02/04/2022

Quem é Izolda Cela, primeira mulher a assumir o governo do Ceará

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 02 de abril de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__

Por Cadu Freitas, g1 CE

Pedetista é professora e psicóloga e fica à frente do governo do Estado após renúncia de Camilo Santana (PT). Ela é pré-candidata ao governo nas eleições deste ano.

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PDT) tem 61 anos e vai ser a primeira mulher a assumir o comando do Governo do Estado do Ceará efetivamente. Ela tomou posse na tarde deste sábado (02), com a saída de Camilo Santana (PT), para concorrer nas eleições de outubro deste ano. O prazo de desincompatibilização para governadores é até seis meses antes do pleito.

Izolda é professora e psicóloga, formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela foi eleita como vice-governadora na chapa com Camilo em 2014 e reeleita em 2018. Desde então, ela atua em funções executivas no acompanhamento e no apoio a políticas sociais implementadas pelo governo.

A pedetista coordena programas voltados à prevenção da violência, como o Pacto por um Ceará Pacífico e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), além do Projeto Virando o Jogo, com foco em jovens de 15 a 19 anos que não estudam ou trabalham.

A nova governadora é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É casada com o ex-prefeito de Sobral Veveu Arruda (PT), com quem tem quatro filhos.

A carreira política de Izolda Cela começou em Sobral, no interior do Ceará. Em 2001, ela foi convidada pelo então prefeito e atual senador pelo estado, Cid Gomes (PDT), para ocupar o cargo de secretária-adjunta de educação. Após a término do mandato de Cid, o aliado Leônidas Cristino (PDT) foi eleito e convidou a professora para assumir a chefia da Educação do município, cuja função foi exercida até 2006.

Cid Gomes, então, venceu as eleições para governador do estado nesse ano e convidou Izolda para comandar a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). Ela ocupou o cargo entre 2007 e abril de 2014, quando saiu para concorrer à chefia do executivo estadual na chapa com Camilo Santana.

(...)

Pré-candidata ao governo

Izolda é uma das quatro pré-candidatas do PDT para concorrer ao governo do estado nas eleições deste ano. Ao lado dela estão o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; e o deputado federal Mauro Filho.

A legenda ainda não definiu quem será lançado ao Palácio da Abolição, mas a decisão passa por uma costura com os partidos da base aliada, especialmente o PT de Camilo Santana.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!