terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher 2022: “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 08 de março de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @onumulheresbr

Via ONU Mulheres

Fotografia – Josiana Teles

ONU Mulheres foi criada, em 2010, para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres

O tema do Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2022 (IWD 2022) é “Igualdade de gênero hoje para um amanhã sustentável”, reconhecendo a contribuição de mulheres e meninas em todo o mundo, que estão liderando a tarefa de adaptação às mudanças climáticas, mitigação, e resposta, para construir um futuro mais sustentável para todas as pessoas e o planeta.

Foto - Lucélia Muniz

O avanço da igualdade de gênero no contexto da crise climática e a redução do risco de desastres é um dos maiores desafios globais do século XXI. As questões de mudança climática e sustentabilidade tiveram e continuarão a ter impactos severos e duradouros em nosso meio ambiente, desenvolvimento econômico e social.

Foto - Lucélia Muniz

Aqueles e aquelas que estão entre os mais vulneráveis e marginalizados sofrem os impactos mais profundos. As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas como mais vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas do que os homens, pois constituem a maioria dos pobres do mundo e são mais dependentes dos recursos naturais que as mudanças climáticas mais ameaçam.   

Foto - Lucélia Muniz

Ao mesmo tempo, mulheres e meninas são líderes e agentes de mudança eficazes e poderosos para a adaptação e mitigação do clima. Elas estão envolvidas em iniciativas de sustentabilidade em todo o mundo, e sua participação e liderança resultam em ações climáticas mais eficazes.

Foto - Lucélia Muniz

Continuar a examinar as oportunidades, bem como as restrições, para capacitar mulheres e meninas a terem voz e serem participantes iguais na tomada de decisões relacionadas às mudanças climáticas e à sustentabilidade é essencial para o desenvolvimento sustentável e maior igualdade de gênero. Sem igualdade de gênero hoje, um futuro sustentável e um futuro igualitário permanecem fora de nosso alcance. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário logo abaixo! Sua interação é muito importante!