Serviço
Assessoria Contábil
Endereço
Rua Duque de Caxias, 379
Centro
Em Santana do Cariri-CE
Contato
(88) 9 9781 5482
(88) 9 9651 0687
E-mail
mari.landim@yahoo.com.br
gilcontabilidade.sc@gmail.com
Administrado pela Jornalista Lucélia Muniz
Meu chão cearense
Confira os nossos Apoiadores
Ceará
Confira as nossas Edições em vídeo
para o Mundo
Serviço
Assessoria Contábil
Endereço
Rua Duque de Caxias, 379
Centro
Em Santana do Cariri-CE
Contato
(88) 9 9781 5482
(88) 9 9651 0687
E-mail
mari.landim@yahoo.com.br
gilcontabilidade.sc@gmail.com
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 31 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @albararipe
Fotografia - Clebio Rodrigues
A Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE comemorou neste último sábado (28), o sétimo ano de sua fundação como entidade lítero-cultural. A nova diretoria, empossada em 14 de outubro, acolheu a todos os acadêmicos que puderam comparecer ao evento, em clima de grande alegria.
A programação contou com um "chá das cinco" na sede da Academia de Letras que foi servido aos acadêmicos e seus acompanhantes, autoridades e amigos mais próximos.
Na oportunidade, foi descerrada a fotografia da Presidente Antonia Lucia Nunes de Alencar Almeida (2019-2021 | 2021-2023) na Galeria dos Presidentes ALB. O ato foi saudado pelo Acadêmico Antonio Hélio da Silva, que foi seguido pelo discurso do músico Paulo Fabiano. O vice-presidente Germá Martins parabenizou a diretoria anterior e falou sobre os desafios da caminhada proposta pela nova diretoria.
O primeiro momento, iniciado às 17h, estendeu-se até às 19h. Em ato contínuo, todas as pessoas presentes na Sede ALB seguiram para o Cine-Teatro Governador Miguel Arraes de Alencar, aonde aconteceria o show musical ofertado ao público em geral. O show contou com o cantor Luiz Carlos Salatiel, acadêmico ALB; Damião Luiz, cantor residente em Araripe e Indra Dias Timóteo, também acadêmica ALB.
O segundo momento no cine-teatro foi de muita alegria. A plateia acompanhou os cantores nas suas apresentações e demonstrou grande carinho com a equipe organizadora do evento.
Ao final, o presidente Adriano Sousa pediu que todos os músicos da noite se reunissem no palco para juntos cantarem parabéns para a Academia. Enquanto os músicos organizavam-se no palco o presidente agradeceu aos apoiadores e a todos os que puderam estar presentes ao evento. O vice-presidente Germá Martins também usou a palavra em agradecimento a todos os que contribuíram para a construção de tão belo evento. O discurso foi seguido pelos parabéns e todos se despediram em clima de muita alegria.
“Aquele aniversário que deixa todo mundo feliz! O aniversariante,
a academia, pelas presenças e os presentes... Momentos como esses enchem nossas
almas e nos fazem ter a certeza de estarmos no lugar e com as pessoas certas.
Feliz por compartilhar isso com vocês. Parabéns por toda organização à
diretoria e aos demais envolvidos. São muitos detalhes e muito trabalho para
que um evento como esse seja um sucesso, como foi”,
destacou Indra Dias Timóteo.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 30 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Em parceria com a Fundação Casa Grande, Fecomércio CE, por meio da Unidade Sesc Juazeiro do Norte e Crato, apresentamos o espetáculo "CAR12 - A Grande Viagem" do Grupo Trigo Limpo Teatro ACERT- Tondela, Portugal, com André Cardoso e Miguel Cardoso.
CAR12 é uma viagem de um duo num veículo cheio de surpresas! Uma andança divertida onde, da forma mais inusitada e virtuosa, surgem sons e melodias que são paisagens sonoras criadas pela execução musical de instrumentos inventados e construídos. Uma dramaturgia mágica, humorada e comovente. Enfim, a palavra escondida simbolicamente nos silêncios, sons, gestos, e atitudes teatrais dos intérpretes.
