26/02/2017

As dez principais causas de acidentes no trânsito

Dirigir exige constante atenção e disposição do motorista, já que qualquer deslize no volante pode ter graves consequências.

Dirigir exige constante atenção e disposição do motorista, já que qualquer deslize no volante pode ter graves consequências. A melhor maneira de evitar acidentes é respeitar as normas de trânsito e ter prudência, não pegando a estrada sob o efeito de medicação e sempre realizando testes regulares de saúde.

Porém não basta apenar manter-se saudável e atento. É preciso também evitar alguns hábitos adquiridos na estrada que podem ter sérias consequências. Confira agora os mais comuns:
1. Excesso de velocidade: Os condutores acabam acelerando além do limite na via com a pressa causada pela rotina diária.
2. Esquecer o cinto de segurança: Apesar do uso obrigatório, muitos negligenciam seu uso principalmente nos bancos traseiros.
3. Uma mão no volante: Apesar de parecer inofensivo, ao dirigir com apenas uma das mãos qualquer descuido pode levar à perda do controle do veículo.
4. Mudança repentina de faixa: Na pressa, motoristas podem mudar de faixa ou fazer manobras muito bruscas sem pensar em quem segue atrás. É importante dirigir com calma, calculando possíveis imprevistos.
5. Pouca distância de veículos: Para prevenir colisões e acidentes, é recomendável manter sempre uma distância segura de outros carros na via.
6. Uso do celular: Atender, falar ou teclar ao telefone celular no veículo, mesmo utilizando o viva-voz, reduz a concentração do condutor.
7. Cansaço, fadiga e sono: Dirigir com sono e cansado é uma combinação extremamente perigosa, pois reduz o tempo de resposta, além de correr o risco de sair da estrada.
8. Consumir bebidas alcoólicas: O álcool diminui a percepção do perigo, retarda os reflexos, provoca sonolência e coloca em risco a vida do condutor e de outras pessoas no trânsito.
9. Não observar a via: Dirigir sem prestar atenção nas características da estrada, como curvas, número de faixas, tipos de pavimentação e lombadas, pode levar a acidentes.
10. Falta de revisão do veículo: Problemas como pneus gastos, freios em más condições, folga de direção e suspensão empenada podem se tornar muito perigosos em condições encontradas na estrada. É importante sempre manter o veículo revisado.

Fonte: O Carreteiro

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!