17/12/2021

Escritora Fátima Teles faz o lançamento do livro “A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri” no Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas | NOVA OLINDA-CE

Lucélia Muniz

Ubuntu Notícias, 17 de dezembro de 2021

@luceliamuniz_09 @ubuntunoticias @agenciaclick__ @escritorafatimateles @andreia_teles_nergino @guipetrola

E na quarta-feira (15), a Escritora Fátima Teles, natural de Brejo Santo-CE veio até Nova Olinda para fazer o lançamento do livro – A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri. O lançamento se deu no Teatro Violeta Arraes Engenho de Artes Cênicas da Fundação Casa Grande com a mediação da Heloísa Bitú – Mestra em Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, membro gestora do Instituto de Arqueologia do Cariri Drª Rosiane Limaverde e membro do Conselho Científico da Fundação Casa Grande de Nova Olinda-CE.

Fátima Teles é Escritora e Poeta - Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central-FACHUSC; em História e Geografia pela Universidade Vale do Acaraú-UVA; e Bacharelada em Serviço Social pela Uni Leão. É Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Vale do Salgado -FVS. Trabalha como professora concursada da rede pública municipal de Educação de Brejo Santo. É membro da Academia de Letras do Brasil, secção Ceará, com sede em Fortaleza; Membro do Instituto Cultural do Cariri-ICC, com sede em Crato; Membro do Instituto Internacional da União Cultural, com sede em Taubaté-SP; Membro do Instituto Cultural do Vale Caririense-ICVC, com sede em Juazeiro do Norte.

Neste lançamento ela nos presenteia com uma obra da Literatura Infantil intitulada “A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri”. Há mais de um ano eu mantenho uma amizade virtual com a escritora e este momento também foi marcado pelo nosso primeiro de muitos encontros presenciais. “Adorei ter conhecido você pessoalmente! Sucesso na caminhada”, postou Fátima Teles na rede social Instagram.

Estive no lançamento acompanhada dos Professores Andréia Teles e Guilherme Petrola colegas de trabalho e amigos da EEEP Wellington Belém de Figueiredo de Nova Olinda e do amigo Marcelo Barros. A Escritora Fátima Teles na ocasião doou 04 obras para a Biblioteca da nossa escola. Doação de dois cordéis – Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira/Centenário do Professor José Teles de Carvalho: 1918-2018 O Pai da educação de Brejo Santo; e de dois livros – A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri/O Menino Zé.

“Que maravilha! Viva o livro e a leitura!”, postou Fátima Teles na rede social Instagram.

Sobre o livro “A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri”, a Escritora Fátima Teles nos presenteia com um passeio histórico pela formação dos continentes, formação e povoamento da região do Cariri ladeada pela Chapada do Araripe – o nosso manto verde! As ilustrações são do Illustrator, Painter and Fashion Designer – João Alves @joaoalver – de Brejo Santo-CE.

O desenrolar da obra gira em torno da tradição da contação de histórias. A personagem da avó foi motivada pelas vivências da escritora com a sua bisavó. É através deste personagem que a história da lenda é contada a dois netos nos fazendo reviver hábitos da nossa culinária, cultura e fortalecimento da identidade histórica de origem indígena.

Fátima Teles destacou que a obra a conecta com a história de nossos antepassados e ressaltou a importância da leitura no fortalecimento desta identidade histórica. A mesma ainda frisou as contribuições da Mestra em Arqueologia Heloísa Bitú como fundamentais na construção histórica da obra. A referida obra é dedicada a memória da Drª em Arqueologia, Rosiane Limaverde.

Para quem não esteve no Teatro para acompanhar o lançamento do livro, clique AQUI e confira a transmissão realizada por meio do Facebook da Fundação Casa Grande.

E para quem desejar adquirir o livro “A lenda da Pedra da Batateira: uma história do Cariri” da Escritora Fátima Teles vou deixar aqui dois pontos de vendas – a Conceito Livraria Café em Nova Olinda e a Loja do Ciências da Terra no Museu de Paleontologia em Santana do Cariri.

0 comments:

Postar um comentário

Deixe seu comentário mais seu nome completo e localidade! Sua interação é muito importante!