📍 31/10 - 19h: CAR12 - A Grande Viagem - Teatro Violeta Arraes, Fundação Casa Grande - Nova Olinda – CE.
🆓 O Espetáculo
é gratuito e aberto ao público.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 30 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @luizcarlossalatiel
O músico Luiz Carlos Salatiel recebe o título de cidadão cratense outorgado pela Câmara Municipal de Crato-CE e passa a ocupar uma cadeira no Instituto Cultural do Cariri-ICC, cujo patrono é Waldemar Garcia que tem uma história ligada à música, ao teatro e às artes plásticas.
LUIZ CARLOS BARBOSA SALATIEL DE ALENCAR nasceu em Araripe-CE, no dia 23 de abril de 1953. Filho de Carlos Salatiel de Alencar, político e agricultor e de Maria Emilia de Alencar Barbosa, educadora e mãe de doze filhos. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pernambuco e na Universidade Federal do Ceará graduou-se em Letras.
É membro fundador da Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, onde ocupa a Cadeira 20, tendo como patrona a sua genitora Maria Emília de Alencar Barbosa. É casado com Francisca Carminha Monteiro de Lima Salatiel de Alencar, advogada, Profa. Mestre e Doutoranda da Universidade Regional do Cariri–URCA.
Luiz Carlos Salatiel é artista e militante cultural do Cariri
cearense com atuação desde os anos 1960, seja como produtor, como artista, com
incursões na música, no teatro e no cinema e tem um vasto currículo artístico.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 29 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @espeditoseleirooficial
Espedito Veloso de Carvalho nasceu no dia 29 de outubro de 1939 no município de Arneiroz-CE. Seguiu os passos de seu pai no trabalho com o artesanato em couro passado de geração em geração. Aos 08 anos de idade já fez um bauzinho de couro para sua mãe guardar as joias. Veio morar em Nova Olinda aos 11 anos de idade e adotou nosso município como sua terra natal e também foi adotado pelos nova-olindenses que o admiram, tem grande consideração e reconhecem o seu trabalho.
De Designer do Couro às passarelas da moda, o que encanta mesmo é a alegria e o acolhimento que o Mestre Espedito Seleiro proporciona a todos que vem o visitar. Ao lado do Memorial Espedito Seleiro/Museu do Ciclo do Couro é possível visitá-lo em sua oficina com um sorriso largo no rosto, pronto para conversar e nos acolher com alegria. Este é o Mestre Espedito Seleiro conhecido internacionalmente por levar o nosso Cariri para o mundo através de seu trabalho.
Hoje o parabenizo por esta data tão especial! Que Deus o abençoe
com muita saúde e realizações! Parabéns Mestre Espedito Seleiro!
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 28 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @albararipe
A Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE é uma entidade regional que congrega personalidades culturais do Cariri Oeste com sede na cidade de Araripe-CE. O objetivo da academia é zelar pelo patrimônio histórico e literário do Cariri Oeste. A Seccional Regional Araripe congrega atualmente 09 municípios: Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Potengi, Araripe, Campos Sales, Salitre, Tarrafas e Assaré.
Foi fundada em 02 de julho de 2016 e instalada em 28 de outubro de 2017 como entidade civil sem fins lucrativos, vinculada à Academia de Letras do Brasil/Seccional Ceará (ALB-CE), à Academia de Letras do Brasil (ALB-Nacional) e à I Academia Mundial da Ordem de Platão, nas quais se inspira seus ritos, exemplos e atuações.
Tem como Patrona, a Escritora Imortal Elizabeth Antão de Oliveira Lima. O Presidente para a Gestão do biênio (2023-2025) é o acadêmico Francisco Adriano de Sousa que ocupa a Cadeira 02. Escritor, Poeta, graduado em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA.
E como Vice-presidente, Germá Martins dos Santos, Cadeira 26. Escritor, Poeta, Mestre em Letras pela Universidade Regional do Cariri-URCA.
