23/08/2020

Home Office: hoje, amanhã e... para sempre?

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 23 de agosto de 2020

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Via E-book “Tudo o que você precisa para manter uma boa saúde mental” da Empresa Total Pass

O home office veio para ficar? Como quase tudo no meio desse “apagão da vida tal como a conhecíamos”, esta é mais uma daquelas perguntas para as quais ainda não temos respostas.

 

De acordo com uma pesquisa da Consultoria Betania Tanure Associados (BTA), divulgada recentemente, 60% das empresas brasileiras adotaram o home office, pelo menos durante o período de quarentena. Para quem mora sozinho e não está acostumado a trabalhar desta forma, pode ser um choque falar com as pessoas apenas por conference call ou celular. Outras pessoas se adaptam com mais facilidade ao isolamento. Os maiores problemas acontecem em famílias grandes ou com crianças pequenas. Separar o que é trabalho do que é a atenção com a família é um enorme desafio.

 

O trabalho não pode ocupar todo o tempo dos pais, que devem incluir na família momentos de prazer (e cada família deve descobrir o que é prazeroso para o grupo, aprendendo um com o outro). Pode parecer tentador dar um celular, tablet ou TV com streaming para cada criança e adolescentes e achar que assim estão resolvidos os problemas. Sim, elas podem ficar quietas por um tempo, mas precisam da sensação “família” que as façam se sentir seguras e acolhidas.

 

É preciso levar em consideração – e deixar claro para todas as crianças e adolescentes com idade para compreender o que está acontecendo – que, se por um lado estamos passando por momentos complicados, por outro é também um momento histórico, que pode nos fortalecer quando tudo isso acabar. Depende muito da forma como encaramos esse “novo normal”, seja lá o que signifique, no fim das contas. Memórias negativas ficarão conosco, mas é nossa responsabilidade, também, criar bons momentos em família para ter na nossa “caixa de memórias”.

 

Algumas dicas para facilitar a vida em home office:

• Escolha um local com claridade, de preferência natural.

• Se você já gosta de plantas, ótimo. Se não, hora de procurar um delivery de folhagens e flores. Pesquisa da Human Spaces mostrou que plantas próximas ao ambiente de trabalho aumentam 15% a sensação de bem-estar, 15% a criatividade e 6% a produtividade.

• Cuidado com a postura. Longas horas em frente ao computador em uma cadeira que pode não ter sido projetada para o trabalho, como as de empresa normalmente são, podem causar dores e aumentar o estresse. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 40% das dores lombares causam diminuição da produtividade e até mesmo incapacidade para o trabalho.

• Procure um lugar mais reservado para o seu home office e evite distrações.

• Faça pausas regulares.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!