02/06/2022

Mostra Internacional discutirá Patrimônio, Cultura e Turismo na Chapada do Araripe | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de junho de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__  @fundacaocasagrande

Via Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri

O evento faz parte das ações voltadas para a candidatura da Chapada do Araripe à Patrimônio Mundial da Humanidade Unesco e tem abertura marcada para esta sexta-feira (03), às 9h, na Fundação Casa Grande /Memorial do Homem Kariri.

A Fundação Casa Grande/Memorial do Homem Kariri realiza nos dias 03, 04 e 05 junho a Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe.

Durante os três dias, estarão reunidos na Fundação, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN, membros da sociedade civil local, convidados com expertises afins, como conferencistas da Argentina, Peru e Portugal para promoverem o intercâmbio de ideias durante ciclos de palestras, redes, celebrações e oficinas.

Todo o material produzido no evento servirá para traçar diretrizes para a candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade, cuja campanha teve início em 2019. Dentro da programação estão previstas a caracterização do bem e os requisitos para sua proteção, conservação e gestão.

De acordo com o fundador da Fundação Casa Grande e primeiro entusiasta da campanha, Alemberg Quindins, a Mostra Chapada Cultural do Araripe é a continuidade das ações oriundas do primeiro seminário promovido pelo SESC e a Fundação Casa Grande, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado em 2019. “Após o Seminário, planejamos a vinda do IPHAN para ministrar uma oficina que faz parte do processo da lista nacional, e agora essa oficina acontecerá, tendo sequência a posse do conselho científico da candidatura”, destacou.

Além de reunir importantes nomes dos cenários nacional e internacional para debaterem sobre os temas Patrimônio e Turismo, o conhecimento gerado a partir da Mostra, será mais uma ferramenta para contribuir com o processo para o desenvolvimento social sustentável da região da Chapada do Araripe, pois fortalece o envolvimento das instituições nesse projeto, como a Federação do Comércio (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (SESC), Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo do Estado do Ceará e a Universidade Regional do Cariri (URCA), Geopark Araripe e a sociedade civil. “O turismo social responsável que a Fundação Casa Grande vem trabalhando no entorno da Chapada do Araripe vem sendo essa ferramenta de inclusão e partilhamento de uma consciência milenar do Povo Kariri e sua tecnologia científica de convivência no território. São empreendimentos temáticos e instrutivos”, disse Alemberg Quindins.

A programação compreende 5 ciclos de palestras (nacionais e internacionais), 5 ciclos de redes (regionais), 3 oficinas e 7 grandes celebrações musicais e artísticas, totalizando, aproximadamente, 40 convidados.

O Povo Kariri

A Mostra promoverá a rememoração do Povo Kariri, celebrando de forma inovadora a disseminação de conteúdo, conexões culturais e midiáticas entre pessoas, instituições e coletivo de artistas, formando uma grande rede com o objetivo de integrar, interagir e promover a formação de crianças e jovens a partir do encontro no espaço de vivência em gestão institucional: A Fundação Casa Grande e a Gestão do Patrimônio Cultural da Chapada do Araripe.

Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade Unesco

A Campanha Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade Unesco começou em 2019, com a realização do I Seminário Internacional Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade. O evento reuniu palestrantes internacionais e nacionais, representantes de diversas instituições, agentes culturais da região e mestras e mestres da cultura popular.

A Mostra Internacional de Patrimônio e Turismo Chapada Cultural do Araripe conta com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), através do programa Rotas Cariris, e a parceria de instituições como Sistema Fecomércio, Universidade Regional do Cariri (URCA), Geopark Araripe, Cajuína São Geraldo, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O seminário será transmitido ao vivo pela página do YouTube da TV Casa Grande.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!