Ubuntu Notícias

Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz

Nova Olinda-CE

Meu chão cearense

Seja um Apoiador

Confira os nossos Apoiadores

Cariri Oeste

Ceará

Ubuntu TV

Confira as nossas Edições em vídeo

⏩Porque todo dia é dia de UBUNTU 🌵Do Cariri Oeste cearense para o Mundo

31/05/2024

Poema A MAMÃE: CARINHO E GRATIDÃO de José Roberto Morais | ARARIPE-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 31 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

No seu ventre me gerou

Nove meses esperou

Aguardou com emoção

Me trouxe a luz dessa vida

Receba mamãe querida

Meu carinho e gratidão.

 

Mãe, sinônimo de amor

Um anjo bom, protetor

Bondoso, seu coração

Seus braços, minha guarida

Ofereço nesta vida

Meu carinho e gratidão.

 

Para mim, mamãe é tudo

Sou um eterno sortudo

Sua palavra, canção

Homenagem preferida

Numa folha colorida

Com carinho e gratidão.

 

Seu amor é mais sincero

Verdadeiro como quero

Por quem tenho devoção

Meu mundo sem ela é nada

Dedico nesta jornada

Mui carinho e gratidão.

 

Merece jus homenagem

Enaltecendo a imagem

É símbolo do perdão

Alimenta a esperança

Depósito de confiança

Paz, carinho e gratidão.

 

Mãe é símbolo da alegria

Uma terna companhia

A fonte da criação

A mãe brilha como luz

Seu carisma se traduz

Em carinho e gratidão.

 

Na sua cumplicidade

Fonte de honestidade

Os laços da proteção

No jardim é bela flor

Mãe, sinônimo de amor

De carinho e gratidão.

 

José Roberto Morais

Professor

Comemoração alusiva ao Dia das Mães abrilhanta o ambiente escolar em Fronteiras-PI

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 31 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @cetichicapereira

Com Informações de José Roberto Morais

Na manhã da sexta-feira (24), as comemorações alusivas ao dia das mães abrilhantou o ambiente escolar no CETI Francisca Pereira de Sousa Morais em Fronteiras-PI. Esse encontro festivo ocorreu no pátio da escola e contou com a participação do palestrante, professor Gilde Veloso, que resgatou em suas palavras as “marcas do tempo”, em um momento reflexivo e emocionante sobre as mudanças e passagem do tempo e as relações familiares.

Destacou hábitos esquecidos pela geração atual, que adepta às tecnologias, tornou as relações interpessoais em momentos efêmeros e descartou os valores humanos tão cultuados e praticados em anos idos do século XX. Além da palestra, houve um momento de homenagens com recitações de poemas para as mães, pela estudante Georjia Batista e o professor José Roberto Morais.

Em seguida, foram entregues medalhas aos discentes destaques no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) em 2023, nos componentes de língua portuguesa e matemática. Foram entregues 65 medalhas para 48 discentes. As medalhas separadas em duas categorias: “ouro” para o nível avançado e “prata” para o nível adequado. Alguns estudantes foram premiados nos dois componentes avaliados.

Destaca-se a discente, Luiza Clarice, que recebeu duas medalhas de ouro, e ressaltou que “as provas externas não são aplicadas apenas para benefício próprio da escola como muitos pensam, elas trazem outras oportunidades aos estudantes; como o SAEPI, avaliando seus conhecimentos e rendimentos a nível estadual, possibilitando um melhor desempenho até mesmo para a preparação dos vestibulares”, conclui a estudante da 2ª série, turma A.

Encerrando esse momento festivo para as mamães, foi servido um lanche que trouxe mais sabor à comemoração alusiva ao dia mais festejado do mês de maio.    

Chiquinho consagra-se campeão na Copa Tabira de Jiu Jitsu | ALTANEIRA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 31 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias   @sardanhasucuri

E o atleta Antônio Ionildo mais conhecido como Chiquinho consagra-se primeiro campeão na categoria e absoluto na Copa Tabira realizada em Tabira-PE. Ele que competiu no Jiu Jitsu faixa azul categoria até 70kg.

Este é atleta do Revira Black Team do Centro de Treinamento Cesar Sardanha Sucuri que funciona nos municípios de Nova Olinda e Altaneira. Neste campeonato, o mesmo, foi convidado pelo Anderson Silva da Academia Diniz Brothers de Juazeiro do Norte-CE.