Sobre os Acadêmicos
Estes são pessoas ligadas a valorização da cultura: Escritores, Entusiastas culturais e benfeitores da sociedade. Muito embora seja uma academia de Letras os seus Acadêmicos estão divididos em três categorias: os escritores, os notáveis (em qualquer área do conhecimento) e os entusiastas culturais.
A Seccional Regional Araripe-CE conta atualmente com 40 Cadeiras sendo que cada cadeira é nomeada por um Patrono. Escritores, professores, poetas, músicos, entusiastas culturais e cidadãos de indiscutível prestígio na sua área de formação/atuação. Todas as Cadeiras da ALB/Araripe-CE têm assento perpétuo e os seus acadêmicos apresentam-se com um Fardão Representativo.
Nova Olinda tem 03 acadêmicas com assento na ALB/Seccional
Regional Araripe-CE:
Da esq. para dir. - Lucélia Muniz, Andréia Teles e Luciana França
Luciana Muniz da França (Cadeira 17)
Patrona - ANTONIA TELES BARBOSA (Francy Teles)
Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino
(Cadeira 19)
Patrona – JOSEFA MATOS CORDEIRO DE CARVALHO
E eu, Lucélia Muniz da França (Cadeira 35)
Patrona – MARIA CONSTÂNCIA DA FRANÇA MUNIZ
Para maiores informações sobre a referida academia clique AQUI.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 27 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @secult_no
Arquivo de imagens – Secult Nova Olinda
Na quinta-feira (26), foi realizado no Teatro Violeta Arraes, a 4ª Conferência Municipal de Cultura (CMC) do município de Nova Olinda-CE através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A conferência contou com Ranilson Silva como Mestre de Cerimônia e teve como tema – “Democracia e Direito à Cultura”. Na abertura a Banda Municipal de Música Antonio Fabrício com o Maestro Paulo Diniz executou o hino nacional e o municipal. Estiveram na mesa de abertura da conferência o Secretário de Cultura Willyam Luxo; o Prefeito Ítalo Brito; a Vice-prefeita Marieta; e o Mestre Espedito Seleiro.
O Secretário de Cultura Willyam Luxo ressaltou a importância da atualização do Plano Municipal de Cultura para os próximos 10 anos e deu por aberta, a conferência. O evento ainda contou com a apresentação do Reisado da Mestra Angelina e com as presenças de vereadores, secretários municipais, estudantes, artesãos, representantes da ALB/Seccional Araripe-CE, mestres da cultura, lideranças comunitárias, funcionários públicos, cordelistas, agricultores, dentre outros.
Na ocasião foi assinado pelo prefeito municipal e testemunhas, o decreto a cerca da aplicação da Lei Paulo Gustavo no município de Nova Olinda. Logo em seguida, contamos com a apresentação de um cordel feito pela Cordelista Alda Cordeiro.
A conferência ainda contou com a entrega do Certificado de Ordem ao Mérito Cultural oportunizado pelo Conselho Municipal de Cultura e entregue aos seguintes Mestres da nossa cultura – o agricultor Zé Artur; a artesã Dona Dinha; Angelina Umbelina do reisado; o Designer do Couro Espedito Seleiro; e Alemberg Quindins fundador da Fundação Casa Grande.
Após esta ocasião foi feito um momento festivo já em comemoração ao aniversário do Mestre Espedito Seleiro com música executada pela banda municipal e bolo confeitado com detalhes que remetem a arte do mestre.
