12/07/2022

XX Festival Junino de Altaneira 2022 - Recordando a vida e obra do Mestre Elison Laurentino | ALTANEIRA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 12 de julho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @prefeituradealtaneira

O Governo Municipal Altaneira nas Mãos do Povo através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude realizou neste mês de julho o XX Festival Junino de Altaneira 2022 com uma homenagem mais que especial - Recordando a vida e obra do Mestre Elison Laurentino – e uma mostra também em homenagem ao mesmo.

O evento aconteceu nos dias 08, 09 e 10 de julho e para os filhos de Altaneira que não se encontravam na cidade e os amantes da cultura dos festejos juninos, o Governo Municipal Altaneira nas Mãos do Povo através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude transmitiu ao vivo os 03 (três) dias de evento na página oficial do Facebook da Prefeitura de Altaneira.

O referido evento ainda marcou com alegria o retorno aos festejos de São João uma vez que o município de Altaneira realiza um dos mais tradicionais festivais da nossa região.

A abertura se deu com as escolas municipais, a CREI Ciranda do Saber, a Escola Fausta Venâncio, a Escola Joaquim Soares, Escola Joaquim Rufino, Escola Joaquim de Morais e Escola 18 de Dezembro que abrilhantaram a noite com dança e gracejos típicos juninos.

Sem dúvida, essa é a mais expressiva manifestação da cultura do Nordeste, crianças e adolescentes deram um show como já é tradicional no município. Vale salientar que são nas quadrilhas juninas de bairro e das escolas onde estão a base para os brincantes das quadrilhas juninas profissionais, como ressaltam muitos marcadores.

Famílias reunidas para verem seus filhos dançarem em um espaço que outrora foi ocupado pela mãe/pai, profissionais da educação, deram o tom na abertura do evento ao verem os estudantes dançando, cantando e mantendo a tradição!

O XX Festival Junino de Altaneira ainda contou com apresentações culturais e artísticas dos artistas da terra para fazerem a acolhida do público no ginásio ao som de muita música. As apresentações dos artistas foram realizadas através da Lei Aldir Blanc, os cachês dos mesmos foram a contrapartida social para a apresentação cultural para os altaneirenses. Apresentaram-se os artistas Gil Teclas e Cícero Bodim, Bibi Teclas e Lucas Sampaio animando o festival.

Logo na entrada do ginásio onde aconteceu o evento, os presentes puderam conferir uma mostra em homenagem ao Mestre Elison Laurentino que contou com a curadoria do jornalista nova-olindense, Luan Moura. 

Através desta foi possível acompanhar a história do mestre em fotografias, textos, trajes juninos, troféus, parte de cenários de quadrilhas juninas onde este se apresentou... uma viagem repleta de cores e brilho de quem abrilhantou o universo junino com seu talento, apresentado ao público sob o olhar criativo do jornalista Luan Moura.

Deixo aqui os parabéns aos organizadores do evento, ao Secretário de Cultura Antonio Kaci, ao Prefeito Dariomar Rodrigues e ao Jornalista Luan Moura. 

Tive a oportunidade de por meio de convite assistir parte do festival no dia 09 de julho e foi muito gratificante acompanhar as apresentações, a mostra e encontrar alguns amigos. 

Estive na companhia do amigo, Professor Guilherme Petrola, a quem também agradeço. Aproveito também para parabenizar todas as quadrilhas juninas que se apresentaram no festival, levando sua criatividade, harmonia, alegria e as cores e músicas que dão vida a nossa Cultura!

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!