31/08/2017

UFCA terá a 2ª edição do Café com Saúde, com o tema “Saúde, Transgeneridades e Identidade de gênero”

Ocorrerá nesta sexta-feira 1º de setembro, às 18:30 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Barbalha, o II Café com Saúde, com o tema “Saúde, Transgeneridades e Identidade de gênero”. O projeto é fruto de uma parceria entra a Liga de Saúde da Criança e do Adolescente (LiSCA) e a Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC), ambos projetos vinculados à Pró- reitoria de Extensão da UFCA (PROEX), que tem por objetivo propor um diálogo a cerca desta temática que, por vezes, é negligenciada nos debates em Saúde Pública.

O Café com Saúde consiste em um Ciclo de Debates desenvolvido através de Rodas de Conversa fundamentadas no contexto do Diálogo Igualitário. O Diálogo Igualitário contribui para a democratização no ambiente educativo ao permitir a participação, em iguais condições, de todos os membros pertencentes ou não a comunidade acadêmica, oportunizando a construção de ideias com cooperação geral não hierarquizada (FREIRE,1997).

O evento correrá uma vez a cada mês com a presença de docentes e discentes da área de saúde, além de facilitadores de diversas categorias da saúde e integrantes de movimentos sociais da região, com atuação reconhecida no tema em debate, que serão convidados de acordo com cada proposta de discussão, que estará relacionada ao contexto biopsicossocial, ressaltando a concepção de saúde enquanto determinação social, em contraposição a concepção biologicista.

A proposta é vincular ao estudo e às produções acadêmicas temas presentes nas políticas nacionais de saúde negligenciadas durante a formação em saúde. Para esse ciclo de debates os temas propostos são “Saúde, transgeneridades e identidade de gênero”, “Mulher e Saúde: contexto e perspectivas da saúde da mulher no SUS” e “Questão étnica e Saúde: a desigualdade como um entrave aos princípios do SUS”. No decorrer de todo o ciclo de debates a proposta é vincular à vivência acadêmica ao exercício profissional.

O Ciclo de Debates tem como princípio o fortalecimento da transdisciplinaridade. Ao permitir o diálogo sobre temas negligenciados, de forma transdisciplinar e em associação com a prática profissional futura dos acadêmicos, a metodologia torna-se inovadora ao romper com os padrões essencialmente biomédicos que são abordados nos demais projetos.

Dessa forma, o tema do II Café com Saúde, “Saúde, Transgeneridades e Identidade de gênero”, a ser abordado é de cabal importância para desconstruir os preconceitos inerentes às questões de gênero, além de relacionar a saúde do indivíduo aos processos de mudanças físicas e psicológicas decorrentes das transformações associadas à transgeneridade e autoaceitação e suas repercussões sociais. Os facilitadores convidados para o ciclo de debates serão profissionais da saúde e representantes transgêneros, a fim de discutir os múltiplos aspectos associados ao tema e dar espaço aos relatos de experiências próprias.

O evento contará com um público de aproximadamente 70 pessoas, dentre essas, integrantes das ligas organizadoras, convidados especiais e estudantes da Universidade em questão. Além de todo o conhecimento partilhado, os convidados poderão saborear lanches durante a realização do projeto. O II Café com Saúde espera proporcionar, sobretudo, uma atmosfera descontraída e esclarecedora sobre o indivíduo, o meio social e a saúde holística.

Matéria encaminhada pelas Ligas:
Liga de Saúde da Criança e do Adolescente (LiSCA) e a Liga de Saúde Comunitária do Cariri (LISAC).

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!