Já no final da manhã, conferimos uma palestra com Alemberg
Quindins e na sequência a leitura do Regimento Interno norteador da conferência
que contou com 06 eixos:
- Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de
Cultura;
- Democratização do acesso à cultura, Territórios e Participação
Social;
- Identidade, Patrimônio e Memória;
- Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Sexualidade,
Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
- Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
- E, Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Cada eixo foi debatido por um grupo através de um mediador e
destes foram elaboradas ações/propostas colocadas em votação. Representarão o
nosso município na Conferência Estadual de Cultural, os seguintes delegados –
Denir Duarte do Grupo Deixa de Teatro; Paulinha do Projeto Biblioteca em Minha
Casa; a Professora Kênia Saraiva; o Produtor Cultural Nyck Wállace; Andréia
Teles, professora e acadêmica da ALB/Seccional Regional Araripe-CE; e o
Assessor Administrativo Kelvi Dias.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 25 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Na noite desta quarta-feira (25), familiares de uma criança nova-olindense que tem laudo de autismo fizeram contato comigo e solicitaram o relato de uma situação ocorrida na sexta-feira (20). A criança autista de 10 anos de idade sofreu uma situação de pânico e chorou desesperadamente, após outra criança de 13 anos de idade lhe proferir frases de imposição de medo e pânico. A criança não esboça reação física e chora desesperadamente.
No vídeo a criança de 13 anos se diverte com a situação e filma. Este ainda veicula o vídeo nas redes sociais. A partir desta exposição nas redes sociais, os familiares da criança autista tomaram conhecimento da situação.
A criança autista reside no Sítio Baixa Grande e estuda no Distrito Triunfo, fazendo uso do transporte escolar. No vídeo não é possível ver a interferência nem do motorista do transporte escolar nem de outra pessoa para conter a situação que para a família aparenta ser recorrente.
Os familiares da criança autista já fizeram contato com a direção
da escola onde este estuda e também com a Secretaria Municipal de Educação de
Nova Olinda. Estes esperam que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 25 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Com Informações do @nicbr
Pesquisa, lançada nesta quarta-feira (25), mostrou que uma proporção maior das crianças acessou a rede pela primeira vez até seis anos de idade; estudo mostrou, ainda, que a busca por informações relacionadas à saúde e ao bem-estar cresceu nesta edição da pesquisa.
A idade do primeiro acesso à Internet por crianças brasileiras vem se antecipando nos últimos anos. A TIC Kids Online Brasil 2023, lançada nesta quarta-feira (25), mostrou que 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à rede na primeira infância, ou seja, até os seis anos de vida. A título de comparação, na edição de 2015, essa proporção era de 11%.
Conduzida desde 2012 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Kids Online Brasil apresenta as tendências quanto ao acesso e ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) pela população brasileira com idade entre 9 e 17 anos. A edição de 2023 foi lançada durante o 8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, realizado pelo NIC.br e CGI.br.
“A pesquisa mostra tendência crescente de uso da Internet já na primeira infância. Esse fenômeno reforça a necessidade de dados robustos acerca das oportunidades e dos riscos online vivenciados por crianças e adolescentes, que orientem políticas e ações voltadas à garantia dos seus direitos e proteção”, aponta o gerente do Cetic.br|NIC.br, Alexandre Barbosa.
Atualmente, 95% da população de 9 a 17 anos é usuária de Internet no país, o que representa 25 milhões de pessoas. O celular foi apontado como um dispositivo de acesso para 97% dos usuários, sendo o único meio de conexão à rede para 20% dos entrevistados. Os dispositivos: telefone celular, televisão, computador e videogame. Considerando-se somente as classes DE, essa proporção chega a 38%.
“Limitações na disponibilidade de dispositivos podem restringir os benefícios e ampliar as desigualdades entre indivíduos em diferentes contextos socioeconômicos. No Brasil, o celular ainda é o único dispositivo para conexão à Internet para parcela importante de crianças e adolescentes, sobretudo das classes DE”, explica Barbosa.
O acesso à Internet pela televisão tem aumentado ano a ano entre crianças e adolescentes de todos os estratos sociais. Neste ano, a porcentagem de conexão à rede pela televisão chegou a 70%, sendo que a proporção é de 88% entre os pertencentes às classes AB, 75% para a classe C, e 54% para as classes DE. Em 2019, 43% se conectavam via TV; em 2022, 63%.
Já o uso de computadores para acesso à rede para esta faixa etária permaneceu estável (38%) em relação a 2022 (43%). Pouco disponível para os usuários das classes DE (15%), segue predominando nas classes AB (71%) – na classe C é utilizado por 41%.
