09/10/2017

Golpistas tentam aplicar golpe através do telefone

Na sexta-feira (06) fui surpreendida por uma ligação do número (62) 9 8175 7734 na qual uma pessoa me induziu a crer que falava com um sobrinho que há muito tempo foi embora do Ceará. Até aí tudo bem! Disse querer fazer uma surpresa uma vez que o mesmo nunca retornou ao Ceará desde que foi embora! Aí fez um apelo dizendo que estava viajando de carro com um amigo e no quilômetro 325 entre os municípios de Madalena e Canindé tinha sido fechado por um carro grande e que tinha acabado no acostamento com o carro quebrado. Dramatizou afirmando que por pouco não havia perdido a vida.
Quem diante de uma situação dessa não ficaria abalado por se tratar supostamente de um familiar? Disse estar sem crédito da TIM e me perguntou se eu poderia ligar para uma oficina para falar com um Senhor chamado Luiz Antonio no número (85) 9 8225 4790. Disse que já tinha entrado em contato com o pessoal da oficina solicitando um carro para rebocar o seu transporte danificado em função do acidente. Até aí tudo bem!

Entrei em contato com o cara da oficina, o Luiz Antonio, que através de perguntas me induziu a repassar mais informações e disse já ter mandando dois mecânicos para resolver o problema no próprio local do acidente. Meu suposto sobrinho já me liga de volta dizendo que acaba de chegar os mecânicos.

Aí vem o golpe! Disse-me que o conserto custava R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) e que viajava apenas com R$ 700,00 (setecentos reais) devido a violência dos dias de hoje. Pedi que o mesmo utilizasse o cartão de crédito, mas alegou que as máquinas da oficina estavam em manutenção. Pedi para que fosse até a cidade e sacasse o dinheiro, disse utilizar o serviço do banco Santander que de fato não tem agência em todos os municípios. Fiquei sem opção! Achei estranho, mas não deixaria um familiar sem ajuda numa situação dessas!

Como estava no trabalho comentei com duas colegas e falei estar com um sentimento ruim. Elas me alertaram que poderia ser um golpe e que já tinham ouvido histórias semelhantes a essa! Pensei rápido!

Já tinha ligado no número de meu sobrinho que por sinal era diferente dos números envolvidos nesta situação, mas só chamava e o mesmo não atendeu a ligação! Não tendo retorno da ligação confirmei ao final da tarde que o mesmo estava na aula na faculdade e que por isso não havia atendido!

Antes mesmo de ligar para o meu suposto sobrinho, ele já me ligou perguntando se eu ia depositar a quantia de que precisará! Pensei rápido e fiz uma pergunta que só meu sobrinho de fato poderia responder! Este meu sobrinho é filho de um de meus irmãos que já faleceu, então disse: liga para teu pai... estou no trabalho na maior correria e estou sem ter como resolver sua situação! Ele disse: não posso ligar tia, estou sem crédito da TIM. Eu disse: vou passar o número dele e você liga a cobrar que ele atende. Você liga? Quando ele não questionou ficou provado não se tratar de meu sobrinho!

Nesta hora desmascarei o golpista e disse que ia fazer um boletim de ocorrência na polícia e denunciar a situação. Ele soltou uma piada de baixo calão e eu desliguei meu celular imediatamente.

Eles agem rápido para que não dê tempo da gente raciocinar e compartilhar a informação com outras pessoas! Foi o que conclui pelo tempo em que toda a ação se deu: das 11:32h às 12:03h.

Procurei orientação na polícia de nosso município onde fui bem recebida e aconselhada sobre a situação. Quero compartilhar esta situação para que fiquem atentos! Infelizmente vivemos num mundo onde existem pessoas mal-intencionadas!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!