30/05/2024

31ª edição da Missa da Colheita da Forania V da Diocese de Crato | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 30 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias      @jose.silvaerick

Com texto e imagens de José Erick da Silva

No último dia 26 de maio aconteceu na cidade de Santana do Cariri, a 31ª edição da Missa da Colheita da Forania V da Diocese de Crato. A missa da Colheita é uma celebração de Ação de Graças que reúne agricultores do campo e da cidade de diversas regiões circunvizinhas, a cada ano em uma cidade diferente dentro do território que compõe a forania V, que reúne as cidades de (Altaneira, Nova Olinda, Santana do Cariri, Potengi, Assaré, Antonina do Norte, Araripe, Salitre, Tarrafas e Campos Sales).

A celebração conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Movimentos Rurais, Secretarias, Cáritas Diocesana e grupos religiosos e políticos, com o intuito de celebrar a colheita e dar graças a Deus pelo inverno e também dar voz a agricultores muitas vezes desassistidos.

Na celebração estiveram presentes autoridades políticas e religiosas, dentre elas, o Prefeito Municipal Dr. Samuel Cidade, demais secretários e também o Padre Vileci Basílio Vidal, idealizador desta celebração que tinha como objetivo primeiro e principal reunir alimentos para distribuir às famílias carentes.

Na ocasião ele destacou a importância da preservação do meio ambiente. “O meio ambiente está nos dando sinais de que nossa ação humana está prejudicando o ecossistema e a biodiversidade de nosso planeta e principalmente de nosso País. O Rio Grande do Sul sofre com as enchentes, outras regiões sofrem com secas, e tudo isso é resultado da ação humana. Precisamos nos unir em apoio às vítimas do Rio Grande do Sul e também nos comprometer a cuidar de nossas terras, pois é dela que provém nosso sustento”, destacou o Padre Vileci em sua homilia.

O Padre Idemário, Pároco de Santana do Cariri, lembrou também que todas as ofertas da celebração de Corpus Christi desta quinta-feira (30), em todas as paróquias da Diocese, serão destinadas para ajuda humanitária no Estado do Rio Grande do Sul.

Caravanas de diversas cidades estiveram reunidas nesta bonita e significante celebração anual, levando e ofertando alimentos, frutos, legumes, e demais produtos cultivados em suas terras, e presentes no dia a dia da agricultura familiar. Padre Cicero da Silva, Vigário paroquial e Padre Ricardo, pároco da cidade de Assaré também estiveram presentes. A próxima edição será realizada na cidade de Assaré, no ano de 2025.

Nota de Pesar aos familiares e amigos do estudante Israel Pereira Ferreira Lima

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 30 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Através desta nota me solidarizo com os familiares e amigos do estudante Israel Pereira Ferreira Lima (21/09/2006 – 30/05/2024). Este que estava matriculado no 3º ano da EEMTI Padre Luís Filgueiras e residia no Bairro Vila Alta em Nova Olinda-CE. A missa de corpo presente será realizada na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, às 8h na Capela de São Pedro no Bairro Vila em Nova Olinda.

Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de luto. Israel que o Senhor Jesus Cristo te acolha! Deixo os meus sentimentos a todos!

27/05/2024

Carlo Acutis: papa reconhece novo milagre, e 'padroeiro da internet' virará santo

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 27 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Via O Globo

Ele foi beatificado em 2020 após a Igreja Católica reconhecer seu primeiro milagre; Acutis será o primeiro santo da geração Millennial

O papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a Carlo Acutis, um adolescente italiano de 15 anos conhecido como "padroeiro da internet" por seu trabalho de evangelização online. A decisão do pontífice abre o caminho para que Acutis seja canonizado, um processo pelo qual a Igreja Católica reconhece oficialmente uma pessoa como santa.

Quem é Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em Londres, mas viveu a maior parte de sua vida entre Milão e Assis, na Itália. Ele morreu em 2006 devido a uma leucemia fulminante. Conhecido por sua habilidade com a tecnologia, Carlo utilizava a internet para divulgar conteúdos cristãos, ganhando o apelido de "influenciador de Deus" e "ciberevangelista". Ele foi beatificado em 2020 após a Igreja Católica reconhecer seu primeiro milagre.