Atividades online realizadas por crianças e adolescentes
Segundo a pesquisa, 88% da população brasileira de 9 a 17 anos disse manter perfis em plataformas digitais. Entre 15 e 17 anos, a proporção foi de 99%. Pela primeira vez, a TIC Kids Online Brasil coletou dados sobre o uso do YouTube. Conforme o levantamento, 88% das crianças e adolescentes ouvidas tem acesso à plataforma de vídeos online. Já 78%, disseram ter WhatsApp, 66% ter Instagram; 63% TikTok e 41% Facebook.
O Instagram (36%) é a plataforma mais usada pelos usuários de Internet de 9 a 17 anos, frente ao YouTube (29%); TikTok (27%) e o Facebook (2%). Nas faixas de 9 a 10 anos e de 11 a 12 anos, o YouTube lidera com 42% e 44%, respectivamente. Já nas faixas de 13 a 14 anos (38%) e de 15 a 17 anos (62%), predomina o uso do Instagram.
“A proporção de crianças e adolescentes que declaram assistir a vídeos online cresceu ao longo da série histórica da pesquisa. Plataformas digitais voltadas ao compartilhamento e a criação de conteúdos multimídia são usadas por quase a totalidade de usuários de 15 a 17 anos”, comenta Luísa Adib, coordenadora da pesquisa TIC Kids Online Brasil.
Saúde e bem-estar
A pesquisa deste ano voltou a investigar o uso da Internet na busca de informações relacionadas à saúde e ao bem-estar entre a população de 11 a 17 anos – o tema apareceu pela primeira vez na edição retrasada. De 2021 para 2023, todos os indicadores foram reportados por uma parcela maior dos entrevistados.
Mais da metade (58%) reportou que teve contato com publicações sobre formas de se obter “uma alimentação saudável, informações sobre dietas ou refeições saudáveis” (contra 43% em 2021); 45% tiveram contato com informações sobre exercícios, esportes ou como entrar em forma (contra 28%) e 34% com informações sobre seus sentimentos, sofrimento emocional, saúde mental ou bem-estar (contra 29%).
Metade (50%) relatou que a Internet os ajudou a lidar melhor com algum problema de saúde (39% em 2021).
Contato com publicidade e propaganda online
Pela primeira vez, a pesquisa coletou, numa mesma edição, dados sobre habilidades digitais críticas e indicadores relacionados com consumo. O estudo revelou que 78% dos usuários de 11 a 17 anos concordam que empresas pagam pessoas para usar seus produtos nos vídeos e conteúdos que publicam na Internet, enquanto 59% disseram que assistiram a vídeos de "pessoas ensinando como usar algum produto" e de "pessoas abrindo a embalagem de algum produto".
"Apesar de crianças e adolescentes concordarem que pessoas são pagas para falar sobre produtos, nem sempre reconhecem que estão diante de uma comunicação mercadológica quando veem vídeos, no ambiente online, com pessoas usando ou abrindo embalagens de produtos", destaca Adib.
O estudo mostra ainda que 50% dos usuários de 11 a 17 anos pediram aos responsáveis a compra de algum produto, após contato com propaganda ou publicidade, e somente 28% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos têm pais, mães ou responsáveis que afirmam utilizar “filtros” ou configurações que restrinjam o contato com propaganda na rede.
Roupas e sapatos (60%) foi a categoria de produtos mais vista em publicações online, seguida por equipamentos eletrônicos (52%), comidas e bebidas (49%), maquiagens e outros produtos de beleza (45%) e videogames ou jogos (41%). Publicações com roupas e sapatos foram vistas por 72% das meninas e 48% dos meninos. Já as sobre videogames ou jogos foram vistas por 26% das meninas e 56% dos meninos. Ainda conforme o levantamento, 46% dos usuários de Internet de 15 a 17 anos reportaram seguir página ou perfil de algum produto ou marca.
