05/05/2020

Pronunciamento do Governador Camilo Santana sobre as medidas de enfrentamento a Covid-19 no Estado do Ceará

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 05 de maio de 2020
Confira o pronunciamento do Governador Camilo Santana feito agora a noite através das redes sociais:
Cearenses,
Diante da gravíssima pandemia do coronavirus, que atinge o momento mais delicado, anuncio novas medidas, mais rigorosas, que visam aumentar o isolamento social, única forma para tentar diminuir a velocidade de contaminação, que tem superlotado as unidades de saúde, e comprometido seriamente o atendimento.

Mesmo com os últimos decretos estaduais, muitas pessoas não vêm cumprindo as orientações, o que tem agravado muito a situação, principalmente em Fortaleza. Esse novo decreto para a capital, que entra em vigor na sexta-feira, 8 de maio, estabelece uma série de restrições de circulação.

Foi elaborado com base em estudos de nossa equipe de saúde, como sempre temos feito, juntamente com o prefeito Roberto Cláudio e sua equipe. Em Fortaleza não será permitida a presença de pessoas em espaços públicos como praças, calçadões, praias e parques. Circulação de pessoas e veículos pelas ruas só será permitida quando devidamente justificada, e com o uso obrigatório de máscara.

Cito o exemplo de quem precisa sair para trabalhar ou utilizar os serviços essenciais, como farmácias, supermercados, mercearias, bancos, postos de combustíveis e outros serviços, que continuam abertos. E esses passarão a ter novas regras de funcionamento, para evitar aglomerações. Também será feito o controle nas saídas e entradas de fortaleza, com a passagem de veículos permitida somente em situações justificadas.

Para fazer cumprir o novo decreto, será reforçada a ação da Polícia, Bombeiros, Detran e Guarda Municipal. Reforço que essas medidas mais rigorosas estarão valendo para Fortaleza, onde a epidemia chegou a um estágio mais grave.

Além de buscar diminuir a velocidade de contaminação na capital, buscamos evitar o fluxo para o interior. Para as demais cidades cearenses, estou prorrogando o atual decreto estadual, já a partir desta quarta-feira, dia 6, agora com a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o estado. Solicito o empenho de todos os prefeitos e prefeitas para o controle nos seus municípios, onde também temos visto muitas cenas de aglomeração e descumprimento às orientações das autoridades sanitárias.

É fundamental que todos os gestores tomem medidas mais restritivas, de acordo com a necessidade local, como barreiras sanitárias, para que a grave situação de fortaleza não se repita nos demais municípios. O cenário é muito preocupante e exige o envolvimento de todos. O Governo do Estado tem tomado várias medidas para ampliar a rede de saúde pública na capital e no interior, como a abertura de mais de mil leitos, entre UTIs e enfermarias, além da aquisição de toneladas de equipamentos de proteção e insumos hospitalares para o tratamento da Covid.

Mas a velocidade de contaminação tem sido ainda maior que nossa capacidade de atendimento. Por isso precisamos diminuir urgentemente essa curva de contaminação, para que o sistema de saúde consiga atender a quem precisa. Sei dos transtornos provocados por essas medidas, mas saibam que são absolutamente necessárias nessa luta para salvar vidas. Peço o apoio dos meus irmãos e irmãs cearenses para que, juntos, possamos superar esse momento difícil, que atinge o Brasil e o Mundo, e voltarmos ao convívio normal dos nossos familiares e amigos.
Juntos iremos conseguir.


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!