Confira o clipe de Indra Timóteo produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo | ARARIPE-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 27 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

A Farmacêutica, Entusiasta Cultural e Escritora, Indra Timóteo, Cadeira 16 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, mostra seu talento em clipe musical produzido com recursos federais oriundos do Ministério da Cultura - Lei Paulo Gustavo, no município de Araripe-CE.

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.

Indra Timóteo canta a música Frutificando de Flávio Leandro. As imagens e edição são de Clébio Rodrigues e produção da T.A Produções.

Confira o clipe a seguir:

E quem faz Aniversário hoje em Nova Olinda é o jovem Victor Moreira

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 27 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias     @ _victor_alencar_

E hoje celebramos a vida do jovem Victor Moreira em Nova Olinda-CE. Este que é graduando em Arquitetura e Urbanismo e é filho do casal Samara e Fabiano. Lembro de quando você era criança e tenho muito orgulho da pessoa maravilhosa que se tornou e já são 18 anos. Como o tempo passa rápido! Aproveita para realizar seus sonhos e fazer o mundo melhor com a sua bondade. Victor, parabéns, um feliz aniversário com muitas realizações e muitos anos de vida!

E quem também apaga as velinhas hoje é – Bia Oliveira, Cirlaedna Pereira, Emili Cordeiro, Regilania Sampaio, Rosa Lopes, Valberto Pereira – a quem deixo registrado os meus parabéns e votos de muitas felicidades, saúde e prosperidade!


26/05/2024

Fundação Araripe doa mudas para impulsionar o projeto de reflorestamento das áreas do Vale dos Buritis | SANTANA DO CARIRI-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 26 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias  @valedosburitisrppns

O Vale dos Buritis é formado por duas Reservas Particular do Patrimônio Natural-RPPN’s localizadas no Sítio Buriti em Santana do Cariri. É conhecido por suas belezas naturais e vasta vegetação de buritis, palmeiras características da região. Possui trilhas, fontes naturais e uma rica biodiversidade que está preservada e crescendo livre das ações humanas. O espaço está temporariamente fechado.

A Fundação Araripe doou cerca de 3.400 mudas para impulsionar o projeto de reflorestamento das áreas anexas às RPPNs do Vale dos Buritis. A área de plantio já está cercada e pronta para receber as novas mudas, que farão parte da RPPN Águas Naturais no vale. A doação da fundação contribuirá para restaurar o meio ambiente degradado e recuperar a fauna e flora locais. As mudas recebidas foram: visgueiro, aroeira, angico, faveira, ipê, jaqueira, cajueiro, murici, janaguba, podoia e pau-ferro. @fundacao_araripe



1º Encontro de 2024 dos acadêmicos da ALB/Seccional Regional Araripe-CE | CARIRI OESTE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 26 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @albararipe

No sábado (25), por volta das 8h foi realizado, o 1º Encontro de 2024 da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, no Centro de Referência de Assistência Social Padre Raimundo Araújo e Silva no município de Araripe-CE. A academia onde 10 municípios do Cariri Oeste têm assento, contou com as seguintes presenças no encontro: Adriano Sousa (Araripe), Aldemir Ribeiro (Altaneira), Antonio Hélio (Araripe), Corrinha Lino (Altaneira), Germá Martins (Tarrafas), Indra Timoteo (Araripe), Ionete Pereira (Araripe), Jesus Leite (Assaré), José Roberto (Araripe), José Saymon (Potengi), Lucélia Muniz (Nova Olinda), Luciana França (Nova Olinda), Maria de Fátima Amorim (Araripe), Pedro Cavalcante (Campos Sales), Rafael Braga (Araripe), Raimundinha Feitoza (Campos Sales), Sandro Cidrão (Santana do Cariri) e Vandir Alencar (Araripe).

Vale salientar que atualmente, a Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE conta com 39 acadêmicos, estando presentes no referido encontro, 18 acadêmicos dos 39. Logo na abertura do encontro, o Tesoureiro Sandro Cidrão, falou da importância dos pilares de sustentação de uma academia. “O primeiro pilar é a participação efetiva para a sustentação e honrar o compromisso, encorajando pela participação”, ressaltou. Este ainda ressaltou ser o segundo pilar, a contribuição financeira voluntária, seja através do pagamento de uma taxa mensal, contribuição espontânea, patrocínios, apoios institucionais.

