23/04/2017

O SURGIMENTO DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA

No dia 03 de outubro de 1951, com o assassinato do Capitão Plácido Gomes Sá, prefeito de Santana do Cariri, na saída, do Crato Hotel (em Crato), veio a assumir a prefeitura o então Vice-Prefeito Cicinato Furtado Leite, cumprindo o restante do mandato até 1955.

Nessa época, o município de Santana do Cariri vivia um cenário político conturbado no destino sucessório do executivo municipal. Então, os irmãos Cicinato Furtado Leite e Jorge Furtado Leite, vem ao Distrito de Nova Olinda convidar Antonio Jeremias Pereira, já reeleito vereador em seu segundo mandato (1947-1951 e 1951-1955) para lançar sua candidatura a prefeito de Santana do Cariri, por representar um consenso de paz na política local.

Antonio Jeremias Pereira aceita o convite com o acordo de emancipar o distrito de Nova Olinda a condição de cidade. Eleito prefeito de Santana do Cariri, para o mandato na gestão de 1955 a 1959, Antonio Jeremias Pereira inicia os procedimentos plebiscitários no distrito de Nova Olinda para a emancipação, tendo os Furtado Leite como principais apoiadores e no dia 14 de Abril de 1957 Nova Olinda se torna município, vindo ter seu primeiro prefeito em 1958.  

FONTE: Museu Casa de Antonio Jeremias Pereira.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!