05/02/2022

Desafios e perspectivas contemporâneas foi também uma das temáticas abordadas na Jornada Pedagógica da EEMTI Padre Luís Filgueiras | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 05 de fevereiro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

“A força das mudanças não está nas palavras e sim nas ações!”

O tema da Jornada Pedagógica 2022 da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda foram os Desafios e Perspectivas sobre o Novo Ensino Médio e dentro desta temática foram abordados vários temas relevantes à Educação. O Coordenador Escolar da EEMTI Adrião do Vale Nuvens de Santana do Cariri-CE, João Paulo Alencar - Graduado em Letras com Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica – ministrou uma Palestra sobre “Desafios e perspectivas contemporâneas”.

A seguir vamos pontuar alguns questionamento e explanações suscitados pelo palestrante João Paulo Alencar:

Sobre as inovações...

O Professor João Paulo começou fazendo uma enquete com os professores presentes na Jornada Pedagógica, indagando sobre quais redes sociais utilizamos. Em seguida pediu que identificássemos, a partir dos momentos de estudos já vivenciados, 3 inovações propostas para o Ensino Médio que consideramos mais relevantes. Estávamos organizados por área de conhecimento - Linguagens, Natureza, Matemática e Humanas - e em um post-it organizamos e escrevemos cada inovação que considerávamos relevante.

Levando em conta essas inovações, utilizamos o nosso celular para produzir um story no Instagram, começando com a frase: “O Ensino Médio precisa mudar para…” e complementamos com as inovações que tínhamos considerado.

A partir desta dinâmica de abertura, o palestrante deu sequência ao tema e também suscitou outros questionamentos acerca dos “Desafios e perspectivas contemporâneas”.

Comunicação não é só falar, ver ou ouvir, é entende e fazer-se entender.

Afinal, o que é aprendizagem significativa?

Afinal, de onde vem essa ideia de "significar a aprendizagem"? Que documentos legislam sobre isso e como colocar isso em prática?

Em se tratando da Aprendizagem Significativa, o Professor João Paulo, nos fez refletir a partir de dois trechos de filmes que abordam situações no tocante a esta situação:

- O filme brasileiro, Cidade dos Homens, que mostra os protagonistas Acerola e Laranjinha durante uma aula de História ressignificando a aprendizagem a partir do conteúdo ensinado, conduzindo a compreensão a partir do contexto da realidade dos mesmos.

- A série estadunidense The Good Doctor que mostra Shaun Murphy, jovem cirurgião com síndrome de Savant e autismo, originário de uma pequena cidade onde teve uma infância problemática. Aqui foi exibido o momento em que o mesmo convence o conselho administrativo do prestigioso departamento de cirurgia do Hospital San Jose St. Bonaventure, de que é capaz de desempenhar sua função para salvar vidas.

Resumo da obra a partir dos “Desafios e perspectivas contemporâneas”

Centralidade no aluno (entender o aluno);

Protagonismo estudantil (fazer educação com e não para os jovens);

Projeto de vida (ajudá-los a encontrar seu propósito);

Interdisciplinaridade (articulação entre os conhecimentos);

Flexibilização curricular (FGB + itinerários formativos + eletivos + projeto de vida + NTTPS);

Abordagens pedagógicas (métodos ativos/mão na massa);

Avaliação (o desenvolvimento integral através de avaliação formativa).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!