O acadêmico, Antonio Hélio, falou da importância do acadêmico no contexto individual e coletivo, destacando regras e normas de participação com ênfase na formalidade e comunicação entre estes. Sugeriu um projeto onde os acadêmicos através de um programa possam estudar os literatos brasileiros.

O presidente, Adriano Sousa, entregou uma pasta com uma planilha de orientação, para que os presentes no encontro, elaborassem projetos a serem realizados com participação coletiva na execução em cada município.

A Diretora de Marketing, Tecnologias e Comunicação, Indra Timoteo, destacou o compromisso assumido quando convidados a integrar a ALB/Seccional Regional Araripe-CE. “Temos uma casa de oportunidades que fez despertar a Cultura nas pessoas, com expressão na sociedade. É preciso reaflorar a autoestima de ser acadêmico onde todos se sintam parte do fazer”, disse Indra.

O vice-presidente, Germá Martins, pontuou sobre a sugestão de projetos a serem executados em cada município. “Vamos elaborar projetos como identidade da nossa academia”, frisou.

Na ocasião, o acadêmico Jesus Leite, entregou alguns cordéis de sua autoria. Os acadêmicos foram presenteados com o Cordel “Xô Dengue! Xô Zika! Xô Chikungunya!” da autoria do mesmo. Este ainda sugeriu a realização de reuniões virtuais e momentos solenes para homenagear os acadêmicos.

Adriano Sousa convidou os acadêmicos a conhecerem o prédio “Atelier de Costura Janet”, local onde será a nova sede da academia, assim que forem feitos os reparos necessários para a instalação desta e com a devida autorização do poder público. Ainda anunciou que a Missa dos Patronos 2024, será realizada no dia 06 de julho às 9h em Itaguá no município de Campos Sales, localidade onde estão sepultados os restos mortais de Bárbara de Alencar.

O acadêmico Aldemir Ribeiro falou da importância do compromisso de todos para a realização da 2ª edição da Revista Acadêmica do Cariri Oeste com o Mestre Espedito Seleiro na capa, representando o município de Nova Olinda. Levou o primeiro exemplar do Livro Patronos III com sua diagramação. O livro a ser lançado em data não definida contém 240 páginas e a participação de 11 escritores. A referida obra é composta pela biografia dos patronos, fruto da pesquisa para apresentação e posse efetiva dos acadêmicos na academia. 

Aldemir que é artista plástico, recém graduado em Artes Visuais, presentou o presidente Adriano com um desenho do mesmo.

No encontro, Adriano Sousa, sugeriu a realização de mesa redonda com um tema relevante em cada área de atuação dos acadêmicos e com a participação de convidados da área para endossar. Falou de a abertura ser com a acadêmica Raimundinha Feitoza, biografa de Bárbara de Alencar, pois este ano temos o Bicentenário da Confederação do Equador.

O vice-presidente, Germá Martins, sugeriu o desenvolvimento de dois projetos. Primeiro um Concurso Literário em prosa e poesia, incentivando os novos escritores. Este seria realizado a nível municipal e regional com premiação em cada etapa para o 1º, 2º e 3º lugar. Em seguida falou de um projeto a ser desenvolvido ao longo dos próximos 09 anos – uma Feira Literária. Esta seria itinerante com oficinas, roda de conversa, mesa redonda, show musical e venda de livros. E cada município poderia se candidatar para receber a feira.

José Saymon, acadêmico de Potengi, falou da realização de projetos em parceria com o poder público e que anseia realizar a Comenda Dalmir Rodrigues, seu Patrono que tem destaque nas áreas da música e do esporte. O mesmo ainda irá lançar o livro “Reisados dos Caretas de Potengi”, elaborado a partir de uma pesquisa com os Caretas de Potengi, declarado Tesouro Vivo do Ceará em 2022.

Sobre o Projeto Quintal, realizado nas quintas-feiras na academia, Indra, sugeriu um novo formato para a continuidade deste, pensando numa realização mensal, como sarau, em parceria com as escolas.