Habilidades digitais
Assim como na edição anterior, a TIC Kids Online Brasil 2023 investigou a percepção de crianças e adolescentes sobre habilidades digitais que eles entendem possuir. De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados disseram ser “verdade” ou “muito verdade” que sabiam escolher que palavras usar para encontrar algo na Internet. O percentual daqueles que reportaram que sabiam verificar se uma informação encontrada na rede estava correta foi menor (58%).
Quase metade (47%) dos usuários nessa faixa etária concordou que todos encontram as mesmas informações quando pesquisam coisas na Internet e, para 40%, o primeiro resultado da pesquisa na rede é sempre a melhor fonte de informação.
"Há mais de uma década, a TIC Kids Online Brasil tem auxiliado governo e sociedade a compreender hábitos de crianças e adolescentes brasileiros na Internet, e como esses hábitos vêm se transformando ao longo do tempo. Seus indicadores são referência para a elaboração de políticas públicas na área", destaca Renata Mielli, coordenadora do CGI.br.
Sobre a pesquisa
A 10ª edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil entrevistou presencialmente 2.704 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos, assim como seus pais ou responsáveis, em todo o território nacional. As entrevistas aconteceram entre março e julho de 2023.
A TIC Kids Online Brasil está alinhada com o referencial metodológico do projeto Global Kids Online, coordenado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e com a rede Kids Online América Latina.
A lista completa de indicadores pode ser conferida em https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/indicadores/
Já para rever o painel de lançamento da pesquisa, acesse https://www.youtube.com/watch?v=v8-CkzBzlA8. O Cetic.br disponibiliza, ainda, os microdados da 10ª edição do estudo para download, além das tabelas completas de proporções, totais e respectivas margens de erro em: https://cetic.br/pt/pesquisa/kids-online/microdados/.
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br|NIC.br é, também, um Centro Regional de Estudos sob os auspícios da UNESCO, e completa 18 anos de atuação em 2023. Mais informações em https://cetic.br/.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br/), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br/) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/.
Weber Shandwick
Ana Nascimento - anascimento@webershandwick.com -
(11) 98670-6579
Assessoria de Comunicação – NIC.br
Carolina Carvalho - Gerente de Comunicação - carolcarvalho@nic.br
Thiago Santiago - Coordenador de Comunicação - santiago@nic.br
Lucélia Muniz
Ubuntu Notícias, 25 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09
@ubuntunoticias @bia.queenbee
E quem também apaga as velinhas
hoje é – Alexandre Fernandes Gomes, Geneva Maria, Girlânia Barbosa, Lucas
Sokulski Teixeira, Selminha Cordeiro, Valdenia Belizario – a quem deixo
registrado os meus parabéns e votos de muitas felicidades, saúde e
prosperidade!
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 25 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Com Informações de Juracildo Fernandes, colaborador e apoiador
deste veículo de comunicação
O Instituto Bevenutto com fundação na cidade de São Paulo, tendo à frente filhos de Santana do Cariri-CE, fez recentemente doações de material pedagógico e brinquedos (piscinas de bolinhas) para Creches no município de Santana do Cariri. As piscinas foram para as Creches dos Distritos Brejo Grande e Anjinhos, o material pedagógico para o CEI Maria Luiza de Sousa na sede, e para o CEI Maria Alaide na Inhumas e Anjinhos.
O Instituto vem costumeiramente contribuindo na área social em
Santana do Cariri, principalmente com as crianças. O núcleo administrativo do
Instituto através do seu presidente Francisco Bevenutto e da Coordenadora Josy
Maria tem a maior satisfação em ajudar a proporcionar alegria as crianças.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 23 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @espeditoseleirooficial
No domingo, dia 29 de outubro, temos a grata satisfação de estar comemorando o aniversário do nosso Mestre Espedito Seleiro. Na oportunidade será celebrada a Renovação do Sagrado Coração de Jesus e Maria a partir das 18 horas.
