quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Hoje, dia 8 de outubro, é comemorado o “Dia do Nordestino em São Paulo”


A homenagem foi criada em SP, por ser a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil.

O dia 8 de outubro é considerado, por lei, o Dia do Nordestino, na cidade de São Paulo. A comemoração foi instituída por meio da Lei 14.952/2009. O motivo da homenagem ser criada em São Paulo é por ser a cidade onde vive o maior número de nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste.
Segundo fontes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), na Grande São Paulo, 82% da população das cidades têm sua origem nos estados do nordeste e norte.
Apesar dos milhares de migrantes que chegam à São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar, além disso, a lei é um modo de diminuir o preconceito sofrido por muitos nordestinos que migram para o sul do país, mostrando o valor cultural e social do nordeste brasileiro.
Entre os nordestinos que fizeram história no nosso país estão o sanfoneiro, Luíz Gonzaga, o primeiro Presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, o ex-Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva e tantos outros que enriqueceram a história do Brasil todo.

Um comentário:

  1. Olá, Lucélia!
    O nordestino merece um dia especial só para ele. O nordestino é um povo guerreiro e muito trabalhador. Feliz dia 08 de Outubro, atrasado.
    Bjs

    Estou seguindo seu blog. Obrigada pela visita em meu blog, volte sempre que quiser.

    ResponderExcluir

Grata pelo comentário! Volte sempre! :)