Eu, Lucélia Muniz, representante do município de Nova Olinda na academia, levei a ideia de um projeto onde 10 mulheres negras de nosso município possam ser homenageadas no mês de novembro no Dia da Consciência Negra. Ficando para detalhar o projeto e entregá-lo a academia nos próximos dias.

A acadêmica, Luciana França, também representante do município de Nova Olinda, está elaborando um TCC sobre os escritores regionais na conclusão da graduação do Curso de Biblioteconomia. O TCC está sendo elaborado a partir do contexto abordado pelos escritores como cenas do cotidiano de cidades do interior. Falou que irá referenciar alguns escritores da academia como – Sandro Cidrão, Adriano Sousa, Germá Martins, Raimundinha Feitoza e Lucélia Muniz. Sugeriu o desenvolvimento de um projeto elaborado a partir de um Café Literário com formato a ser apresentado posteriormente, e com a possibilidade de ser itinerante.

O acadêmico Aldemir falou sobre a implantação do Museu da História de Altaneira com uma exposição inaugural com o tema: “Do ancestral ao contemporâneo”. Já o acadêmico Rafael Braga, destacou como projeto a realização de uma feira acadêmica e de se organizar um perfil de cada acadêmico a partir de suas áreas de atuação para a sugestão de palestrantes em ambientes culturais da região. Indra ainda destacou para se trabalhar o potencial turístico e cultural de cada município dando visibilidade através de visitas dos acadêmicos com ampla divulgação nos meios digitais.

Germá Martins anunciou que em breve acontecerá o lançamento do filme “Que Rádio é esse? 2” e que o romance “Benjamim e Açucena” vai virar filme também, pois este ganhou um edital para um longa metragem.

O acolhimento foi com um café da manhã, fomos presenteados com uma placa com nossa foto, recebemos flores em homenagem ao dia das mães, e concluímos o nosso encontro com um almoço e boas conversas. A arte do encontro se constrói com laços afetivos e significativos!

20/05/2024

NOVO FERIADO no Brasil entra em vigor após aprovação da Lei

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 20 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Com Informações de BM&C News

O Brasil acaba de ganhar um novo feriado nacional, marcado pela sanção da Lei 14.759/2023. O 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, foi oficialmente incorporado ao calendário de feriados em todo o território nacional.

O que significa esse novo feriado para o Brasil?

A oficialização do Dia da Consciência Negra como feriado nacional é um marco importante na história do Brasil, um país que ainda trava lutas constantes contra o racismo e a desigualdade social. Este dia tem como objetivo promover a reflexão sobre a resistência e as contribuições do povo negro na formação da sociedade brasileira. É também uma oportunidade para relembrar e honrar Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial e símbolo da resistência negra à escravidão.

Quem foram as figuras históricas homenageadas?

Zumbi e o Quilombo dos Palmares

Zumbi dos Palmares, cuja data de morte em 1695 deu origem ao feriado, é uma figura emblemática na história do Brasil. Sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares tornou-se um símbolo de resistência contra a opressão escravocrata. Este quilombo, localizado na atual região de Alagoas, foi um dos mais significativos espaços de liberdade existentes durante o período colonial e resistiu por quase um século.

1695: Zumbi dos Palmares é morto em combate, marcando a resistência contra a escravidão.

2011: O Dia da Consciência Negra começa a ser celebrado em todo o Brasil, porém não como feriado nacional.

2023: Lei 14.759 é sancionada, tornando o dia 20 de novembro um feriado nacional.

Dandara: uma liderança feminina

Além de Zumbi, o Quilombo dos Palmares contava com lideranças femininas expressivas, como Dandara, que lutou ao lado de Zumbi e teve papel crucial na resistência e estratégia militar do quilombo.

Qual a importância de tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional?

A transformação do Dia da Consciência Negra em feriado nacional, proposta pelo senador Randolfe Rodrigues e relatada por Paulo Paim, ambos destacando a necessidade de conscientização e luta contínua contra o racismo, é um passo fundamental para o reconhecimento e a valorização da história e cultura afro-brasileira. Esta medida busca não apenas celebrar, mas também instigar uma reflexão crítica sobre as injustiças históricas e atuais enfrentadas pela população negra no país.

Com a promulgação do novo feriado, espera-se que o 20 de novembro se torne uma data de profunda reflexão e ação em todo o Brasil. A celebração do Dia da Consciência Negra visa reforçar a diversidade cultural e a necessidade de igualdade racial, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Este é um momento de celebração e conscientização, uma oportunidade para todos os brasileiros se unirem na luta por direitos civis e respeito mútuo.

