08/06/2022

Município realiza Semana do Meio Ambiente no período de 06 a 10 de junho | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 08 de junho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @semma.no

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda através da Secretaria de Meio Ambiente está realizando no período de 06 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Com o tema deste ano - “NASCENTES PRESERVADAS, ÁGUA GARANTIDA” - busca trazer reflexões e conhecimentos sobre a importância da preservação das nossas nascentes para o fluxo e vitalidade das mesmas para dentro da comunidade escolar e toda população.

O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal, SEMACE, Governo do Estado do Ceará com apoio e participação dos AJAs - Agentes Jovem Ambiental.

Nesta quarta-feira (08), tive a oportunidade de juntamente com alguns estudantes da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda assistir dentre as diversas atividades desta semana, a Palestra – Nascentes preservadas, Água garantida.

A referida palestra foi ministra pela Engenheira Florestal, Flávia Geane Torres de Mendonça, e o convite para assistir a este momento nos foi encaminhado pela Secretária de Meio Ambiente, Yanna Nayra.

A abordagem da palestra se deu a partir da definição de “Nascentes”, a distinção entre os tipos de nascentes, a caracterização quanto a continuidade de seu fluxo, a LEI Nº 12.651/2012 que determina a área de Preservação Permanente no entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes.

A Engenheira Florestal, Flávia, ainda destacou o que é CICLO HIDROLÓGICO, ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE – APP (Feição Hidrogeológica) e o  Mapa das feições hidrogeológicas com levantamento feito pelo ICMBio para o município de Nova Olinda.

Neste evento ainda esteve presente a Vice-prefeita, Marieta, a Secretária de Saúde, Kaline Cavalcante, o Secretário de Governo, Leonardo Brito, dentre outras autoridades.

O público atendido nas atividades de hoje foi composto por estudantes da Escolas Avelino Feitosa e Padre Luís Filgueiras mais os AJAs - Agentes Jovem Ambiental.

A Secretária de Meio Ambiente, Yanna Nayra, acolheu os presentes com uma poesia sobre a importância do nosso cuidado com o planeta e após a palestra organizou junto a sua equipe uma dinâmica com entrega de kits e conclusão com um lanche.  

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!