22/09/2019

Vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) apresenta projeto para criação da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 22 de setembro de 2019
Na Sessão da quinta-feira, dia 19 de setembro de 2019, a Vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) apresentou na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE, o Projeto de Lei 09/2019 para criar a Comenda Professora Maria Constância da França Muniz.
A honraria a que se refere o Projeto de Lei 09/2019, será conferida a pessoas físicas, professores aposentados que tenham dado sua contribuição à Educação deste Município, Nova Olinda-CE, sendo a homenagem concedida em vida.
Ficando ainda definido que é de competência da Câmara de Vereadores de Nova Olinda, do Poder Executivo e de iniciativa popular a concessão da Comenda Professora Maria Constância da França Muniz.

Conforme o Art. 7º do referido Projeto de Lei:
Terá direito a referida homenagem com necessidade de aprovação pelo Plenário da Câmara Municipal, até 05 professores aposentados deste município, por ano, com indicação a partir de uma lista de 10 nomes sugerida por uma comissão de 03 vereadores sendo os referidos professores contemplados com a comenda no mês de outubro de cada ano em decorrência da comemoração do dia do professor”.
Sobre a Professora Maria Constância da França Muniz
Atualmente é Patrona Imortal na Cadeira 35 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE ocupada pela acadêmica Lucélia Muniz da França.

Nasceu aos 04 de dezembro de 1936 no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE. Filha do agricultor João Trajano de França e da agricultora e artesã Ana Rosa de Lima conhecida como Dona Santa.

Por falta de professores na localidade onde residia, começou a lecionar aos 14 anos de idade, cursando apenas estudos de admissão. Professora por vocação, desde cedo se destacou como aluna e com a habilidade de ensinar.

Foi uma das primeiras Professoras da Escola Capitão Plácido, localizada no Sítio Patos, município de Nova Olinda-CE em que lecionava 3ª. e 4ª. Séries, turma multisseriada, e líder comunitária desta localidade. Professora da Pré-Escola Cirandinha. Professora no MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, tornando-se tanto alfabetizadora de crianças como de adultos. Também participou como colaboradora do Projeto RONDON.

Alfabetizou muitas pessoas, e como líder comunitária, sempre lutou pelo bem-estar de sua comunidade. Muitas pessoas devem a esta Professora a capacidade de leitura e o incentivo para continuar os estudos. Aposentou-se como Professora após lecionar durante 36 anos.

Faleceu aos 55 anos de idade em sua residência, no Sítio Patos em Nova Olinda-CE, aos 18 de setembro de 1992, numa sexta-feira às 23:15h, vítima de um câncer de mama. Seu corpo encontra-se sepulto no Jazigo da Família Trajano de França, no Cemitério São Sebastião, na mesma cidade.

A referida comenda irá para votação no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE na Sessão do dia 26 de setembro de 2019, próxima quinta-feira. Confirmou presença nesta sessão o Diretor Regional de Patrimônio, o Dr. Francisco Adriano de Sousa (Cadeira 02) da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE.
Desde já, nós que fazemos a Família Muniz & França agradecemos a Vereadora Lourdes da Saúde (PRTB) pelo reconhecimento à Professora Constância, bem como os demais professores que poderão ter em vida o reconhecimento pela dedicação, empenho e contribuição à Educação de Nova Olinda.
Convidamos professores, estudantes, nossos familiares, amigos, acadêmicos da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE e a população de nosso município a se fazerem presentes à Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda-CE na Sessão do dia 26 de setembro.

Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Paulo Freire

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!