19/05/2024

Protetor de animais, Célio Studart, dá exemplo no resgate aos animais no Rio Grande do Sul

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias  @celiostudart

Célio Studart é deputado federal pelo Estado do Ceará, Protetor de animais e Advogado. O trabalho deste no resgate de animais no Rio Grande do Sul nos encheu de esperança, vendo suas doações e atuação direta. Uma frase muito recorrente em suas postagens é: “A palavra convence! O exemplo arrasta!”

E com certeza o exemplo dele ajudou a salvar muitas vidas de animais. Este doou um barco batizado com o nome de Caramelo, comprado com recursos pessoais, sem qualquer apoio do poder público.

Somente no primeiro dia o barco Caramelo - que agora está doado para a missão do herói @protetorcrismoraes e todos que ele consegue ajudar - já salvou muitas vidas e ainda segue salvando!

Relato

“Quando chegamos disseram que faltava barco e que seria quase impossível comprar algum... Disseram que não seria fácil e até aqueles que estavam alugando estavam cobrando uma fortuna. Mas eu tinha uma certeza no coração muito grande que iria conseguir comprar! Não foi fácil...! Tivemos que trazer de muito longe durante a madrugada para chegar aqui. Mas chegou… e chegou já salvando vidas preciosas que talvez não sobrevivessem mais nenhum dia no estado e local que estavam”, relata Célio Studart.

Durante o regaste dos animais este ainda incentivou outras pessoas a participarem também da ação e fez campanha para a adoção dos animais. “Adote! Dê uma chance ao amor!”, disse. O mesmo fez doação em dinheiro e destinou cerca de 08 toneladas de ração, sendo ainda voluntário no resgate dos animais.

Foi angustiante de ver em vídeos e postagens, a quantidade de animais em telhados, nadando para sobreviver, subindo em árvores, todos a espera de um resgate ou porque não dizer, de um milagre. Célio, espero que esta matéria chegue até você junto com o meu abraço e de meus pets, os gatinhos - Bill, Hanbal e Chico. Que Deus continue abençoando esta missão linda que você escolheu!

Jogadores do Ceará Sporting Club vestem uniforme em apoio a Associação Peter Pan | FORTALEZA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @associacaopeterpan

📸 Israel Simonton e Rapha Marques / Ceará SC

📷 Foto de reprodução: Instagram do clube

Na sexta-feira (10), o @cearasc vestiu a solidariedade ao entrar em campo com a camisa estampando ‘Ajude a Associação Peter Pan’. O resultado? Um verdadeiro golaço dentro e fora de campo, com muita alegria e um jogo vencido por 3x0. Parabéns ao Ceará Sporting Club pelo incrível desempenho e por, mais uma vez, apoiar a luta das crianças da Associação Peter Pan!

A Associação Peter Pan é uma ONG que apoia crianças e adolescentes com câncer e seus familiares. Apoie a Associação Peter Pan você também!

Conheça o Campeão Norte/Nordeste, recordista cearense e segundo do ranking brasileiro nos 10.000 metros rasos | ATLETISMO

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 19 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias    @escolaaeasadeatletismo

Atletas que estão escrevendo mais um capítulo na história da AEASA e do Atletismo cearense

PEDRO FERREIRA SILVA começou a escrever sua história há 04 anos. Assim como muitos atletas da nossa região, Pedro, sobrevive da agricultura, junto aos seus familiares. Este viu no Atletismo algo que poderia mudar a sua história.

Aos poucos e à custa de sua "excepcional disciplina tática” vem galgando degrau a degrau em sua carreira. Pedro Ferreira 2021: 10.000 metros rasos (33.42); 5.000 (16.28) 10 Km (32.56). Pedro Ferreira 2024: 10.000 metros rasos (30.16); 5.000 (15.03); 10 km (30.59); meia maratona (01.08.22).

Pedro Ferreira Silva, é a "cara da AEASA". Mesmo com as dificuldades do dia-a-dia, sem patrocínio específico, mas, com a simplicidade de sempre, tem muita vontade e faz a diferença, mostrado QUE É POSSÍVEL!

