⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

17/08/2025

Respeito: Caminho de resistência ao Bem Viver Por Maria Eliana de Lima | CRATO-CE

Jornalista Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de agosto de 2025

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @acb.crato

Maria Eliana de Lima

Diretora Financeira do Comitê Gestor da Associação Cristã de Base-ACB.

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri-URCA com Especialização em Teoria e Metodologia da História pela URCA.

Após um encontro norteado pela trajetória histórica da Associação Cristã de Base-ACB que tem sede no município de Crato-CE, Maria Eliana de Lima, uma das componentes do Comitê Gestor da referida instituição, deixou uma mensagem de reflexão a partir de um texto intitulado – “Respeito: Caminho de resistência ao Bem Viver”.

Vale salientar que o momento de socialização da trajetória histórica da ACB foi compartilhado a partir dos depoimentos dos associados fundadores – Maria do Socorro da Silva e Francisco de Assis Batista. O texto que vocês conferem a seguir foi elaborado após este encontro.

Por Maria Eliana de Lima

...hoje assistindo um documentário "O Ponto de mutação" e também, sobre o que aprendi há tempo, e em constante mutação (lembrei da canção "Como uma onda" de Lulu Santos) aliás, utilizada no encontro...

Então, me veio a reflexão sobre valores, incluindo "respeito”:

Pois bem: entendo, então que "Respeito não é algo que se pede, mas é algo que se impõe". e ao impor, não se trata de vitimismo, mas, condicionar-se à própria valorização de si.

Que em qualquer ambiente, incluindo o de trabalho, é possível não gostar de uma pessoa, não tolerar tal pessoa, mas, é preciso respeitá-la seja em qualquer condição ou por ser mulher, negra, LGBTQI+, idoso(a), Pcd, etc, ou posição hierárquica vertical, horizontal (sendo que todos(as) são iguais em necessidades,  complemento à tarefas, produtividade, importância).

E interessante, quando faz-se necessário "impor respeito, algo está falho, errado, pois respeitar, em português, significa "ter consideração, estima e deferência por algo ou alguém" sendo assim, não há seleção de pessoas ou balança com peso pendente a um só lado. Respeitar é equilibrar dimensões, é posicionar-se quando necessário, ter sinceridade e ser sincera em busca de endireitar distorções, buscar respostas na expressão coletiva, reconhecer este caminho como necessário.

Para tanto, é necessária escuta ativa no ambiente de trabalho que é mais do que somente ouvir, requer diálogo, "muitas conversas" (escutei essa frase recentemente), entender a construção de muitas mãos, feedback. E tudo isso conduz ao fortalecimento do ambiente, torna-se "produtivo, positivo" ocasiona relações interpessoais respeitosas, fortalecidas, melhor comunicação, lugar de iguais, com capacidade à criticidade, instrumento com essência construtiva. Respeitar o tempo e limites de cada um(a).

Num ambiente de trabalho, entender sobre funções, trabalho e relacionar à sentimentos, emoções, limite físico e mental.

É sobre cuidado...

É sobre experiências em constante reviravolta, em aprendizagem constante. E nenhuma sobressai à outra.

É sobre cada um(a) entender-se num coletivo criativo, autônomo, de um lado, mas, interdependentes, recíprocos num todo para o bem comum.

Será esse caminho o do "Bem Viver"?

É que não há "Bem viver" como dizia Paulo Freire, numa sociedade de visão "Tecnicista, bancária" em que tudo acontece de cima para baixo, em que uns colocam-se como centro movedores de tudo, os que sabem tudo, fazem tudo e os que não sabem nada, etc.

O documentário "O Ponto de mutação" reflete bem sobre essas tensões e aponta, como saída o caminho "holístico".

Nesse caminho, tudo se conecta, as partes caminham para um todo, integrado, relacionados, não se trata de unidade, mas, as diferenças entrelaçadas entre diversidade e adversidade em busca do todo para construção comum.

Esse é o sentido do respeito nesta adversidade e diversidade...

Um comentário:

  1. Gratidão! Dizer que esta página é importante demais como instrumento de informações, conhecimento e oportunidades. Nunca imaginei um dia está nesta página. Esse tema sobre Respeito, sugiro ser pauta corrente em todos os espaços de trabalho. Está no viés das relacões interpessoal, comunicação relacional. Seja lá o método. O importante é o respeito, dentre outros tantos valores positivos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!