26/07/2022

A Educação Contextualizada para o Semiárido agora é lei no Ceará

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 26 de julho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @renatoroseno

Via Renato Roseno - Servidor público e militante de direitos humanos. Deputado estadual (PSOL)

A lei 18.164/22, de nossa autoria (deputado Renato Roseno), visa a promoção de práticas educacionais e pedagógicas emancipatórias que tenham como base a realidade social de professores(as) e estudantes. O objetivo é contextualizar o processo de ensino-aprendizagem na realidade local, considerando as dimensões social, cultural, econômica e ambiental do semiárido e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado.

A lei é resultado de uma construção coletiva entre nosso mandato (deputado Renato Roseno) e vários interlocutores, como o Projeto Contexto, Plataforma Educação Marco Zero, WeWorld Brasil, Instituto Maria da Penha (IMP), Cáritas Diocesana de Crateús, Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e Escola Família Agrícola Dom Fragoso, entre outros.

Educação Contextualizada é um termo cunhado pelos movimentos sociais da educação para tratar de modelos educativos que tem por objetivo, além do ensino das disciplinas curriculares, a promoção da cidadania diante do contexto social, cultural e geográfico em que está inserido.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!