E assim a AEASA, com seu Corpo Técnico, Diretores dedicados e atletas diferenciados, tem feito o seu papel social.
AEASA - Projeto Social "Centro de Formação Loterias Caixa" Escolinha de Atletismo Soldadinho do Araripe, formando campeões na vida e no esporte.

14/05/2024

Aula de Campo na Rádio Casa Grande FM | NOVA OLINDA-CE

Jornalista Lucélia Muniz – Reg 0004886/CE

Ubuntu Notícias, 14 de maio de 2024

@luceliamuniz_09     @ubuntunoticias

Na terça-feira (07), e na quinta-feira (09), estudantes do componente curricular Cultura Digital, numa aula de campo, juntamente comigo, estiveram presentes na Rádio Casa Grande FM e fomos recebidos pelo Diretor Cristiano Sousa. A referida rádio é um equipamento da Fundação Casa Grande localizada à Avenida Jeremias Pereira, 444, no Centro de Nova Olinda-CE.

Foto - Samuel Melo

“A cultura digital pode ser definida como o conjunto de práticas, costumes e formas de interação social as quais são realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação”.

Foto - Luyziane Ferreira

O objetivo da referida aula de campo foi proporcionar aos estudantes o contato com um meio de difusão da comunicação em nosso município. Um equipamento criado por volta do ano de 1993 e que conta com um repertório musical educativo e cultural, tendo a frente dos programas ofertados pela rádio, as crianças que fazem parte da Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri.

Foto - Luyziane Ferreira

Os estudantes que participaram da aula são das turmas do 1º ano da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda. Na ocasião, eu enquanto professora, também estava conhecendo como funciona a Rádio Casa Grande FM e sua história de atuação em nosso município.

Foto - David Wellisson

A frequência da rádio é 104,9 e tivemos a oportunidade de acompanhar dois programas – Arrepiando o Rap e o programa Seu Luiz e o Sertão. O Wesley de 12 anos estava na locução do programa Arrepiando Rap e o Cristiano na locução do programa Seu Luiz e o Sertão. Esta funciona como uma rádio comunitária e seu alcance vai da área urbana até os arredores desta.

A rádio é gerida através de um conselho formado por instituições da sociedade civil de Nova Olinda e é a única rádio comunitária deste município. Ela não pode funcionar online, pois funciona numa frequência modular FM através de um transmissor. Funciona com um transmissor conectado ao computador e uma mesa de som. Seu slogan é “A rádio que educa”.

A Rádio Casa Grande FM está no ar no horário das 7h às 20h com um repertório de sertanejo raiz, vozes femininas, Luiz Gonzaga, rock, mpb, músicas infantis, dentre outras, tendo como Gerente uma criança, a Maya.

Foto - Luyziane Ferreira

Cristiano Sousa que nos recepcionou é graduado em Geografia e pós-graduando em Arqueologia Social Inclusiva, e este é ex-aluno da escola Padre Luís Filgueiras. O mesmo já foi líder de sala, presidente de Grêmio Estudantil, leitor da biblioteca escolar, e participou de diversos projetos da referida instituição de ensino. “De fato a gente é, o que a gente escolhe ser, e daquilo que a gente planta durante a nossa estadia na escola”, ressaltou.

Foto - João Vitor Sousa

Vale ressaltar, que o espaço onde funciona a rádio, também faz homenagem a uma pessoa, assim como os demais espaços da Fundação Casa Grande. Trata-se da Sala Zefa Coan com a seguinte frase: “A voz de ouro de Nova Olinda”. Dona Zefa foi uma cantora nova-olindense que residia no Bairro Vila Alta e sonhava em ouvir suas músicas na rádio.  

Foto - Vitoria Kaiza Silva

Na ocasião, a estudante Bianca Cavalcante, fez uma participação no Programa Arrepiando Rap, falando sobre a importância do uso responsável das redes sociais. Eu, a Professora Lucélia Muniz, falei sobre a definição de Cultura Digital e sobre a importância de estarmos conhecendo a Rádio Casa Grande FM.

O acervo mantido pela rádio chamou a atenção dos estudantes pelo material preservado nesta, a exemplo de fitas k7, discos de vinil, DVDs e uma radiola. Grande parte do acervo advém de doações e está em exposição na sala onde funciona a rádio.