08/12/2019

Luciana França toma posse na ALB/Araripe-CE tendo como Patrona Francy Teles representante do município de Nova Olinda-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 08 de dezembro de 2019
Na noite do sábado (07) às 17h no Teatro Violeta Arraes: Engenho de Artes Cênicas da Fundação Casa Grande/Memorial Homem Kariri tomou posse na Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe Ceará, a novo-olindense Luciana Muniz da França na Cadeira 17 que tem como Patrona Antonia Teles Barbosa, conhecida carinhosamente como Francy Teles.
A Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, conta atualmente com 42 Cadeiras nomeadas pelos seus Patronos e ocupadas por culturalistas, intelectuais e escritores representantes dos dez municípios do Cariri Oeste cearense: Antonina do Norte, Altaneira, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas.
O mestre de cerimônia, Antonio Naurício Bezerra de Souza, conduziu o cerimonial desta solenidade que tem como propósito dar posse de maneira efetiva a acadêmica: Luciana Muniz da França mediante a apresentação de uma pesquisa biográfica sobre sua Patrona Francy Teles representando o município de Nova Olinda-CE.
Para compor a Mesa de Honra foram convidados a Presidente da ALB – Araripe-CE, Antônia Lúcia Nunes de Alencar Almeida, professora, imortal, formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri–URCA e pós graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará-UECE; a Senhorita Lucélia Muniz da França, convidada de honra da acadêmica, para representar sua família; o Senhor André Felix Barbosa, convidado de honra e representante da família da patrona Antonia Teles Barbosa; a Senhora Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino, professora formada em Letras, convidada para apreciação do trabalho de pesquisa; a Senhorita Alda Maria Cordeiro de Santana, escritora novo-olindense, homenageada e convidada de honra da acadêmica; a Senhorita Angelina Umbelina da Silva, artesã e folclorista novo-olindense, homenageada e convidada de honra da acadêmica; e uma representante da Fundação Casa Grande/Memorial Homem Kariri.
Nesse ato a acadêmica supracitada apresentou um trabalho de pesquisa escrito a partir da história de vida da patrona que representa para assim receber a Medalha ALB/Araripe-CE e fazer o seu discurso de posse, momento em que exalta a sua patrona e se propõem em manter viva a sua memória, agradecendo pelo convite a fazer parte da ALB/ARARIPE-CE e fazendo o compromisso de empenhar-se com a cultura local e regional.
“Os Acadêmicos ALB Araripe-CE foram Diplomados de maneira coletiva, mas a posse efetiva só se completa quando cada acadêmico apresenta um Trabalho de Pesquisa sobre o Patrono que dá nome a sua cadeira. Esse foi o caminho que encontramos para resgatar o nome daqueles que o tempo sufocou ao longo dos anos, mas a história os reconhece e os resgata do silêncio tumular para o agito festivo da efervescência da Academia de Letras do Brasil, pelas mãos de cada acadêmico que toma posse de modo efetivo, quando recebem a Medalha ALB Araripe-CE”, destacou a Presidente da ALB – Araripe-CE, Antônia Lúcia Nunes de Alencar Almeida.
Logo na abertura da solenidade a apresentação da Banda de Música Municipal de Nova Olinda, sob a regência do maestro Thomas Ravely Feitosa Alves que executou algumas músicas regionais e os hinos do Brasil e do nosso município.
O cantor e compositor, Cícero do Assaré, apresentou-se nessa solenidade ao cantar durante todo o evento música em homenagem a Patrona Francy Teles bem como outras músicas deixando a todos tomados de muita emoção.
Na solenidade a acadêmica Luciana Muniz da França homenageou a Senhorita Alda Maria Cordeiro de Santana com o certificado de reconhecimento pelo trabalho como escritora novo-olindense.
E também homenageou a Senhorita Angelina Umbelina da Silva com o certificado de reconhecimento por toda uma vida dedicada ao resgate da cultura de um povo, como artesã e folclorista novo-olindense.
Luciana Muniz da França é professora da Escola Estadual de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, como regente do Centro de Multimeios. Graduou-se em Letras pela Universidade Regional do Cariri–URCA. Cursou as seguintes pós-graduações: Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA; Gestão Escolar, na Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC; Gestão e Avaliação da Escola Pública, na Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF; e, Psicopedagogia Organizacional, Institucional e Clínica pelo Instituto Dom José-IDJ.
Tem assento na Cadeira 17 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE. Foi diplomada em 09 de novembro de 2019, efetivando-se nesse sábado dia 07 de dezembro de 2019, data de sua posse oficial.
Sobre a Patrona Antonia Teles Barbosa (Francy Teles) conforme trechos da pesquisa biográfica realizada pela acadêmica Luciana Muniz da França
As contribuições dadas pela patrona, tornam-se evidentes na educação, no funcionalismo público, no meio ambiente, no legislativo, na cultura, na família e entre as pessoas que a conhecera. 
[...]
Acreditava na educação como caminho para mudança e melhoria de vida. E, isso era favorecido pela sua forma simples e tranquila de agir, de conciliar através de um diálogo aberto. Soube conjugar como ninguém o verbo esperançar dentro da educação. Esperançar não de esperar, mas de perceber possibilidades de realizar. 
[...]
Legislar e fiscalizar”, estas palavras embasaram suas funções de vereadora. Atuou e dedicou-se ao legislativo, desenvolvendo um trabalho voltado para o povo e suas causas, visando o bem comum. 
[...]
Foram anos de serviços prestados ao município de Nova Olinda, uma dedicação que se estendeu pela saúde, setor público e privado, cultura, meio ambiente, legislação e educação em uma luta constante pelo crescimento, despertar e bem-estar do povo e desenvolvimento do nosso município. 
[...]
Com certeza o reconhecimento da memória de Antonia Teles Barbosa, ainda que póstuma, como patrona da Cadeira de nº 17 da Academia de Letras do Brasil/ Seccional Araripe-CE a imortaliza não somente na história desta academia, mas na história de Nova Olinda-CE.
[...]
Escreveu Luciana Muniz da França


0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!