07/06/2022

Posse dos acadêmicos Aldemir Ribeiro, Andréia Teles e Reginaldo Venâncio | ARARIPE-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 07 de junho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @academia_de_letras_

Nesta quinta-feira (09), a Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE dá posse aos acadêmicos Aldemir Ribeiro e Reginaldo Venâncio do município de Altaneira-CE, e de Andréia Teles do município de Nova Olinda-CE.

A cerimônia realizar-se-á no Cine Teatro Gov. Miguel Arraes de Alencar (atualmente ocupado pela Câmara Municipal de Araripe-CE) às 14h com a participação dos demais acadêmicos e convidados.

Na ocasião, para receber a referida posse, os acadêmicos apresentam a mesa de honra um trabalho biográfico sobre seus patronos:

Aldemir Ribeiro, Cadeira 34, tem como Patrono Maurício Caldas;

Andréia Teles, Cadeira 19, tem como Patrona Josefa Matos;

E Reginaldo Venâncio, Cadeira 11, tem como Patrona Francisca Pio.

Sobre os acadêmicos

Aldemir Ribeiro de Altaneira-CE

Aldemir Ribeiro de Sousa é natural de Assaré, 44 anos, e tem como Patrono Maurício Alves Caldas. Tem graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Especialização em Psicologia aplicada à Educação também pela URCA. É formado em Desenho, Publicidade e Pintura pelo IUB; em Informática e Arte Digital pelo Senac/Sergipe; em Patrimônio Histórico pelo IMOPEC; cinegrafista com formação pela Microtec; editor de vídeo pela Prime cursos; Desenhista por vocação.

Este já publicou os seguintes trabalhos:

O ataque dos escorpiões (conto) 1992; Cavalguei um lobisomem com uma assombração na garupa (cordel); A Serpente e a Santa (cordel); Motoqueiro desembestado (cordel); A volta do velho vaqueiro (cordel); O dia que o trator chegou na Serra (cordel); O triste fim de um amor proibido (cordel); e o álbum de figurinhas do campeonato altaneirense (revista).

Reconhecido como artista do ano 2000 em Altaneira; como figura ilustre de Altaneira por Raimundo Sandro Cidrão (2005); e como Professor do Século no Centenário da Serra do Valério (2018).

Funcionário público do município de Altaneira na função de Digitador é casado com Yris Andrade (Enfermeira) e é o pai de Josimar Andrade e Jesiel Willamy.

Andréia Teles de Nova Olinda-CE

Francisca Andréia Teles Barbosa, nasceu no dia 23/08/1977, natural de Crato/CE, se criou e reside em Nova Olinda/CE. Filha de André Felix Barbosa e Helena Teles Cidade Barbosa. Casou-se com Hildeberto Nergino Oliveira, passando a se chamar Francisca Andréia Teles Barbosa Nergino. Dessa união matrimonial nasceram três filhos, sendo o primogênito Hildeberto Nergino Oliveira Filho, o segundogênito Hilderlandson Nergino Oliveira Teles e o terceirogênito Hildegardo Nergino Oliveira Teles; a quatro anos atrás o destino trouxe de presente Josué de Sousa da Silva que passou a ocupar o lugar de filho caçula na família.

Esta tem graduação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA; e Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN.

É Cerimonialista de Eventos constando no currículo o exercício da profissão de Professora no Centro de Educação Básica – CEB Nova Olinda/CE; de Língua Inglesa selecionada pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos – PROJOVEM URBANO; Professora na EEM Padre Luís Filgueiras – Nova Olinda/CE; Professora na EEM Santa Tereza D’Ávila em Altaneira/CE; Professora Universitária pelo INSTITUTO EDUCACIONAL RUY MAR – IERM nos municípios de Santana do Cariri/CE e Farias Brito/CE; e atualmente está Professora da Disciplina de Língua Inglesa na EEEP Wellington Belém de Figueiredo na cidade de Nova Olinda/CE.

Ainda foi Chefe de Gabinete na Prefeitura Municipal de Nova Olinda/CE; Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Nova Olinda/CE; Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Nova Olinda/CE; Formadora Municipal de Língua Portuguesa para Professores da modalidade do EF I na Secretaria Municipal de Nova Olinda/CE pelo Programa Alfabetização na Idade Certa SEDUC/CE.

Na data 09/06/2022 assumirá a Cadeira 19 na Academia de Letras/Seccional Regional Araripe-CE, tendo como Patrona imortal a Professora Josefa Matos Cordeiro de Carvalho.

Na Educação, até os dias atuais, a Professora Andréia Teles conta com mais de 20 anos na carreira, se considera uma eterna aprendiz caminhando e seu lema é por onde passar deixar o seu melhor.

Reginaldo Venâncio de Altaneira-CE

Reginaldo de Sousa Venâncio é filho de José Venâncio Filho e Maria Hilda de Sousa Venâncio. Natural de Altaneira-Ceará. Possui graduação em Pedagogia e em Matemática pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Está cursando Licenciatura Plena em Letras pela FAVENI e Serviço Social pela UNIASSELVI. É Especialista em Gestão Escolar pela URCA e em Metodologia do Ensino da Matemática pela FAVENI. Atualmente é Professor da Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte-CE.

Como escritor é autor do Livro Uma Gota de Versos Num Oceano de Poesias; Co-autor do Livro - Altaneira No Tempo e No espaço: Uma Análise Histórico-geográfica; Participou das seguintes Antologias Poéticas: ?Esse jeito doce com que tu me acaricias? da Editora Jogo de Palavras; ANTOLOGIA POÉTICA IRMÃOS DAS LETRA da editora ESH Edições; Antologia ?Cura Poética? da Verlidelas Editora; Antologia "Parada Obrigatória" da Editora Celeiro e Antologiado do XV Concurso Literário Poesia Sem Fronteiras.

Em 2020 foi eleito para Academia de Letras do Brasil/Seccional Regional Araripe-CE, ocupante da Cadeira 11 tendo como Patrona Francisca Pio de Oliveira.

Estes são os nobres acadêmicos com quem tenho a honra de partilhar de vivências e do compromisso no âmbito da Cultura e da Educação de nossos municípios de origem e da nossa região.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!