da harmonia das famílias com Elohim. Todas as obrigações profissionais e financeiras devem ser evitadas durante o shabbat.

Atualmente os Shabbat [sábado] Yahudim [judeus] e muitos dentre aqueles que podem "guardam o Shabbat [sábado]", o que significa que não trabalham e dedicam o dia para Elohim.

O termo shalom é bastante comum em cumprimentos e saudações hebraicas, significando literalmente “paz”. Curiosamente, esta palavra hebraica se originou a partir do árabe salaam, que também possui o mesmo significado: “paz”.

O Shabbat Shalom pode ser dito tanto como uma saudação ou despedida, mas apenas durante o período do Shabbat. Comparativamente, o Shabbat Shalom corresponderia ao “olá”, “bom dia” ou “adeus”, seguido de um desejo de boa saúde e felicidade para o indivíduo e toda a sua família.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!