06/07/2020

Conheça o PROGRAMA SEMENTES DA LEITURA: Animando e Afrocentrando nossas crianças

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 06 de julho de 2020
Conheça um mundo cheio de encantos, alegrias e mistérios. É bem fácil! Se ligue no Programa Sementes da Leitura. Nele você vai conhecer um pouco mais sobre contos africanos e as belezas do mundo negro, lendas e histórias encantadas, tudo isso através de muita contação de história de obras infantis afro-brasileiras que irão de encontro a você por meio das ondas da Rádio Literária Carrapato.
Este programa foi pensado por Bia Silva e abraçado por Alan Cordeiro, tendo como intuito incentivar a leitura para as crianças de todas as idades, desde a Educação Infantil até o Fundamental I e II. E que conta também com a participação da pequena Marina que compartilha leituras no referido programa.

Por ser um programa de rádio pensado e apresentado por dois jovens pretos, que tiveram uma infância marcada pelo racismo e com a presente ausência de representatividade negra nos contos e leituras infantis, logo os mesmos tiveram uma vivência onde eram poucas as leituras que falassem sobre os negros, sobre quem somos, de onde viemos e toda a nossa história.

A exemplo disso, a única leitura que os mesmos tiveram acesso na infância os apresentando as belezas, riquezas e heranças do mundo negro, foi o livro “Menina bonita do laço de fita”.

A partir dessa emergência e percepção, os mesmos viram a importância de trazer para o programa, as leituras de obras infantis afro-brasileiras para nossas crianças negras e proporcionar também a construção de uma educação infantil antirracista e afrocentrada.

Você pode acompanhar esta ação através do aplicativo Rádios Net sintonizando na Rádio Literária Carrapato/Crato – CE, toda quinta-feira às 19 horas.

Sobre os idealizadores do PROGRAMA SEMENTES DA LEITURA
Alan Cordeiro da Silva é estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri-URCA, membro e Ativista do Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e integrante do Projeto Armazém dos Saberes.
Ana Beatriz da Silva é estudante do Curso de História da Universidade Regional do Cariri-URCA. Faz parte do coletivo Carrapato Cultural e brincante do Maracatu Uinu Ere.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!