01/05/2021

Dia do Trabalhador | Desafios da sobrevivência neste contexto pandêmico

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 01 de maio de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

“O trabalho é a fonte de toda riqueza e cultura. 1º de maio, Dia do Trabalho”.

Hoje, 1º de maio, comemora-se o Dia do Trabalho/Dia do Trabalhador, dia de quem move e faz a economia girar dando vida ao país. Foram e são muitos os desafios diários e novos desafios que chegaram junto com a pandemia da Covid-19.

O trabalho home-office, o ensino remoto, o delivery, o atendimento virtual, negócios eletrônicos... Lockdown, fecha comércio, abre comércio, desemprego, redução de jornada de trabalho,....

Em matéria de agosto/2020, o Jornal El País, chamava a atenção sobre o desafio econômico de sobreviver à pandemia na América Latina. Nesta matéria era destacado que além dos mortos, a Covid-19 deixou outras vítimas na região: milhões de novos pobres, desempregados e negócios fechados.

Como se não bastasse as incertezas do amanhã, adaptações na forma de trabalhar para garantir a sobrevivência, desemprego... É difícil lidar com um presente e um amanhã de incertezas...

“Foi como se tivéssemos entrado em uma montanha russa e em pouco tempo tudo ficasse de cabeça para baixo. A pandemia de Covid-19 chegou repentinamente e causou impacto em diversos setores. Remanejamentos, home-office, suspensão de contratos, demissões, distanciamento social. Decisões sendo tomadas a toque de caixa e envoltas em um campo de dúvidas. O futuro, por si só, já é incerto, mas como sobreviver tendo que parar a produção? Esse foi o desafio de muitas empresas.” [CBN CURITIBA, Outubro/2020]

Por outro lado, ainda acompanhamos a luta dos profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e que pagaram com a própria vida ao entrarem para as estatísticas das vítimas desta pandemia.

Muitos profissionais também ficaram expostos ao trabalharem para nos garantir os serviços e produtos essenciais à nossa sobrevivência. E aqui posso enumerar os garis, o setor alimentício, os entregadores, e tantos outros profissionais.

Neste dia 1º de maio parabenizo todos os trabalhadores e me solidarizo com os familiares que perderam seus entes queridos nesta pandemia, entre tantos profissionais que fizeram a diferença e deixaram seu legado.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!