sexta-feira, 14 de junho de 2019

Conheça a Poesia "Cearensês" do Poeta Mateus de Jaguaruana-CE

Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 14 de junho de 2019
"Cearensês"
Orgulho de ser cearense
Da minha cabeça chata
A sua inveja é quem lhe mata
Querendo ter o sangue da gente
Meu sotaque é meu repente
Que no meu verso sai bem rimado
Terra de artista aclamado
Que representa bem essa nação
Que bate no peito com emoção
Por ter nascido neste estado.

Nossa cultura é aplaudida
Respeitem o nosso chão
Nosso marco é o calo na mão
Dessa gente trabalhadora e sofrida
Que sempre tem esperança na vida
De um novo raiar e anoitecer
Nossa fé que nos faz crescer
Onde construímos nossa história
Terra da luz, Iracema é glória!
Não fale do nosso povo sem conhecer.

Dominguinhos e Patativa
Raquel de Queiroz, Dragão do Mar
Belchior, José de Alencar
Sempre em memória viva
Chico Anysio gente criativa
Orgulho para o Ceará
Cante lá que canto cá
De um línguajar "cearacês"
Em dicionário "cearês"
Que só aqui que há?
Poeta Mateus
Sobre o Poeta Mateus
Francisco Mateus da Silva, pseudônimo: Mateus poeta do São José nasceu em 09 de dezembro de 1994 na cidade de Jaguaruana (CE) filho de Maria Eliene e Paulo Giovane. Sua terra natal é São José do Lagamar atualmente residindo e trabalhando na própria cidade. Estudante amante da Literatura de Cordel, através da leitura dos livros do Poeta Patativa do Assaré, começou a escrever suas próprias poesias. Já publicou mais de 20 folhetos de cordel com vários temas e 02 pequenos livros de cordel em ficção. Faz parte da Academia de Letras de Jaguaruana onde no lançamento do livro de poesias Coletâneas de Escritores de Jaguaruana tem 7 poesias da sua autoria. 
Participou do programa Nordeste Caboclo na TV Diário, programa João Inácio Show, programa Tony Nunes na TV Verdes Mares, TV Russas, TV Fortaleza, Rede TV, programa Tá Valendo da Faculdade Vale do Jaguaribe, documentários sobre a carnaúba na TV e Jornal Diário do Nordeste. Participou de uma gravação juntamente com ator Lázaro Ramos da Rede Globo no "projeto AMA" e todas as sextas-feiras está na TV Sinal NEWS afiliada a TV Brasil na cidade do Aracati no programa Bom Dia Sinal com o Quadro "Poesia com Café". Faz parte do grupo de filmes 'DELPCCHIA FILMES" e tem dois programas de Rádio aos domingos: Jovem Guarda e Domingo Mania pela Rádio Popular FM Jaguaruana. Todas as terças-feiras na Palhano FM, programa Encanto Rural sai por 03 vezes matérias sobre seu trabalho no Jornal O Folha do Aracati. E, já participou de vários encontro e eventos da sua cidade e em todo o Estado do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário

LUCÉLIA MUNIZ FRANÇA
Blogueira, Professora e Microempresária. Membro da Academia de Letras do Brasil/Seccional Araripe-CE, Cadeira nº 35 que tem como Patrona a Professora e Artesã - Maria Constância da França Muniz. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri-URCA com habilitação em Matemática. Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.