14/02/2022

Visita a Associação dos Catadores de Recicláveis de Nova Olinda-CE (ACRNO) | MEIO AMBIENTE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 14 de fevereiro de 2022

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @peluis_plf

Hoje (14), eu tive a oportunidade de realizar uma aula de campo visitando a Associação dos Catadores de Recicláveis de Nova Olinda (ACRNO). Este momento se deu como estudo da Eletiva – Gerenciamento de Resíduos Sólidos – com alunos do 2º ano da EEMTI Padre Luís Filgueiras de Nova Olinda-CE.

A associação fica localizada no Bairro Cruzeiro, mesmo bairro da escola, e sua fundação data do dia 06 de maio de 2004, quando era denominada Associação dos Agentes Recicladores de Nova Olinda-CE (AARNO).

Quem nos recebeu foi o Juliano Alves de Araújo, coordenador das atividades da referida associação. Esta conta com a parceria da gestão pública municipal através da Secretaria de Meio Ambiente e tem como Presidente, o Senhor Luiz Fernandes Barbosa dos Santos.

Dentre os materiais coletados pela associação para venda e reciclagem estão o ferro/sucatas, latas, materiais de cobre, de bronze, de antimônio, baterias, materiais de alumínio, plásticos (Policloreto de vinila - PVC como forro de casa, portas sanfonadas), plásticos de materiais como tereftalato de polietileno - PET, polipropileno - PP, polietileno de alta densidade - PEAD (embalagens de cosméticos, plástico filme), papeis e papelão. E ainda são coletadas e vendidas algumas embalagens de vidro, como garrafas de bebidas, que são reutilizadas.

A ACRNO conta com cerca de 30 catadores associados. Na ocasião conhecemos a Senhora Maria Socorro dos Santos Fernandes, 53 anos, há 03 anos como catadora de recicláveis, residente no Bairro Portelinha.

Sobre celebrar algumas conquistas, Juliano nos contou que apesar de ser um trabalho árduo, já têm muitas ações, como o espaço do galpão onde funciona a associação, um caminhão para transportar os materiais, balança e máquinas de prensa. Ele ainda nos contou que a produção do mês de dezembro de 2021 chegou a ser mais de 28 toneladas.

“No tocante a diferença entre a reciclagem e reutilização, a resposta é clara:

Reciclagem consiste na separação e recuperação de materiais usados e descartados, que podem ser transformados novamente em matéria prima e incorporados novamente no processo produtivo. Já a Reutilização é o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!