20/06/2014

Plataforma online gratuita ajuda estudantes a se prepararem para o ENEM


O projeto Geekie Games, lançado em Brasília na última quarta-feira (18), pretende auxiliar os estudantes das escolas públicas brasileiras a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Por meio de textos, videoaulas, simulados e jogos, a plataforma online adaptativa vai testar os conhecimentos dos candidatos para a avaliação.
Os alunos poderão fazer quatro simulados para identificar quais conteúdos já dominam e quais ainda é preciso estudar mais. Com base nessa avaliação, a plataforma vai sugerir um plano de estudos personalizado e o estudante receberá um novo programa a cada etapa. As notas serão calculadas conforme o formato do Enem. Além disso, a plataforma também permite que os professores acompanhem, em tempo real, o desempenho dos alunos.
A startup responsável pela iniciativa foi selecionada pelo Ministério da Educação – MEC, em 2013, por meio de edital. Atualmente, 11 secretarias de Educação fazem parte do programa (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins). Está em andamento a adesão das unidades de São Paulo, do Espírito Santo e do Distrito Federal.
A participação é gratuita, porém, na primeira etapa, somente escolas públicas dos estados parceiros e estudantes com convite terão acesso ao site. O convite pode ser solicitado no portal do projeto. A partir do dia 17 de julho, a plataforma estará aberta ao público, dispensando a necessidade de convites.
Presente no lançamento, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, José Francisco Soares, destacou a importância do uso das ferramentas digitais na educação. “Os jovens e as crianças de hoje já foram criados em outro ambiente, da máquina, do computador. Precisamos de ferramentas novas”, disse.
Com informações da EBC, do G1 e da Geekie Games

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!