Desde já agradeço pelo convite! Vamos celebrar com alegria esta
data tão especial.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 23 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @peluis_plf
Na sexta-feira (20), os estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral, Maria Hyunara Alves Franca (2ºD) e Erik Henrilly Rodrigues (2ºC) ministraram 02 aulas sobre Biodiversidade e tecnologia na Eletiva Construindo uma Escola Sustentável ofertada para os estudantes do 1º ano. Os referidos estudantes são da EEMTI Padre Luís Filgueiras e atuaram como multiplicadores do conhecimento para os estudantes da mesma instituição de ensino.
Hyunara faz parte do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Secretaria Estadual de Meio Ambiente; e Erik é da Comissão do Selo Escola Sustentável na instituição onde estuda.
Na ocasião, estes ministraram a aula e em seguida aplicaram uma atividade sobre o conteúdo abordado. Começaram fazendo uma definição de Biodiversidade como sendo “a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos dos quais fazem parte”.
Ainda definiram Biotecnologia como a tecnologia baseada nas ciências biológicas, em qualquer nível: Molecular, Celular, Morfológico, Ecológico, Biodiversidade, Reprodução e genética.
Estes ainda fizeram referência com Exemplos de Biodiversidade - a diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas. A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
Um aspecto muito importante citado pelos estudantes Hyunara e Erik foram as principais ameaças à biodiversidade como o desmatamento, a exploração excessiva de recursos, a presença de espécies invasoras e a contaminação. Como a tecnologia pode ajudar a preservar a biodiversidade? Estes citaram dentre as possibilidades de preservação ambiental através da tecnologia, as fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica.
Concluíram
o momento com uma Atividade proposta elaborada a partir do conteúdo abordado. Aproveito
para agradecer a valiosa contribuição dos estudantes, Hyunara
e Erik, e também os parabenizo pela escolha do tema – Biodiversidade e
tecnologia – que nos proporcionou um diálogo importante e significativo para a
nossa realidade e sobre a vida no planeta.
Lucélia
Muniz
Ubuntu
Notícias, 22 de outubro de 2023
@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias
Como já sabemos a África é um continente enorme e diversificado, são mais de 1.300 grupos étnicos mais de 2 mil línguas, e nesta imensidão encontramos várias filosofias de vida, que nos remetem a uma profunda reflexão de sabedoria.
As filosofias africanas englobam uma grande diversidade de sistemas de pensamento, crenças e tradições filosóficas que se desenvolveram ao longo de milhares de anos em todo o continente africano. É importante notar que a África é um continente vasto e diverso, com uma multiplicidade de culturas, etnias e línguas, o que resulta em uma ampla variedade de filosofias e tradições filosóficas. Neste artigo em específico vamos nos basear em apenas dois conceitos que nos remetem a filosofias dos povos africanos.
𝐔𝐁𝐔𝐍𝐓𝐔
Ubuntu é uma das filosofias africanas mais conhecida ao redor do mundo, esta filosofia tem suas raízes na África subsaariana, especialmente na região sul do continente. Essa filosofia enfatiza a importância das relações humanas, da empatia e da comunidade.
Um dos princípios fundamentais do UBUNTU é a ideia de que "𝒆𝒖 𝒔𝒐𝒖 𝒑𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒏𝒐́𝒔 𝒔𝒐𝒎𝒐𝒔", destacando a interconexão entre todos os seres humanos. A filosofia do Ubuntu destaca que a nossa individualidade e humanidade estão intrinsecamente ligadas à nossa interação com os outros. Ela promove a ideia de que, para alcançar a realização pessoal, é essencial reconhecer e nutrir a nossa conexão com os outros e contribuir para o bem-estar da comunidade.
𝒇𝒊𝒍𝒐𝒔𝒐𝒇𝒊𝒂 𝑼𝒃𝒖𝒏𝒕𝒖
- 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒄𝒉𝒂𝒗𝒆𝒔:
• 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚:
O Ubuntu reconhece que todos os seres humanos estão interligados e que as ações
de um indivíduo afetam a comunidade como um todo.
• 𝐄𝐦𝐩𝐚𝐭𝐢𝐚:
O Ubuntu incentiva a empatia e o respeito pelos outros. Ele nos lembra da
importância de entender as perspectivas e os sentimentos dos outros.